Os melhores filmes de 2007

logo.jpgComo já é tradição aqui no Hellfire, chega o fim do ano e eu coloco aqui minha listinha de filmes lançados em 2007, por ordem de, ahn, preferência, digamos assim. Se quiser conferir a lista dos anos anteriores, é só ver lá: melhores 2004, melhores 2005 e melhores 2006.

No fringir dos ovos 2007 até que rendeu alguns bons filmes, embora sempre com aquela história do problema da data de lançamento (o que deixou de fora alguns bons filmes que são 2007 mas não foram lançados aqui ainda). Além disso, um monte de filme so-so, o que até explica porque Dreamgirls está por ali. Vamos então ao top10 =]

10dreamgirls.jpg

Dreamgirls: Sim, é bacana, e acredito até para quem não é muito ligado em música. O problema é que é isso: bacana. O ano foi recheado por filmes assim e este ter entrado no top10 é só um sintoma disso.

9cartasdeiwojima.jpg

Cartas de Iwo Jima: Tio Clint está se especializando nessa coisa de ir desenvolvendo uma história aos poucos, para chegar em um momento que as personagens já conquistaram totalmente seu coração, assim como a história.

8tropadeelite.jpg

Tropa de Elite: Confesso que fui assistir mais para finalmente poder entender as piadinhs que as pessoas faziam tipo o “Pede pra sair!”. No final das contas, um filme muito, muito bom – até porque consegue fazer uma crítica social sem ser chato ou pedante.

7fido.jpg

Fido – O Mascote: Sim, eu adoro histórias de zumbi. Sim, zumbis sempre aparecerão nos meus top10. Sim, Fido vale muito a pena ser visto, até para quem não curte histórias de zumbi. Não, não gosto desses subtítulos toscos que colocam nos filmes quando chegam no Brasil.

6paprika.jpg

Paprika: A animação é muito legal e, como todo trabalho oriental, extrapola a linha do “vamos deixar uma mensagem bonitinha” e faz o que tem que fazer: contar uma boa história, que no campo do sci-fi achei melhor do que o tão falado O Homem Duplo.

5maldicaoflor.jpg

A Maldição da Flor Dourada: Mais um bom filme que de certa forma foi “sabotado” pela distribuição aqui no Brasil. Primeiro, uma folia para a data de lançamento (estava previsto para junho, chegou em outubro se eu não me engano). Depois, só para variar, poucas salas. O que é uma pena. Esses filmes que começaram a sair desde O Tigre e o Dragão normalmente são visualmente lindos, mas com uma história meio frouxa (exceção à Hero). Aqui ambos são combinados de tal modo que chegou a render cenas que eu dificilmente esquecerei.

4scoop.jpg

Scoop: Comédia gostosinha e nem por isso idiota. Confesso que de uns tempos para cá tenho gostado cada vez mais do Jackman, ao ponto de quase esquecer Van Helsing, hehe. Mas os melhores momentos certamente são o da barca da Morte.

3zodiaco.jpg

Zodíaco: Ei ei ei, Fincher é nosso rei! Zodíaco é fantástico. Talvez muitas pessoas tenham saído com um gosto amargo na garganta, porque normalmente queremos ver o cara malvado se ferrando no final. A interrogação que ele deixa para cada um já vale a ida ao cinema. O modo como ele faz, vale o terceiro lugar.

2planetaterror.jpg

Planeta Terror: Como já comentei ‘n’ vezes, uma pena o que fizeram com Grindhouse. Uma pena MESMO. Porque Planeta Terror acabou passando meio batido, porque as pessoas por aqui não poderão assistir o filme com os trailers falsos seguidos de Death Proof e por aí vai. E por que Planeta Terror é tão legal? Porque é um dos filmes mais escrachados que já vi, e é impossível não se divertir enquanto assiste.

1maisestranho.jpg

Mais Estranho que a Ficção: Gostei tanto que não é só o primeiro no top10, mas entrou na minha lista de favoritos de todos os tempos. E sim, eu sei que é por causa das referências literárias (que soam quase como uma piada interna), mas bom, já que eu entendi a piada, não tem como não me apaixonar.

Agora, a lista completa dos lançamentos de 2007:

1. Mais Estranho que a Ficção ****
2. Planeta Terror ****
3. Zodíaco ***1/2
4. Scoop ***1/2
5. A Maldição da Flor Dourada ***1/2
6. Paprika ***1/2
7. Fido – O Mascote ***1/2
8. Tropa de Elite ***1/2
9. Cartas de Iwo Jima ***1/2
10. Dreamgirls ***

11. Sombras de Goya ***
12. O Homem Duplo ***
13. Extermínio 2 ***
14. Babel ***
15. O Hospedeiro ***
16. Morte no Funeral ***
17. Rocky Balboa ***
18. Notas Sobre um Escândalo ***
19. 300 ***
20. Duro de Matar 4.0 ***
21. Temos Vagas ***
22. 1408 ***
23. A Rainha **1/2
24. O Bom Pastor **1/2
25. Apocalypto **1/2
26. Sunshine – Alerta Solar **1/2
27. Stardust **1/2
28. Espíritos 2 – Você Nunca Está Sozinho **1/2
29. Carta para a Morte (DVD) **1/2
30. Letra e Música **1/2
31. Os Mensageiros **1/2
32. Borat **1/2
33. Maria Antonieta **1/2
34. A Morte Pede Carona (2007) 1/2**
35. Shrek Terceiro **
36. Perfume: A História de um Assassino **
37. Cadáveres (DVD) **
38. Motoqueiro Fantasma **
39. A Colheita do Mal (DVD) *1/2
40. O Jogo do Espelho (DVD) *1/2
41. Deu a Louca em Hollywood *1/2

Legenda básica

**** – Vai para a lista de favoritos
***1/2 – Ótimo
*** – Tem seus bons momentos
**1/2 – Meiaboca
** – Alguma coisa ainda dá para salvar no filme
*1/2 – Ruim, não valeu o tempo perdido.
* – Serviu como experiência para enriquecer a definição de algo extremamente ruim.

9 pensamentos em “Os melhores filmes de 2007”

  1. Eu não gostei da maioria desses. Planet Terror é um lixo, Zodiac é um tédio, Cartas de Ivo Jima é sem sal e eu odeio Woody Allen e tudo o que ele representa. O melhor filme do ano pra mim é 28 weeks later.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *