Amor: Humor

(Ok, o título não tem muito a ver, mas eu não podia deixar de citar essa poesia do Oswald de Andrade.)

Depois do comentário do Calvin sobre o trecho do diálogo que coloquei de Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, me dei conta de como existe uma sutil diferença entre as comédias nonsense mas inteligentes e as comédias que são simplesmente estúpidas (o caso do Dude, Where’s my Car? que ele citou).

Continue lendo “Amor: Humor”

Rosencrantz & Guildenstern estão mortos

Você gosta de Shakespeare? Gostou de Hamlet? Já teve contato com alguma coisa do teatro do absurdo? Gostou de Waiting for Godot do Beckett? Sempre gostou de humor inteligente? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, saiba que é quase certeza que você irá adorar a peça de Tom Stoppard (o mesmo sujeito que escreveu o roteiro Brazil com o Terry Gilliam), Rosencrantz & Guildenstern estão mortos.

(E antes que você torça o nariz, saiba que “ler” é uma opção, já que existe uma ótima adaptação da peça feita para o cinema com Gary “Dracula” Oldman e Tim “Mr. Orange” Roth. )

Continue lendo “Rosencrantz & Guildenstern estão mortos”

Tempo Determinado

Pronto, voltei.

Nova casa e algumas coisas para arrumar ainda, mas quem é que não gosta de uma novidade, não é? Bem, devo confessar que eu não sou muito fã de novidades… tanto que custei horrores até me render ao Word Press do qual tanto gosta o Fábio (por acaso o amor da minha vida e sujeito por trás de todas as tecnicidades do novo Hellfire) .

Enfim, é isso: a partir de amanhã volto a postar normalmente. :dente:

113232996137361089

Obs: Não sejam vagais e cliquem nos links do post, sim? ¬¬’

Estou tão super contente com as descobertas que fiz nos últimos dias que preciso compartilhar com vocês. Sabe quando você algo bem legal, e gosta muito daquilo do jeitinho que é, mas aí descobre que tem muito mais por trás disso? Música, livro… o que for. Enfim, minhas descobertas são sobre duas “referências” que descobri por conta das minhas aulas de Literatura, hehe.

the wake1.The Wake

Bom, pode ter alguns spoilers aqui caso você ainda não tenha lido Sandman, mas vamos lá. Esse é o último arco escrito pelo Neil Gaiman (recentemente saiu o Endless Nights, mas as histórias não obedecem uma ordem cronológica como os arcos que vão de “Prelúdios e Noturnos” até “O Despertar”.

Enfim, eu achava “O Despertar” um título fodão bagarai, porque uau, o Sonho morreu, tchanam, Despertou. Pensei que o trocadilho era genial, mas não sabia que tinha mais por trás disso.

Aí, pesquisando sobre a peça The Memory of Water para um seminário que terei que apresentar, descubro também que The Wake (o despertar) é o nome de uma cerimônia fúnebre comum na Irlanda. UOUUUUUUU, Neil Gaiman é um gênio!!!!!!!

smithêêês2. Shakespeare’s Sister

Olá, meu nome é Ana Paula e eu amo Smiths. E bem, como fã número um de Moz, Marr e cia., é claro que sempre gostei muito da música Shakespeare’s Sister, mas era assim, uma música bacanaaaa e só. Eis que hoje na aula da Luci descubro o que há por trás dessa história da irma de Shakespeare.

(Senta que lá vem história…)

A senhora Virginia Woolf (mais feia, porém mais brilhante do que Nicole Kidman), discutia em um ensaio chamado A Room of One’s Own se a mulher era capaz de produzir literariamente o equivalente a Shakespeare.

Aí,para ilustrar as idéias do ensaio, ela criou “Judith”, a irmã de Shakespeare, que tinha excelentes idéias mas nunca conseguia colocá-las no papel porque estava sempre ocupada com as tarefas domésticas. Resumo da ópera: preciso ler esse trabalho da Woolf.

E bem, o mundo não fica mais colorido quando você descobre esses pequenos detalhes?

113216153617808081

Miau Pensaram que tinham se livrado de mim, né? Pois saibam que meu contrato vai até 2006, então podem se acostumar com a idéia do repórter e gato apresentando a retrospectiva de comemoração do primeiro quarto de século da querida (cofcof) Anica!

Pois hoje o ano é 1982! Mais um período marcado por grandes conflitos, principalmente a Guerra das Malvinas. Para completar a seqüência de fatos tristes, o Brasil perdeu a Copa da Espanha e perdemos duas figuras queridas: Gilles Villeneuve (que é capaz de se revirar no túmulo toda vez que o filho entra no cockpit) e grande Elis Regina

*toca Como Nossos Pais de fundo*

Mas nem tudo foi triste nesse ano! Vamos lembrar que a iluminada (cofcof) Anica já existia! Além disso, nesse ano nasceu a banda Barão Vermelho, o filme E.T – O Extraterrestre estreou (Anica mandou lembrar que esse foi o primeiro filme que ela viu no primeiro video cassete dela!) e a hidrelétrica de Itaipu foi inaugurada!

Grande ano! Não tão bom quanto 1981, mas ainda assim marcante. Então vamos ficando por aqui, com uma imagem do ganhador do Nobel de Literatura daquele ano, Gabriel García Márquez

Tcha-ú!

113197271401788056

Ok, a internet pode ser bacana se você pensar que pode conseguir textos clássicos online, pode assistir filmes que ainda nem estrearam e por aí vai. Mas então você topa com isso aqui:

tell me why tchururur

E fica difícil chegar a alguma conclusão sobre a vida, o universo e tudo o mais. Só sei que esse “You Tube” tem algumas coisas engraçadas. E que esses chineses são hilários e dublam Backstreet muito bem. E que tenho que parar de enrolar e fazer logo meu trabalho, senão fico sem feriado amanhã. Aff.

113164080326692835

Egotrip no Tempo

Bom, levando-se em conta que faltam 69 dias para meu primeiro quarto de século, resolvi dar início às comemorações com uma super viagem no tempo, revendo os grandes fatos mundiais nos quais não tenho qualquer participação a não ser como mera espectadora, mas enfim, eu estava por esse mundo também, então vamos lá.

Uuuuuhh ohhhh ohhh OHHHHHHH…

…É FANTÁSTICO!

Repórter e Gato Olá! Eu sou o Pedro Bial, e fui contratado especialmente para apresentar essa retrospectiva que marca o início das comemorações dos 25 anos da Anica! Como vocês devem saber, essa adorável (cofcof) pessoa nasceu no dia 18 de janeiro de 1981, por acaso um domingo, por acaso no mesmo horário do Fantástico. Uou, esse tipo de coincidência não dá medo?!

Enfim, vamos aos acontecimentos que marcaram o ano do nascimento de nossa querida (cofcof) homenageada. 1981!!!

Em 20 de Janeiro, Ronald Reagan tornou-se o 40º presidente dos Estados Unidos da América. Não que isso faça alguma diferença, mas enfim, é bom começar a lista de acontecimentos com presidentes porque isso impõe moral.

No dia 30 de abril aconteceu o Atentado do Riocentro. (cara de sério) Mas no dia 21 de setembro foi reconhecida a Independência do Belize!! (cara de feliz)

1981 é também o ano em que Nelson Piquet ganhou seu primeiro campeonato mundial de F1, que Luís Fernando Veríssimo teve seu “O Analista de Bagé” publicado (ah-haha! adoro esse livro), a Philips lançou o Odyssey, a banda Blitz foi formada, apareceram os primeiros casos de AIDS e a Emetevê americana entrou ao ar.

É realmente um ano muito interessante esse no qual a amada (cofcof) Anica nasceu. Nesse mesmo ano outros gênios da humanidade como o Frodo, Paris Hilton e Britney SPÉRS também nasceram, o que obviamente explica muita coisa.

(risadinha)

Um ano formidável. Só não entendo porque até hoje ele é lembrado principalmente pelo casamento da Lady Di e do Príncipe Charles. Fiquemos em tão com a imagem dos dois pombinhos, e até a próxima, pessoal!

di e charles

113147959383844444

Querido Diário,

Acho que encontrei alguém para me orientar (hehe, não consigo deixar de rir com o duplo sentido). A professora Sandra está me ajudando bastante nesse negócio, vou lembrar de canonizá-la junto com a Luci quando fundar minha religião.

Sobre Psicolingüística, não vai dar certo. Deu conflito de horário com Literatura Inglesa, que é obrigatória e tem prioridade. Mas acho que me divertirei às pampas semestre que vem: Translating Ireland, Lingüística Indo-Européia, Literatura Clássica Comparada…

É aquela coisa: Deus escreve certo por linhas tortas, mas tem uma letra horrível e não é fluente em Português. De qualquer forma, terminando 2006 com o diploma na mão, estou felicíssima.

Sem mais, tchau.