Sounds of the Universe (Depeche Mode)

sounds_of_the_universe_album_coverEntão que hoje cedo o Phantom Lord me contou que o Sounds of the Universe do Depeche Mode tinha vazado. Eu já tinha escutado de manhã mesmo, mas agora à noite estou, digamos assim, apreciando o álbum da banda. Para quem está mais para twitter do que blog, vamos aos fatos: sim, é um álbum bom. Pode ouvir sem medo, especialmente se você já curte o som da banda, ou no caso de não conhecê-la, goste de artistas similares, como She Wants Revenge (é, passei dos 140 caracteres, desculpaí!).

O álbum abre com uma que achei inicialmente maizomeno, chamada In Chains. E quando digo maizomeno é porque não gostei do comecinho da música, mas no geral ela é ok.  Hole to Feed desce muito bem e lembra o Depeche das antigas, e obviamente te faz esquecer daquele começo da primeira música que você não curtiu. E aí chega Wrong. Ahhh, Wrong

Muito, muito boa. Será a primeira música de trabalho da banda, e tem muito potencial. Não só por ser Depeche, mas daquelas com melodia e letra que grudam na cabeça e seguem um ritmo que torna simplesmente impossível não cantar junto. Eu sinceramente fico muito feliz que a banda continue produzindo material excelente como esse, mesmo com tanto anos de estrada. E isso sem ficar pirandinho, eles continuam fazendo o esquema deles, mas fazem da melhor forma possível.

Fragile Tenson segue como a segunda faixa, bem bacana. E aí vem Little Soul, que é quase tão ótima quanto Wrong. Deixo desde já registrado meu palpite que essa será o segundo hit deles. In Sympathy mais uma vez lembra o Depeche das antigas (quando falo “Depeche das antigas” estou falando de Enjoy the Silence, Police of Truth e afins, só para constar) e do mesmo jeito segue Peace (na verdade eu acho que essa é a faixa que soa mais nostálgica, digamos assim).

E então chega Come Back, toda cool. “Come back… come back to me…”. Boa trilha sonora para uns agarros, acho. Spacewalker e Perfect estão ok, e Miles Away é outra que vai colar na cabeça. Jezebel é a que parece mais romantiquinha, apesar da letra (sério. qualquer coisa sobre chamar Jezebel e e ir direto para o inferno) e Corrupt fecha muito bem.

Sério, está ótimo, qualquer fã vai ficar bem satisfeito, tenho certeza. E olha, é o tipo de álbum que eu indicaria para alguém que quer conhecer Depeche (sem cair no óbvio de indicar uma coletânea, né?). Só lembrando que a data de estréia do álbum é 20 de abril desse ano.

7 comentários em “Sounds of the Universe (Depeche Mode)”

  1. Ótimo texto Anica.

    Gostei de praticamente todas as faixas,bacana o resgate de uma sonoridade mais eletrônica em algumas faixas.E o Dave Gahan está com os vocais cada vez melhores.Achei este SOTU do mesmo nível do Playing the Angel.

    Minhas prediletas no momento:”Come Back”,”Wrong”,”Peace” e “Jezebel”.

  2. Olá, Anica tudo bem?
    Descobri o blog inusitadamente e percebi vários textos interessantes, e não pude deixar de notar que gostas de um cara que simplesmente idolatro: Mr. Oscar Wilde e o Sr. Morrissey…Bacana perceber que num mundo que uma burrice generalizada impera ainda exitam pessoas de paladar e curiosidade em relação e vida e a cultura da qual faz parte. Já comentei com amigos e professores que vivemos uma solidão intelectual, pois cada vez mais raro é encontrar pessoas singulares.
    Bem, é isso prazer.
    Ps: para te deixar com inveja compartilho que em 2000 joguei flores para o bardo inglês(risos).
    um abraço e até mais.

  3. Ouvi o disco, não gostei e ai fui procurar por uma critica para ver o que diziam. Infelizment, não acho que o DM faça nada de mais relevante para a musica desde o Songs of Faith and Devotion (OK, o Exciter tem Dream On). No mais, eles sempre serão genios para mim, mas neste novo disco deixaram a desejar. Parabens pelo site. Muito bom. Um abraço.
    André – Santos/SP

  4. Bem, olá a todos, não posso falar muita coisa sobre o Depeche, pois não tenho muito conhecimento da banda so ouvia falar muito bem da sonoridade e originalidade ..mas pelo que pude perceber nesse album a banda é isso tudo que todos me falavam .. achei o “Sounds of the Universe ” de uma sonoridade excelente e cada faixa quando escutada com atenção conta uma história que te deixa prezo e imovel ..
    Opnião sobre as faixas:
    1*In Chains ..Tenho que descordar um pouco do primeiro artgo lá em cima, achei a primeira faixa perfeita como abertura do album, ela te deixa em deslize com vc mesmo, parece que ela te prepara para o que está por vim no album. Dizem que a primeira impressão é a que fica, se isso for verdade o DM acertou na hora de escolher ela como a primeira!

    2*Hole to Feed .. Andei escutado algumas musicas antigas do depche e essa realmente lembra o DM nos seus primeiros albuns, só que de uma forma bem mais aprimorada .. os embalos que a musica te trás reforçam mais ainda a vontade de ouvir o restante do album, essa é daquelas que não viram singles, mas viram preferidas entre os que conhecem a banda, boa demais e nada comercial!(elogio)

    3*Wrong .. Eu nem precisaria comentar essa musica, ela mesmo já é o comentario, mesmo assim vou ter esse prazer …..sabe aquelas musicas que marcam uma época da sua vida ou mesmo uma faze? .. Wrong não é assim, essa deveria marcar uma decada, essa sim merece ser um classico, não sei se vcs irão concordar, mas ela tem cara de trilha de algum filme do stephe king(que por sinal sou fã, é de um potencial enorme, e vamos combinar, ela é comercial até a ponta da cabeça, escuta-se uma vez e ja fica com as batidas meio pertubadas na cabeça ..FODASTICA!

    4*Fragile tension ..é uma balada mais eletronica e alegre do album,mas não deixando de repassar o que as anteriores queriam dizer .. msm assim,eu apostaria nessa como uma dos singles, tem tudo para implacar como uma boa musica que ficou no album para completalo e não representalo, ainda sim uma ótima musica!!!!!

    5*Little Soul ..É desse tipo de musica que aposto como um novo single após “Wrong” .. ela segue o mesmo caminho não deixando de mostrar algo novo do album, não é tão impactante, mas perfeita pra escutar depois que o “barulho” se passar, essa acalma a mente de uma forma que não se desligue nada!

    6*In Sympathy ..Faz um tempo que não escuto musica assim .. essa ao msm tempo que é agitada é levimente calma, sem muitos alavanques, mas com um refrão que vc aprende rapido e sem preceber ja sai cantando depois que desliga o mp4!!

    7*Peace ..êta nostalgia, vce se sente na decada de 80(no meu caso so me sinto msm, pq sou de 90, Muito boa, eles provaram realmente que não esuqeceram como se faz aquele “tipo” lá de musica, apesar de prefiriri que colocassem algo mais impactante nesta, acho a letra otima, porém seria melhor que a deixacem similar a “Wrong” ou “come to back” .. musica nostalgica se torna boa quando vc sente um pé na época atual e outro nas antigas .. mas ainda sim é uma boa musica( pra decada de 80)

    8*Come to Back .. uma das minhas preferidas, ja começa com um uma “ar” de intimidade entre o ouvinte e a musica .. ja te leva p´ro embalo da musica, não demora pra vc se tornar intimo dela,tem que ser rapido como a propria pra poder asimilar o que tem de melhor (apesar dela não ter levadas rapidas, mas tem um clima rapido e intenso) ..cara de single…rsrs!

    9*Spacewalker ..cara de velorio feliz .. rsrs, essa passagem(intro, eu acho)corta o cd em 70% e 30%, esses ultimos 30% não tem muito haver com os 70% já escutados .. essa entrou como uma luva pra dividir, jogada otima; amei!

    10*perfect ..Trás uma coisa bem mais atual quanto as outras musicas, com excessão de algumas!
    adoro a primeira parte da musica, onde abusam mais da sonoridade eletronica!

    11*Miles away ..Muito boa, mas muito boa, entre minhas preferidas, tem uma pegada que parece continuação da anterior(Perfect) so que bem melhor, é como se vc estivesse assisttindo um filme, o começo não é tão interessante, porém quando o meio chega vc já está entrertido e por dentro de tudo e pronto para os capitulos finais(jezebel e corrupt) ………..(cara de single)

    12*Jezebel.. Capitulos finais .. capitulos finais
    Essa musica é linda demais, romantica? não sei dizer, mas relaxante .. parece que tomei calmante depois quie escutei’ essa .. rsrsrs é mais uma coisa:”to pronto pro final!”

    13*Corrupt ..Não me lembrou nehum pouco de musica pra encerrar …mas adimito que é tão boa quanto qualquer outra das melhores do cd .. e tipo , ela é “estilosa” msm não tendo a cara de encerramento não deixou a desejar em momento nehum, ela é sexy na minha opnião , tem muita atitude!

    Resumo: o album é otimo(perfeito), valhe apena escutar, se alguem se arrepender é pq não sabe o que é coisa boa( de onda, todo mundo tem gostos diferentes,rsrs) .. fiquei ancioso agora pra conhecer na integra o resto dos albuns do DM .. tão de parabéns!!!!!!!!!! :mrpurple:

  5. Sempre tive atração psicologica e física com o Depeche Mode. Não sei porque dessa depedencia química, mas não deixo de escutar o depeche desde o album Music for the Masses de 1987, preciso de ajuda. Alguem conhece o telefone de alguma associação que cuida de viciados em DM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.