Crepúsculo (filme)

Sim, acabei de ver Crepúsculo e agora vou comentar uma coisa ou outra sobre o filme. Dividirei o post entre pontos negativos e positivos senão eu embaralho tudo e não deixo claro o que achei. Vamos começar com as más notícias então, certo? E antes que eu me esqueça: ALOU, ESTOU FALANDO DE UM FILME QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO VIU. SPOILERS DE MONTÃO E TALZ.

PONTOS NEGATIVOS:

1. A Edição: até o momento é o mais negativo dos pontos negativos. A Hardwicke (diretora) deve ter perguntado para os caras da Summit “Ei, certeza que não posso fazer um filme de 2:30h, 3h meio tipo O Senhor dos Anéis?” e então com a recusa começou a picotar a história, enxugando tanto, mas TANTO que parece que Bella e Edward se apaixonaram porque não tinham nada para fazer. Aliás, verdade seja dita, parece que ela conquistou a amizade dele, não o amor. Para quem leu o livro, dá aquela sensação básica de “ei, faltou algo!”. Para quem não leu, deve dar até crise de riso.

2. Efeitos especiais: eles não são lá muito especiais, digamos assim. As cenas dos saltos com vuuuursh são um tanto embaraçosas, pelo menos em algumas situações. Mas vá lá, não serei tão pentelha assim: eles quase nem fazem tantos saltos vuuuursh. O que ferra é que momentos que provavelmente estão entre os favoritos dos fãs (a cena do Meadow, por exemplo) acabam ficando meio es-qui-si-tos porque é aí que os efeitos são mais exigidos.

3. Fidelidade: Ok, esse terceiro item vai de presente para os fãs mais xiitas. Sim, a adaptação é até bastante fiel. Mas não segue ipsis litteris o conteúdo do livro. Por exemplo, no romance Bella é uma cozinheira de mão cheia. No filme, ela e o pai só comem em um restaurante da cidade. Jacob cresce gradualmente durante a história, ali ele já aparece como um rapagão. Não tem a cena da Bella passando mal na aula de Biologia. Bella e a mãe mantem contato através de celular, e não internet. Etc. Sério, nada de realmente relevante, no final das contas. Mas é o tipo de coisa que nunca agrada aos fãs, então resolvi comentar para ninguém dizer que não avisei.

4. Alice: A Ashley Greene, que interpreta a Alice, é a coisa mais cuti-cuti desse mundo. Interpretou muito bem o papel e é uma das minhas personagens favoritas na versão cinematográfica (ok, no livro também). O problema? Inventaram um negócio meio Chico Xavier para o dom dela de prever o futuro. E sério, ficou muito estranho. Pensando que a participação dela aumenta nos outros livros (bem como os momentos em que ela prevê o futuro) me fazem pensar: oh, crap.

PONTOS POSITIVOS (OH, YEAH!):

1. Desenvolvimento das personagens secundárias: verdade seja dita, Crepúsculo é tão fortemente baseado no romance de Bella e Edward que as demais personagens são meio deixadas de lado, erro que a Meyer só repara nos outros livros. Aqui, talvez até pelo fator visual ter entrado na jogada, muito mais deles é revelado. Charlie, por exemplo, é muito legal. A reação de Rosalie ao namoro de Bella e Edward fica muito mais evidente. E, acredito que o principal é que os amigos da Bella são mais bacanas (uia, eles até surfam!) e acabam aliviando um pouco aquele jeito meio arrogante da menina (pelo menos a sensação que se tem no início do livro). Detalhe: pouco background. Sei que isso fica para ponto negativo, mas enfim, espero que em New Moon eles melhorem esse ponto.

2. Trilha sonora: Eu já tenho a trilha aqui comigo há alguns dias, mas confesso que não tinha curtido muito (fora Muse e Robert Pattinson, óbvio). Mas no filme funciona MUITO bem. A cena de baseball com Supermassive Black Hole tocando no fundo, ou Never Think no restaurante em Port Angeles, por exemplo, ficaram muito legais. Eu até fiquei com vontade de ouvir de novo, mas o Fábio já está dormindo e eu provavelmente levaria um xingão se ligasse o som, hehe.

3. Mimos para os fãs: se por um lado os xiitas podem ficar chateados com cenas que ficaram de fora, eles fazem um agradinho aqui e acolá para quem leu o livro. Primeiro agrado, e já conhecido por quem assistiu trailers e afins, é a cena de Edward entregando a maçã para Bella (referência à capa do livro). Outra curiosidade é um momento em que a Stephenie Meyer aparece no restaurante em que Charlie e Bella vão comer. É rapidinho, num esquema meio Stan Lee, mas a garçonete até diz “Aqui está seu prato vegetariano, Steph”. E sim, frases básicas como “Então o leão se apaixonou pelo cordeiro” estão lá, e é certeza de muitos nhóóóums na platéia.

4. Robert Pattinson: se a edição faz caca sobre a visão do relacionamento de Edward e Bella, os bons momentos na tela ficam por conta do ator. Enquanto Kristen Stewart fica só fazendo aquela cara de TÔ ME BORRANDO DE MEDO MAS TU É GOSTOSO BAGARAI, Pattinson empresta vários sentimentos à personagem que interpreta. O único momento “wtf?” é quando ele faz cara de nojinho (sim) e tampa o nariz com uma das mãos (aham) quando a Bella chega no laboratório de Biologia. Forçado ao extremo.

5. Piadinhas: O clima geral é menos pesado do que no romance, isso fica bem claro. Seja em momentos como quando o Laurent diz para o James “não brincar com a comida” ou mesmo Charlie avisando que deixou o spray de pimenta na bolsa da Bella antes de ela sair para o baile, o fato é que dá para rir bastante com o filme e deixar um pouco de lado o clichezão básico do “sou imortal, bonito e foda mas sou tristinho” que sempre vemos nos filmes de vampiro.

CONCLUSÃO:

“Vale a pena ver Crepúsculo, Anica?” Sim, vale. Eu não tenho certeza se a inclusão das cenas de ação serão o suficiente para agradar os que não leram o livro mas os leitores provavelmente sairão felizes do cinema. Não 100% satisfeitos mas sejamos honestos, nem Peter Jackson fez todo mundo sair sem reclamar dos cinemas  com O Senhor dos Anéis, que é campeão de bilheteria, premiações e ainda está no top 250 do IMDb, né (ou vai dizer que nunca nenhum fã mais exagerado reclamou com você sobre a importância do papel dado para Arwen e a falta de Tom Bombadil?).

No final das contas é aquilo: não é nenhuma obra prima mas serve para divertir, tal como o livro. E sim, assistirei novamente assim que puder. E vou tocar a trilha sonora amanhã cedo, quando não for acordar mais ninguém aqui em casa além dos gatos.

59 comentários em “Crepúsculo (filme)”

  1. Tu não tem idéia de quanto americano (homem) já tá de saco cheio das fãs do Twilight. O mais engraçado foi saber que o Pattinson odiou o personagem quando leu o livro, inclusive dizendo que o cara sendo virgem por 108 anos deve ter sérios problemas. 🙄

  2. Saco cheio literalmente, né Anica? :g:

    Mas, putz, tu se prestou a assistir aquela versão cam terrível que vazou? You’re sick.

    Sobre o ponto positivo 3: eu jurava que aquela cena da maçã era um plágio do filme do Spider Man…

  3. assim, eu ñ gostei do livro do senhor dos anéis do mesmo jeito q gosto da série twilight, então o filme do senhor dos anéis p/ mim é melhor do q o livro, aliás, p/ mim, esse foi o único livro q virou filme e deu certo, mas enfim… agora, eu to um pouco chateada com as cenas adicionas no filme, achei desnecessárias, os ataques dos vampiros e tal, pq o grande lance dos livros é o amor incondicional dos 2 q ñ ficou evidente no filme, bela ñ parece amar o edward loucamente e ele aparece irritado demais, sem falar na cena da alice desenhando o estúdio de balet… enfim, mas mesmo com essas falhas eu continuo querendo ir ver o filme no cinema e tal, irei, só temo q lua nova tb tenha essas mesmas falhas, pq não daria p/ ver um filmesobre um livro onde eu sempre choro qdo leio o capitulo do termino,que ñ apareça essa cena tão detalhada…hehehe…bjus

  4. Gargalhei com o “to me borrando de medo mas tu é gostoso bagarai” 😆

    Enfim, gostei de ler as tuas considerações pq temos alguma opiniões semelhantes em relação ao filme a ao Edward ( :grinlove: ). Fiquei feliz por saber que não arranharam (muito) o filme, eu que sou do clube dos xiitas fiquei feliz! xD

    Aliás, o Edward tá brilhando ou não? :gira:

    PS: Adorei a foto dos dois! Esse ângulo do Edward tá tão nhóumnhóum! :grinlove:

  5. meu deus… esse comentário tá ‘chovendo no molhado’ demais >< ah, também estou com uns problemas pessoais… mas já resolvo isso. :g: Talvez na semana que vem eu volte com o acesso normal! Ah, escrevi dois artigos e vou dar um jeito de mandar eles pro blogão! :iei:

    beijão!

  6. Wow, medinho de ver esse filme! Estava lendo uns comentários em sites gringos e parece que a galera não curtiu muito por lá. Também pudera, fãs xiitas como você disse, pouco exigentes.. ainda assim vou ao cinema assistir, vai demorar horrores pra liberarem no cinema daqui mas tudo bem, tentarei me controlar para não baixar!

  7. Eu ja to coma trilha sonora há um tempão, gostei mas tb não de tudo. Achei uma música ou outra meio estranha, mas no geral tá bem bacana… Agora o filme, eu sou dessas fãs xiitas e nem vi já to reclamando de certas coisas, mas to torcendo pro final ser tão bom que as coisas ruins não se sobressaltem pra mim. Engraçado que seu primeiro ponto negativo é o q to mais vendo nego reclamar. O lance do amor entre os dois, tem uma amiga que ainda falou “parece q eles se apaixonam do nada, é muito nada a ver isso o desenvolvimento do relacionamento entre os dois”.
    Assim q eu ver o filme na telona (to me segurando pra não ver no pc) eu comento com mais conhecimento 😛

  8. O momento do 1° beijo foi o melhor de todos! Me chateei com a parte da clareira.. Tirando o somzinho tilintante da pele brilhante de Edward (¬¬), achei q ele estava mt agressivo nessa parte, e n eh bem assim no livro. Agora, venhamos e convenhamos, o filme foi super sexy ;P No geral, gostei muito.. Chorei no livro e chorei no filme tb.. huaauhau! Beijo a todos!

  9. Fui na estréia assistir, fui com umas amigas da minha irmã que não tinha lido o livro, tinha partes que elas simplesmente ficaram perdidas!
    como a parte do leão e do cordeiro (ele começa a falar isso sem nenhum contexto)!
    A parte que das árvores eles se rasportam mágicamente pra um sala escura com ele tocando piano e ela do lado (pra quem leu o livro, entendia-se que aquela era a música que ele fez pra esme e não a música pra bella e quem não leu.. tadinhos não entederam o que aquilo tinha a ver com a história!)
    E tenho que falar da droga de brilho dele! aquilo parecia mais glitter do que um grande brilho cegante de diamante (que não dá nem pra se olhar de tão forte)
    entre muitos outros erros, já que a Alice tinha mais participações e cortaram uma das últimas cenas onde ela arrumava a Bella pro baile.
    a cena que tinha que ser bonitinha e comovente, do Edward retirando o veneno do sangue da mão (nao do braço!!) da Bella, acabou sendo hilária!
    A cara de drogada da Bella e a cara rídicula dele chupando o braço dela, muito rídiculo!
    E dá próxima vez, eles poderiam procurar atores que se parecessem mais com os personagens! (detalhe a Victoria é ruiva no livro e loira no filme!)

    mais sobre o filme e os livros:
    http://www.corredoresdavida.blogspot.com
    http://www.botoelinhas.blogspot.com

    Conclusão: O livro é perfeito! Já o filme… não chega nem aos pés!

  10. Bom para um filme que foi tão esperado, as considerações acima foram muito bem colocadas, o livro com certeza é muito mais detalhado e nos envolve a cada página, já o filme deixou a desejar quanto a força do amor de Bella e Edward, faltou mais declarações de quanto eles se amavam e queriam ficar juntos, sei lá parece que perdemos o momento em que eles se apaixonam profudamente, algumas partes são totalmente desnecessárias e outras que seriam fundamentais para um filme que terá continuação ficaram de fora, como a apresentação do restante da casa de Edward (onde ele conta um pouco da história da família dele, inclusive do Dr. Cullen), o Jasper parecia que estava entalado com alguma coisa na garganta o filme inteiro kkk, agora sobre os outros personagens estavam super parecidos. No livro Bella se comunica com a mãe através de e-mails escritos enviados de um computador lento e antigo, no filme ela já aparece com um incrível notbook e usando celular darrrrrrrrrrrrrrrr, mas nada que não sobreviveremos kk, não esquecendo de dedicar um cuticutiiiiiiiiii para Alice Cullen que é tão fofa q nem no filme deixou a desejar nada, deveria ter sido mais destacada isso sim. Edward lindooooo em uma ótima escolha do ator, Bella muito delicada, porém nem 1/3 atrapalhada como no livro, resumindo…o filme ficou muito morno para o tanto de nhóoooow que ele merecia, faltou deixar o público com mais falta de fôlego, um Edward talvez mais charmoso(bem vestido), irresistível, creio que para quem não leu o livro fica pensando que cochilou e perdeu algo…mas vale a pena conferir e ver os personagens saindo do papel e se tornando “reais” e ficamos na torcida por um Lua Nova mais suspirante tanto de emoção como ação.

    Beijos

  11. Todas as considerações são certas.
    E com certeza, Pattison foi uma boa escolha para o papel, a moça, nem tanto.
    Também não esperei e vi a versão vazada de cam 😉
    E gostei, achei que seria um pouco pior, sério.

    Beijão

  12. aa e tem um detalhe: o computador da bella no livro é um bem velho… mas no filme, uau(sem comentários)!!!

    como vc disse num fique 100 % satisfeita.. mas dá pra tirar o gosto 😀

  13. Gente ese filme é incrivel não tem do que reclama, pois toda a vez que eu olho eu choro na parte onde ela fala:
    Não tenho medo de vc e sim de te perder, cara eu começo a chorar!!!!!!!!! 😛
    :grinlove: amei o filme d+

    :kiss: :hug:

  14. Ahh. No começo quando começou o filme comecei a achar TUDO muito estranho :surprised: , mas dps comecei a curtiiir MTO ! :mrpurple: Enfim, CLARO que como eu li o livro não to TOTALMENTE satisfeita (tipo PORQUE CORTARAM a parte em que ela desmaia por causa de sangue na aula?! OMG) Mas achei o filme BOM e a escolha de atores legais. Kristen fico muito booa de bella (SÉRIO, da pra minaginar OUTRA no lugar dela fazendo esse papel?) e o Robert (MEEUDEEUS :grinlove: ) perfeeeeito pra ser o Edward!
    Rosalie, Carlisle, Alice, Jasper, Esme, Emmet, Jessica, Mike etc.. Ficaram ótimoos os atores. Amei MUITO a escolha (principalmente do Emmet e da Esme ficou MARA.)

    Enfim, não da pra agradar a todos. Mas achei que o filme foi bem fiel ao livro e ficou SATISFATÓRIO. kospaksoapa

    qdo será que sai em dvd? :iei:

  15. Olá…já li os 3 livros e a versão baixada do Amanhecer…gostaria de saber onde eu baixo o filme?…ah, li tb a versão do crepúsculo na Visão do Edward…muito legal todos…apenas achei muita viagem o nome Renesmee…nossa! que nome horrível..mesmo sendo homenagem às avós!!!???? beijos…valeu!

  16. Ah gente a atriz que faz a Bella, Kristen Stewart, está muito bem no papel, vcs lembram dela no quarto do pânico? ainda bem pequena?…pois eu achei que os dois foram muito perfeitos, apesar do Peter Facinelli não ser tão lindo como o que imaginamos ao ler o livro né?…o que importa mesmo é o amor “LINDO” que eles tem um pelo outro…um conselho?…assistam o filme, mas inegavelmente os livros são muito mais interessantes…depois de ler todos, tenho sofrido de crise de “abstînência”…rsrsrs…beijinhos…

  17. olha eu amei esse filme foi o melhor filme da minha vida q eu
    já assistir e o proximo eu tambem vou assirtir q e o lua
    nova e outro vai ser eclipse :oh:
    espero q lance logo e comtinue fazendo susesso
    eu gostei da atriz q faz a brlla ela nao sai de junto dele e nem tem medo dele e iprecionante a atitude dela :excla:
    mas esse filme e 10 beijo!!!!!!!

  18. Eu realmente caí de amores pelo livro! :grinlove: Mas no filme deixou um pouco a desejar… Faltou tempero na Bella, ela é a personagem principal e não tem quase nenhuma fala. E ninguém falou para ela sorrir para as câmeras nem uma vez?
    Eu quase chorei quando vi que o filme acabou e eu não levei nenhum susto… 🙁 É um filme de vampiro, mas não teve praticamente nenhuma cena de sangue, nada que diga “ah meu Deus, vampiros!!!”.
    A trilha sonora sim, foi ótima! E a Alice é perfeeeiitaa.
    beijos

  19. olha só eu fiquei sabendo que o diretor do lua nova vai ser o mesmo do filme a bussola de ouro.

    ele vai estragar o lua nova que ne ele estrago a bussola de ouro? :think:

  20. o filme e fera eu amei ele e show mas se deus quiser vou conseguir ler e fazer o filme e mo livro…

    1)crepúsculo já foi lansado

    2)lua nova

    3)eclipse

    e

    4)amanhacer

    se deus quiser vai dar pra fazer
    :grinlove: :mrpurple: :iei: 😳

  21. Haaa!…. mais vamos combinar o filme é o maximo, poo eu Ameei. :joy: poow é maraaa não vejo a hora de lançar LUA NOVA to muito ansiosa, parabéens Robert Thomas Pattinson…… O filme ficou show Ameei :Kiss: Bastante sucessos pra vcs !! :hug:

  22. Aiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!
    Simplesmente amull esse Filme!!!
    tenhuu os tres livros e to loka pro ultimo se lançadooooo
    e fora o Lua Nova
    Vo fika doida de tao ansiosa!! :ueba:
    Edward ew muito perfeitooo :grinlove:

  23. tmb achei q faltou muita coisa no filme…
    O livro é muiiiiiiito mais emocionante!!!!!! :grinlove:
    Mas o Robert é lindo vamos combinar ele fez muito bem o papel do Edward e a Kristen tmb o papel de Bella!!!
    :nana: :mrpurple: :joy: :iei: :iei: :gira:

  24. oi Anica,
    tbm concordo com vc… cortaram muito do livro.
    realmente, para quem leu, esperava mais.
    mesmo assim, tanto o livro quanto o filme, sao ótimos.
    sthefenye, kristen e robert fizeram um grande trabalho.
    ja li todos os livros. oq mais gostei foi o amanhecer, o ultimo. e dos quatro o “menos bom” é o lua nova, nao q seja ruim mas em relação aos outros… mesmo assim estou anciosissimo pra ver o filme lua nova que sai, ainda, em novembro/2009. 🙂

  25. eu to ate agora pasma com seu filme eu amei e to louca pra ver o crepusculo e eu acha que os atores pricipais te que ter mais beijinhos na boca nos jovems adoramos beijos :grinlove: :mrpurple: 🙄 :kiss: :kiss: :iei: :iei: :hug:

  26. O Filme e muito Chic !!!Adoreiii …….Robert é lindo e saber fazer o papel de Edward ea Kristen tmb o da Bella amo Massa de maix;;;;; :iei: :iei:

  27. o Rob incorporou o Edward de um jeito além das espectativas, mas a Kristen que eu adoro não fez a Belkla tãooooooooooo bem assim tinha umas horas em que ela fazia cara de ‘tipo o que eu to fazendo aqui?”
    espero que no lua nova ela façã melhor o seu papel eu adorei o filme mas com creteza eu prefiro o livro,
    ah só pra lembra o Tom Bombadil do senhor dos anéis naum podia ter faltado né?
    bjus :iei: :ueba:

  28. Óla galera sou edwuart temos novidades para vcs,estamos lançando o filme ´Lua cheia` aguardem dia 10 de decembro estamos lançando o filme beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *