Sgt. Pepper’s lonely hearts club band

simps2.jpgAntes que eu deixe passar batido, agora em junho Sgt. Pepper’s lonely hearts club band completa quarenta anos. É um dos álbuns mais batutas dos Beatles, embora não seja o meu favorito (ainda sou mais o Revolver), mas eu fico pasma ao notar como o trabalho foi além da música, parecendo quase ter se tornado uma entidade.

Pois repare, mesmo os não-beatlemaníacos já ouviram falar de Sgt. Pepper, e tem gente que chega a fazer referência sem nem saber do que se trata (até porque esse lonely hearts club band parece muito atraente para nós nerds que adoramos referências). A capa do disco dos Simpsons que ilustra esse post é só um exemplo entre vários. Além disso, uma penca de gente sabe de “causos” por trás de cada faixa (tipo a mais famosa, de que Lucy in the Sky with Diamonds significa LSD).

No final das contas, é aquilo: você pode até não gostar, mas há de concordar que qualquer banda que tenha lançado um trabalho como esse, que inclusive é celebrado quarenta anos depois, merece ao menos um tico de respeito. E independente do que meu irmão costuma dizer sobre não haver isso de influência em música, eu ainda acho que as coisas não seriam as mesmas sem o Sgt. Pepper.

Para fechar, um desafio nérdico básicooo de referências quando o assunto é Sgt. Pepper’s lonely hearts club band: quantas figuras na capa do álbum você consegue reconhecer? Clique aqui para ver a imagem e tente. Para ver a resposta (e aproveitar e saber um pouco mais sobre o álbum), é só dar uma olhada nessa matéria do G1 (que coloca o Burroughs como cantor mas tuuuuuudo bem).

13 comentários em “Sgt. Pepper’s lonely hearts club band”

  1. Anderson "Mené" Vieira – Brazil – Ainda não sei o que falar sobre mim. Na verdade eu sei mas eu não quero assustá-lo logo de cara. Quero fazer isso aos poucos.
    Menegroth disse:

    Olha…musicalmente não é um álbum bom. Tá eu não gosto de Beatles. Até porque acho eles mais marketing do que musica. Vide o Sgt. Papper’s. cheio de alusões ao boato da morte de Paul e tudo mais.
    Claro que eles tem musicas boas. Mas detesto as histórias criadas em torno principalmente desses discos. Sabe, a música se chama Lucy in the Sky with Diamonds. Cacete, se eles não contarem para ninguém que queriam dizer LSD ninguém vai saber. Lógico que isso foi inventado pelo povo, só que o povo acredita. Se eu fosse um Beatle eu chegaria e desmentiria. Mas não, deixa lá..
    Ahh eu confio no meus ouvidos e quando ouço Beatles eu sempre penso em coisas ruins. Então… prefiro não ouvir. Não porque acredito nessas fantasias sobrenaturais (olha o filme de terror outra vez..rs) mas sim porque acredito que quando você faz uma música você consegue passar muitas das coisas que estão o teu redor. E acho que tudo o que envolve os Beatles fede.

    1. Cara … vc tem um sério problema de ouvido (ou de cabeça mesmo) mas tudo bem, ninguém é obrigado a gostar dos Beatles (eu não sou betlemaníaco, apenas gosto de algumas músicas e respeito a obra deles como um todo pois influenciou muita gente que eu gosto. No mais é difícil entender como a grande maioria das pessoas no mundo gostam e uma minoria não. Será que só existem imbecis no mundo para gostarem da música deles? O mundo tá todo errado e uns poucos (pouquíssimos) não? Sendo assim fique à vontade para pegar um instrumento e compor algo melhor que eles, pois quem não sabe tocar nada ou não consegue fazer melhor que eles eu acho que deveria ficar calado …

  2. Eu também não sou muito chegada aos boatinhos criados em torno desse álbum. Mas os Beatles foram a boyband de maior sucesso da História, o que por si só já merece respeito. E por ser boyband mesmo fico sempre com o Please Please Me – e Anna é a minha all time favorite song dos Beatles (e não é deles originalmente, será que isso significa alguma coisa? hehehehe :dente:).

  3. Anderson "Mené" Vieira – Brazil – Ainda não sei o que falar sobre mim. Na verdade eu sei mas eu não quero assustá-lo logo de cara. Quero fazer isso aos poucos.
    Menegroth disse:

    Pois é Descabeladinha…penso sim…
    Sei lá..deve ser algo que remete a minha infância… minha mãe adora Beatles…
    Vai ver eu tomei alguma surra enquanto minha mãe ouvia Hello… 😛

  4. Lucas – Campo Grande – Camiseta M. Calça 42. Come carne. 2 braços. 2 pernas. 2 olhos. O que mais você precisa saber?
    Lukaz disse:

    Teve uma exposição dos Beatles por aqui a um tempo atrás, com um poster bem grande do Sgt. Peppers. Bem legal ficar procurando as personalidades.

  5. Fabiano on 30 May, 2007 at 9:30 pm said:

    Eu amo Beatles, mas não sou muito chegado ao Sgt. Peppers…. o meu preferido é o White Album mesmo. Esse sim, é uma jóia!

    O White é bão tb. Se bem que eu como fã vou dizer isso para todos, então ‘xá pra lá :mrpurple:

    Dona Minhoca on 31 May, 2007 at 7:17 am said:

    Eu também não sou muito chegada aos boatinhos criados em torno desse álbum. Mas os Beatles foram a boyband de maior sucesso da História, o que por si só já merece respeito. E por ser boyband mesmo fico sempre com o Please Please Me – e Anna é a minha all time favorite song dos Beatles (e não é deles originalmente, será que isso significa alguma coisa? hehehehe :dente:).

    😆

    eu não tinha pensado no termo, mas encaixa bem. cada um com uma ‘personalidade’ marcante e tal

    Menegroth on 31 May, 2007 at 1:06 pm said:

    Pois é Descabeladinha…penso sim…
    Sei lá..deve ser algo que remete a minha infância… minha mãe adora Beatles…
    Vai ver eu tomei alguma surra enquanto minha mãe ouvia Hello… 😛

    Bizarro 😮

    Lukaz on 31 May, 2007 at 3:25 pm said:

    Teve uma exposição dos Beatles por aqui a um tempo atrás, com um poster bem grande do Sgt. Peppers. Bem legal ficar procurando as personalidades.

    Poisé, ninguém respondeu a pergunta no fim do meu post >

  6. Pessoal, historicamente esse disco foi um dos mais importantes da história da música. Ele pirou a cabeça de todo mundo na época (e literalmente a do Brian Wilson do Beach Boys).
    Acontece que nesse disco as idéias, orquestrações, técnicas de gravação…tudo isso e muito mais acabou nesse disco que foi realmente revolucionário na época.

    Sgt. peper foi o primeiro LP a vir com a letra no encarte;

    Recentemente li uma entrevista com Bill Bruford, o baterista ícone do Rock Progressivo (tocou no Yes, Genesis e King Crimson) falou que o progressivo aconteceu por influência dos Beatles que começaram a fazer coisas foras do comum e faziam o sucesso que faziam, então estava aberta a porta pra pirar…e isso eles certamente fizeram….rsrsr
    Então ouvindo o Sgt. Pepper hoje, talvez não nos impressione tanto, mas em 1967 era a coisa mais espetacular do universo….e pra mim continua sendo .

  7. O pessoal aí tá meio estranho?
    Sgt Peppers é o mais importnate álbum não apenas das história, mas da música musica mundial sem ele a música que vocês curtem não seria a mesma. Ao contrário do que os posers (idiotas na minha opnião) dizem este disco é recheado de canções belíssimas como a épica “A Day In The Life”, “Lucy in the Sky with Diamonds”, “Good Morning, Good Morning” a faixa ritulo, entre outras. Pode até não ser o melhor álbum da história musicalmente (deles o meu preferido é “Revolver”, outro puta álbum, vide faixas como “Eleanor Rigby”, “Tommorow Never Knows”), mas em dúvida está entre os melhores. E mais uma coisa: poucos álbuns (como o não menos clássico Pet Sounds) podem ser considerados tão influentes como este. “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, “Revolver” e “Rubber Soul” elevaram o Rock ao status de obra de arte.

  8. Cara eu penso nisso também. tipo, as musicas dos beatles são muitos envolventes e muito boas, mais muitas das musicas deles tem um lado estranho… Quando paramos pra ouvir direito muitas de suas musicas como a day in the life, Revolution 9, até mesmo help que é sobre alguém que precisa de ajuda porque não é mais jovem e que está se sentindo baixo, passa uma idéia de alguém pertubadamente fraca. Além disso também tem os álbuns que naão preciso falar muito. Mais enfim, muitas das musicas deles são ótimas e serão sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.