O Mistério do Minuano

Quando você era criança e tinha vontade de tomar um refrigerante bem geladinho de limão, o que você pedia? Sprite? Se você era criança nos anos 80, e morava no Brasil, a resposta não é bem essa. Na verdade, ela varia um pouco com a região do Brasil na qual você morava. Por que isso? Bem, lendo recentemente o Almanaque Anos 80, vi uma ligeira insistência em falar da tal Fanta Limão.

Fiquei indignada, como é que eles poderiam ter esquecido do delicioso Minuano Limão?! ESSE era o refrigerante de Limão! E na minha cabeça conseguia ver claramente iô-iôs da Coca Cola, verde e brancos com a marca do Minuano estampada. Alguma coisa estava errada ali.

Então, acabou que o Fábio mandou um e-mail para o SAC da Coca Cola, perguntando sobre essa questão Fanta Limão x Minuano. Afinal, qual era o refrigerante da Coca Cola Company? O e-mail foi enviado mas não tínhamos qualquer esperança de resposta (afinal, até hoje esperamos resposta de um SAC de uma marca de massas prontas hehe).

E não é que ligam para o Fábio? 😯 A resposta: Minuano não era refrigerante da Coca Cola, e Fanta Limão era o refrigerante que depois foi substituído pela Sprite. Whoa! Fábio só esqueceu de perguntar para a pessoa do SAC se afinal de contas, Fanta Limão era vendida aqui no Sul, porque eu ainda acho que não.

Encucada com isso fui fazer minhas pesquisas googleanas e descobri uma entrevista que de certa forma deixou um pouco mais claro o caso: Ricardo Vontobel. O rapaz dirige a Vonpar Refrescos S.A., que além de fabricar produtos de marca própria, também é responsável por engarrafar produtos da Coca Cola. E opa, Minuano era da Vonpar.

Isso talvez explique o motivo pelo qual as crianças aqui do Sul tiveram a infância marcada pelo Minuano, não a Fanta Limão. Se bem que deixo em aberto: se algum “guri” lembrar da Fanta Limão, por favor me diz onde e quando tomou. Porque eu juro que dessa eu nunca vi por aqui.

44 pensamentos em “O Mistério do Minuano”

  1. Fanta Limão não conheci… mas os aniversários eram povoados por “limão brahma”, lembra? Tinha até propaganda nos gibis, com Jairzinho e Simony, com limão brahma e sukita, respectivamente.

    Ah… tanto faz o refresco… bons tempos eram aqueles! :joy:

  2. Na vdd minha infância teve pizza de mussarela com Wimi, mas era qdo vinha pra cá visitar os parentes… tem um lugarzinho ali perto da BPP que é A MELHOR pizza com wimi do mundo!!!
    Ainda existe, e a pizza é feita na hora, com massa alta e uma camaaaaaaada de queijo.. além da wimi ser sempre geladinha nham nham nham
    Tá convidada, viu?! 😉

    1. Minuano Limão e o Guaraná Charrua(em homenagem a duas tribos indígenas) eram fabricados na Vila Nova por João Jacob Vontobel, pai de Ricardo Vontobel,na rua Vicente Montégia, no bairro Vila Nova de Porto Alegre,que há 68 anos imigrou para Porto Alegre para distribuir a gasosa Marabá, fabricada em Caxias do Sul. Depois produziu a Laranjinha.Quando o pai faleceu,o filho Ricardo,tocou o negócio adiante,e conseguiu a franquia Coca Cola,hoje às margens da FREEWAY,e conseguiu a permissão pra produzir os Guaraná Charrua,mas aos moldes da Coca Cola,mais doce e com sabor meio diet demais pra mim…

      1. Sim moro na Vicente montéggia, fiquei sabendo que tem 3 donos ali todos ex acionistas da coca-cola, antigamente era fábrica sim da chárrua e tbm engarrafavam água mineral, provavelmente até dali mesmo puxavam dos lençóis freáticos, porque tem vários fontes naturais…

  3. A única vez que eu tomei Minuano foi numa viagem que eu fiz com meus pais a Foz do Iguaçu (que agora se escreve com ‘ss’)! Eu tinha uns 9 ou 10 anos… E lembro que adorei!!! :babar:
    Nunca mais o Limão Brahma teve o mesmo encanto…

  4. Nana on 17 Dezembro, 2005 at 9:12 am said:

    Na vdd minha infância teve pizza de mussarela com Wimi, mas era qdo vinha pra cá visitar os parentes… tem um lugarzinho ali perto da BPP que é A MELHOR pizza com wimi do mundo!!!
    Ainda existe, e a pizza é feita na hora, com massa alta e uma camaaaaaaada de queijo.. além da wimi ser sempre geladinha nham nham nham
    Tá convidada, viu?! 😉

    A pergunta que não quer calar: onde/o que é a BPP? 😮
    Fiquei morrendo de vontade de comer a tal da pizza com wimi hehe

    Lu on 17 Dezembro, 2005 at 11:40 am said:

    Bah..to sentindo o gostinho da Minuano…se eu nao me engano, a Minuano era da Charrua, marca conhecidissima aqui no RS.

    Poisé, eu fui dar uma fuçada na informação, Charrua é da Vonpar (or something), tem até o tal do Guaraná Charrua, né? Provavelmente com a Sprite entrando no mercado eles se obrigaram a tirar o Minuano, sabe-se lá. 😥

    Alex on 17 Dezembro, 2005 at 5:29 pm said:

    A única vez que eu tomei Minuano foi numa viagem que eu fiz com meus pais a Foz do Iguaçu (que agora se escreve com ‘ss’)! Eu tinha uns 9 ou 10 anos… E lembro que adorei!!! :babar:
    Nunca mais o Limão Brahma teve o mesmo encanto…

    Eu nunca pedi limão brahma, hehe. Era Minuano ou Soda Limonada

    *cantarolando*

    So-dá, Limonaaaa-da, Antarcti-cá!

    :mrpurple:

  5. Por incrível que pareça, discutindo na roda de uns amigos, eu disse a eles que eu tomei Fanta Limao na minha adolescência aqui em Cuiabá-MT, nos idos de 80. Existe um caso curioso, um missionário batista Norte Americano esteve nessa época por aqui participando de um acampamento e ele gostou tanto desse refrigerante que até hoje as pessoas lhe chamam de Fanta Limao.

  6. Na minha infância, no final dos anos 70 e início dos 80 no Rio de Janeiro, tínhamos o refrigerenta de limão Teen, o limão brahma e a soda limonada Antárctica, além de outros refrigerantes tais como Minerinho (tipo uma coca-cola), Grapette, Crush, Baré-cola, Skol (isso mesmo, refrigerante da Skol!), Taí , Sukita e Pakera.

    Um abraço à todos !

  7. Alguém lembra de Kita-cola? Refrigerante de rótulo vermelho e sabor ruim de cola. Teen eu lembro também, vagamente e Minuano era o melhor iô-iô.

  8. Eu sou de Curitiba e tomei Fanta limão sim. lá por 81/82, na cantina do meu colégio (D.Pedro II) tinha, ficava esquisito olhar a garrafa igual da fanta laranja com aquele liquido transparente.

    Quem lembra da propaganda do minuano limão:

    mata,mata,mata sede
    minuano limão, minuano limão
    (e apareciam as maquinas enchendo as garrafinhas verdes.

    Saudade demais dessa época…

  9. Oiiiii
    A fanta limão existiu sim…
    As vendas devem ter sido supensas por volta dos anos 80 bem no início.
    Voc~e lembra do Teen? Também era um refrigerante de limão e ainda não encontrei nada dele. Sre o Minuano, não me lemro dele, pelo menos não aqui no RJ
    Abraços!

  10. Sabe que eu me lembo do teen?? eu morava em salvador e no meu colégio todo mundo tomava teen, dominava…ainda lembro que a garrafa era verde esmeralda e o rótulo pintado de branco, meio enviesado no vidro….mas o gosto, era delicioso, bem refrescante.

  11. teen era muito gostoso quem se lembra da propaganda de um homen no deserto comento batata frita ai vinha uma voz e dizia: isso provoque sua sede ate nao aguentar mais depois acabe com ela tomndo teen…

  12. Eu sou de Ampere PR, e lembro muito bem do Minuano Limao e da Fanta Limao. Em 1982 a coca cola lancou uma promocao onde ela dava miniaturas de grades e garrafas de coca cola, e o MINUANO limao tambem fez a mesma promocao tanto que eu ainda tenho guardado 1 grade de coca com 6 garrafinhas e uma grade de minuano tambem com 6 garrafinhas, quanto a fanta limao eu tinha uma toalha de banho a minha tia tinha uma lanchonete e ela me dava estes brindes…

  13. Alguém aí achou alguma coisa sobre o Teen? Eu já procurei em tudo quanto foi canto do you tube aquelees comercias. Tinha um do pastel seco também não tinha? O cara abrindo a mala e tirando a garrafa geladinha de Teen.

  14. Lembro aos amigos que tínhamos Minuano e Charrua, ambas concorrentes. As fábricas eram na Vila Nova. A Minuano na Vicente Montégia (que fabricava a Grapete também) e a Charrua na João Vedana. As duas tinham Mineral, Guaraná, Limão e Laranja. Depois, com o crescimento dos Vontobel é que a Charrua foi sumindo e a Minuano tomou conta até começar a fabricar a Coca e seus produtos. Esse fato está vivo na minha memória pois meu pai fazia as propagandas dos Vontobel e na minha casa sempre tinha produtos Minuano.

  15. Teen era da Pepsi. Em SC a concorrência era Teen x Minuano. A vantagem da Teen era a garrafa, mais bonita.

    A Crush de laranja também tinha por aqui. Não sei quem era o fabricante mas era mais antiga. Acho que acabou antes de 1980. Gostaria de saber mais sobre ela.

  16. tenho saudades desse tempo, lembro-me da infância da época dos natais que passava com minha familia, tinha comida farta e muito,muito refrigente de FANTA LIMÃO na geladeira, era uma delícia, sprit, soda e gine nem se compara com essa raridade. HÉ ! AINDA BEM QUE COISA BOA A GENTE GUARDA NA MEMÓRIA E SE ELA FOR BOA CONSEGUE LEMBAR ATÉ DAS BOLHINHAS DE GÁS SUBINDO PELO COPO E COM AQUELE GOSTINHO ESPECIAL QUE SÓ A FANTA LIMÃO TINHA.

  17. Olá pessoal!
    Muito interessante o papo sobre esses refrigerantes antigos.
    Mas vocês acreditam numa coisa?
    Aqui no Rio Grande do Sul ainda existe Teem, que aliás tomei no final de semana.
    Acredito que ainda venda bem por aqui, pois afinal continua sendo fabricado somente no RS.

  18. Tomava fanta limão nas americanas da rua praia, não sei se existe ainda, em 78 se não me engano. Alguem se lembra das propaganda da teem? Tinha uma que o cara era encontrado em alto mar e pediam pa trazer agua e ele dizia” agua não. farofa” Muito boa.

  19. Sou catarinense, tenho 22 anos e jamais ouvi falar em Fanta Limão, lembro de beber direto Minuano, em 1992 ou 93 veio o Sprite aqui, e acho q por 1994 o Minuano desapareceu… Mistério mesmo!
    Eu pensava que o Minuano tinha saído pra dar lugar a Sprite…

  20. Pow, que fanta limao que nada…o negócio era MINUANO…e sabe que sofro com isso viu!!!
    Sou paranaense e atualmente moro no interior de Sao Paulo, falo do minuano pra todo mundo mas ninguem conhece…pareço uma louca…e achava que era da coca-cola tbm, falo pra todos que antes de ser sprite era minuano..vixiiii
    Mas estou muito aliviada por saber que existiu sim o minuano e que nao é fruto da minha imaginaçao…valeu

  21. Eu conheço a fanta limão e era o único refrigerante que eu tomava quando era pequena, parou de ser fabricado em 1984. Agora Minuano nunca ouvi falar, só conheço o detergente e sabão minuano, será que o refri tinha o mesmo sabor???rsrsrs…

  22. Sou de 1972. Portanto, de uma geração que bebeu Teen. Em Brasília, eu e meus colegas de escola costumávamos matar aula, ir pro fliperama jogar a tarde toda (cavaleiro negro, rallye, vortex, etc) e encher a “caveira” de Teen. Foi uma época bem engraçada… e… as ruas ainda eram seguras.

  23. Realmente quem nunco tomou Minuano limão não aprendeu o que foi um grande refrigrante. Procuro pelos comerciais veiculados na V na época. Foram os mais avançados e inteligentes que me lembro. Mesmo atualmentom tanto recurso tecnológico não fizeram ainda nada parcido.

  24. Eu tomava minuano e a única coisa da fanta limão que vi foi uma propaganda na parede da cantina da escola onde estudei em 1988, Escola Tia Paula.

  25. Aqui em Porto Alegre na década de 70 tinha a guaraná da Polar (é marca de cerveja no Rio Grande do Sul). A guaraná foi tirada do mercado pois a Antartica comprou. A música comercial era assim: GUARANÁ FRISANTE POLAR,…RESFRESCANTE, REFRIGERANTE…GUARANÁ FRISANTE POLAR. Tinha gosto de sabão e era vendida em garrafa de cerveja. A Minuano limão é muito melhor.

    1. Cara, tu deve ter bebido outro Guaraná, e não o Guaraná Frisante Polar, este sim, foi o melhor que já existiu! Lembro que aguardava ansioso pra chegada dos Kerb’s onde eu “enchia” a cara com o Guaraná Polar!!! O único que chega aos pés do Polar é o Guaraná da FRUKI, na atualidade é o melhor de todos, disparado!!

  26. OLÁ, ERA MESMO DELICIOSO O TAL MINUANO LIMÃO NÃO SEI POR QUE LEMBREI HOJE E RESOLVI PROCURAR SÓ QUE ERA MUITO NOVO NA ÉPOCA E N LEMBRO A EMPRESA FABRICANTE:S:s:s SÓ SAUDADE!

  27. Amiga Lu…o minuano limao era uma coisa (tinha a figura de um limao cortado estampado na garrafa) ja o da Charrua era um indio charrua com uma lanca.Duas empresas porto alegrenses que foram compradas pela coca-cola.Os dois predios ainda existem na divisa dos bairros Vila nove e cavalhada em porto alegre.Beijose tudo de bom!!! desculpe a demora em responder..ehehehehehe anos e anos luz…..

  28. Sou de Curitiba, tive minha infancia nos anos 70 e tomei muita Minuano Limão. Lembro que uma vez fomos com a escola até a fábrica da Minuano Limão aquí em Curitiba, tomei o refrí até não aguentar mais. Muito bom mesmo. Quanto à Fanta Limão, ela foi vendida aquí sim, nos anos 80. Esse tal de refigerante Teen, eu nunca ouví falar antes, mas a propaganda que o cara está morrendo de sede no deserto e pede batata frita pra provocar a sede, não é desse tal teen, porque lembro do comercial e nunca ouví falar desse refrigerante. Crush era de laranja, mas tinha gosto de tangerina. Ainda é vendida nos Estados Unidos. Tinha a Kita Cola, que era da Brahmma e era uma coca cola horrível falsa. O Barão Vermelho gravou um comercial pra esse refrí nos anos 80 (Tá chegando a Kita cola! Tá chegando a Kita Cola…). E quando eu era criança ainda tinha um refrí chamado King Cola, que parecia uma Coca Cola muito doce.

  29. Sou do Rio Grande do Sul , e minha infância foi bem no inicio dos anos 80 e eu adorava esses refrigerantes como o guaraná brahma que era o sucesso dos aniversários e o Minuano limão que tbem tinha guaraná Minuano e a laranjinha Minuano eram muito bons , a Kita cola foi lançada por volta de 85 ou 86 mas não aprovou pq era muito ruim e parece que era da brahma, era uma copia muito mal feita da coca cola . Tem gente que diz antes que não conheceu o teen , mas ele existe até hoje em garrafas pet , pelo menos aqui no sul se acha em todos o supermercados, que é igual a sprite , só que é fabricado pela pepsi. Outo guaraná que eu adorava era o guaraná Polar que vinha em garrafas de cerveja. eu tomei muito esse guaraná, eu fazia aulas de música nessa época e nos intervalos eu e alguns colegas faziamos uma vaquinha pra tomar num bar perto da escola de música! Bons tempos que não voltam mais!

  30. Esse vídeo tem parte das respostas que alguns aqui procuram:

    http://www.youtube.com/watch?v=sFBcb4kDP5c

    Na verdade o Minuano era uma marca da Pepsi Argentina que foi licenciada a Vonpar lá no sul …que inclusive era quem fabricou durante muito tempo no sul os produtos da Coca-Cola por essa razão a Fanta Limão no sul saía pouco porque pra Vonpar era mais vantajoso vender o seu próprio refrigerante de Limão do que a Fanta Limão que era licenciada pra mesma Vonpar …nos outros estados do país (do sudeste pra cima) a Fanta Limão foi descontinuada a produção para dar lugar a Sprite Limão a qual o TEEM (da Pepsi) aconteceu a mesma coisa e na mesma época (1984) porque nos EUA a Sprite ela lançada e a Pepsi pra não sair perdendo lançou “Slice ” que era um nome parecido acabou que,em alguns países a Pepsi acabou relançando Seven Up em lugar do Slice a qual no caso em muitos locais do Brasil ficou o Limão Brahma (da Brahma que era sua licenciada fabricava seus produtos desde então) mas a marca Teem no RS permaneceu não foi mudada não sei porque…eu me lembro quando da minha 1a viagem a Santa Catarina em 1983 de ter visto Fanta Guaraná por lá mas não lembro de ter visto Fanta Limão …mas lembro do Minuano e de um Guaraná chamado Sielva (não existe mais) e o Pureza (muito bom ) que existe até hoje inclusive com uma fábrica em Rancho Queimado-SC.

  31. Em Porto Alegre existia, nos anos 70, a FANTA GUARANÁ.
    E existia, naquelas máquinas em que a gente coloca o copo a FANTA LIMÃO….mas SOMENTE NAS MÁQUINAS.
    Não tivemos Fanta Limão em garrafa aqui no RS…SOMENTE NAS MÁQUINAS.

    Em matéria de garrafa existia a MINUANO LIMÃO e a MINUANO LARANJINHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *