E no mundinho da Literatura…

cell_us_cover.jpgQueria muito entender qual é o lance, o truque, o mojo, etc. do Stephen King. Há alguns dias comecei a ler Cell (Celular, lançado no fim do ano passado aqui no Brasil). Aquela coisa, alguém lá no Meia Palavra falou de zumbi e meu zumbidar começou a apitar e fiquei curiosa sobre o livro. Aquela coisa: um dia qualquer, chega em determinado horário e todos os que estavam falando no celular ficam maluquinhos, matando e devorando o que encontram pela frente.

Aí que quando comecei nem achei grandes coisas. O pior, estou na metade do livro e até agora ele não é grandes coisas. MAS EU NÃO CONSIGO PARAR DE LER. Qual é a desse cara, heim? Pacto com o demo, linguagem subliminar ou o quê? E sabe o que é mais engraçado? Enquanto você lê, não dá para deixar de pensar: ok, alguém fará um filme disso. Dito e feito.

***

Nick Hornby acabou de lançar coisa nova lá fora. Ok, “acabou” não é bem o termo, foi lançado em outubro do ano passado, mas já que não temos tradução aqui ainda, deixemos como coisa nova. Chama-se “Slam“. A história? Adolescente apaixonado por skate que costuma ter conversas com o amigo imaginário (no caso, o skatista Tony Hawk) engravida namorada.

Sério, beira ao absurdo. É tão sem pé nem cabeça que fiquei com vontade de ler. Até porque quero ver como Hornby incluirá as famosas referências à cultura pop em um livro no qual, até onde eu entendi, o protagonista é um adolescente nos dias de hoje. Porque até a metade dos 90, Hornby consegue até arrancar lágrimas nostálgicas de você (como ao narrar o suicídio de Kirk O’Bane – no caso, Kurt Cobain – uma dos momentos mais legais que já li até hoje, talvez por eu ter vivido isso também).

***

Eu não sei se vocês estão sabendo, mas o Neil (Gaiman, saca? Aquele meu amigo para quem mando e-mails quando estou bêbada) está no last.fm. Fora a bizarrice de uou, perceber que seu ídolo é tipo assim, uma pessoa NORMAL, que escuta música e talz, fica aqui a dica para quem tem um listening bom: ele disponibilizou algumas leituras de obras dele lá no last.fm.

A última foi Harlequin Valentine, presente de dia dos namorados para nós. O Neil é batuta mesmo, não? Aliás, devo dizer que é uma experiência completamente diferente ouvi-lo lendo a história. Para quem não conhece, corra atrás da HQ também. O trabalho do John Bolton é lindo, como você pode ver aqui.

7 comentários em “E no mundinho da Literatura…”

  1. Eu lembro quando li “Olhos do Dragão” do King. Fraquinho, mas li inteiro, sei lá por que. E o Gaiman está ali como artista, Anica. Você achou o profile dele? Sempre fico curioso pra saber o que esse povo ouve.

  2. Eu passei o link para o Harlequin não para o perfil do Gaiman, então é óbvio que ele aparece como artista. ¬¬’ Mas se quiser achar o perfil dele, é só ir na minha lista de amigos. :mrpurple: Antes que pergunte, sim, é o original, o link ele passou lá no blog dele =]

  3. Anderson "Mené" Vieira – Brazil – Ainda não sei o que falar sobre mim. Na verdade eu sei mas eu não quero assustá-lo logo de cara. Quero fazer isso aos poucos.
    Menegoth disse:

    Sobre o SK é fácil. Ele não escreve livros..ele escreve roteiros para filme… O livro sem um filme, no caso dele, fica muito sem sal….

    Bem…hoje em casa corro para o seu perfil e vou dar uma olhadinha na no last

  4. Fiquei sabendo deste livro e fiquei morrendo de vontade de ler. Mas, como estou com a minha estante cheia de literatura obrigatória me esperando, vou ter que esperar um pouquinho…
    Ah, lembro de ter livro um livro dele, no qual a casa era viva e as pessoas tentavam fugir dela mas não conseguiam. Pena não lembrar agora do título (até pq só me lembraria do título em alemão)… Lembro que morria de medo do livro – afinal eu sempre lia à noite – mas que também não consegui deixar de ler antes de chegar na contra-capa. =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.