Mundo das Sombras: Vampiro Secreto (L.J. Smith)

Conhecida pela série Os Diários do Vampiro, L.J. Smith deixa os irmãos Salvatore de lado para contar outra história de vampiros com o lançamento de Mundo das Sombras: Vampiro Secreto. E é um começo do zero, em que mal dá para acreditar que trata-se de um mesmo tema abordado por uma mesma escritora, temos uma mitologia completamente renovada que em nada lembra as histórias anteriores.

Aqui somos apresentados à Poppy, uma garota comum que descobre estar com um câncer em fase terminal. Restando poucos dias de vida, ela acaba tendo que decidir se deixa seu melhor amigo James a transformar em uma vampira, ou se aceita a morte. Obviamente, ela fica com a primeira opção. Mesmo assim, não deixa de ser curioso que Smith tenha escolhido um tema tão pesado (câncer e morte) para um livro infanto-juvenil.

Outro ponto digno de nota está no fato de que a autora consegue fugir da fórmula já manjadíssima do garoto estranho que chega na escola pelo qual a protagonista se apaixona perdidamente. Ela recorre a um elemento que torna a atração entre as personagens muito mais verossímil: Poppy já conhece o vampiro James há anos, é sua melhor amiga e nutre por ele por todo esse tempo uma paixão platônica (tem algo mais comum do que isso na adolescência?).

O ritmo da história é bem rápido, pulando de um evento para o outro sem grandes encheções de linguiça.  Como já mencionado, Poppy e James já se conhecem, então não há toda a típica enrolação de como eles se apaixonaram, o foco é mesmo a transformação da garota em uma vampira. Com umas pitadas de humor, o resultado é que o livro pode ser devorado em pouco tempo, até pela curiosidade em saber o que acontecerá com Poppy e a relação dela com o tal do Mundo das Sombras.

Vale destacar também o cuidado da Galera Record com a edição, apresentando uma capa bem feita com papel de qualidade. Se considerar que na literatura infanto-juvenil estamos formando os leitores do futuro, é bom que desde então já exista um padrão alto do material oferecido, para que o jovem que lê hoje seja um adulto que mais para frente vai querer o mesmo nível de tratamento dos livros que lê, não se contentando com pouco.

Concluindo, Vampiro Secreto é um prelúdio de uma série, que lá fora já conta com 9 livros. Ao contrário dessas coleções, ao que parece a protagonista de cada título não é fixa, então por exemplo, Ash, que neste primeiro livro aparece brevemente mais próximo da conclusão, no segundo ganha espaço de personagem principal. Não deixa de ser interessante essa fuga de um padrão que já tem ficado até meio entediante no universo dos livros infanto-juvenis, e até por isso Mundo das Sombras: Vampiro Secreto pode ser uma boa pedida para quem ainda não cansou das histórias de vampiros, mas quer fugir um pouco da mesmice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.