O Beijo das Sombras (Richelle Mead)

obeijosomEu sei que o primeiro impulso de quem acaba sabendo um pouco mais sobre o livro de Richelle Mead, O Beijo das Sombras é compará-lo com o sucesso de Stephenie Meyer, Crepúsculo. Natural: ambos têm vampiros, romance e os adolescentes como público alvo. Mas as comparações acabam por aí. Até por alguns elementos das histórias, acho que ela terá maior apelo sob o público masculino do que a série de Meyer (para quem os meninos torcem o nariz por considerá-la “melada” demais).

A sinopse diz:

Lissa é a princesa de um clã muito importante. Sua melhor amiga Rose é meio vampira, meio humana, e tem como missão se tornar guardiã da amiga. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para a escola de vampiros São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo.

E eu não sei se é por começar falando de Lissa, mas eu tinha certeza de que ela seria a protagonista. Foi nos primeiros capítulos que percebi que a narradora e o centro da ação é na verdade Rose, a amiga de Lissa que está treinando para ser sua guardiã. Não vou mentir: no início a rebeldia de Rose parecia tão gratuita, e Lissa parecia tão idiota e sem sal que cheguei a me irritar. Mas logo chega Dimitri e salva a história.

Dimitri é o atual guardião de Lissa, e instrutor de Rose. Ele tem toda a pinta de personagem de anime: é o melhor no que faz, é silencioso, frio e distante. Quando Dimitri aparece, o foco da narrativa muda, sabemos mais sobre o treinamento de Rose e por isso o livro fica mais interessante. Às vezes você até esquece que é uma história de vampiros, por causa do clima de escola, treinar para lidar com magia, e coisas do tipo.

Até porque a autora chega com uma nova “mitologia”, dividindo os vampiros em Moroi (vampiros bons, que usam a magia para o bem) e os Strigoi (vampiros que perdem a alma para ganhar a imortalidade). Foi uma saída esperta da autora, porque temos no livro tanto os vampiros que já conhecemos como os vampiros dela. Desse modo ninguém torce o nariz para possíveis liberdades que ela toma ao mexer com um mito já tão cristalizado no imaginário popular.

Interessante também é que Mead vai conduzindo a história sempre com algumas indagações, que vão prendendo sua atenção até o fim, como por exemplo o que fez Rose e Lissa fugirem da academia pela primeira vez, ou o que significa ser beijada pelas sombras. Coisas que eu obviamente não contarei aqui porque acho que vale a pena você mesmo conferir 😉

No final das contas, começou meio estranho mas no fim acabou me pegando de tal maneira que já quero ler as continuações ((Atualizando: já li os outros dois. São bem legais também, a Mead no mínimo consegue manter o nível do primeiro e surpreende na conclusão do terceiro)) . Lá fora já foram publicados 3 livros da série, sendo que o quarto provavelmente chegará em agosto. Se forem como o primeiro, pelo menos já são diversão garantida.

Para saber mais sobre o livro, a autora e ainda ler um capítulo do livro, visite o site de O beijo das sombras clicando aqui.

(Esse post foi originalmente publicado no blog do Meia Palavra no dia 24/05/2009).

22 comentários em “O Beijo das Sombras (Richelle Mead)”

  1. Oxe! Fale mal de Anne não! 😀
    Quer dizer, ela enlouqueceu e virou crente… é, pode falar mal sim.

    Mas ó, O beijo das sombras vai não, hein?
    Not a fucking chance.

  2. A Anne Rice produz livros tão ruins literariamente falando quanto os que Meyer e suas crias produzem. Veja bem,quando falo de O Beijo das Sombras, não falo de uma grande obra literária, mas de um livro divertido (o que na minha opinião são coisas BEM diferentes, embora as vezes possamos ter os dois juntos).

    Então, fazer caras e bocas para dizer que não lerá a Mead e falar que lerá Anne Rice ao invés disso, é meio estranho. Tipo dizer que vai tomar leite com café ao invés de café com leite. Se você vai ler ou não sinceramente não faz diferença, mas por favor, não queira tentar me convencer que o trabalho da Anne Rice vale para algo a não ser divertir. =P

  3. Oieeee
    Noss simplesmente adorei seu blogg!!!!!!!!!! :grinlove:
    ta marcado nos favoritos jah!!!
    Amull Livros!!!!!
    e aki eu encontro tantas dicas to pasma!!!!
    Parabens !!!!!!!!!!!!!!!
    bjss

  4. Acabei de ler O Beijo das Sombras hoje e gostei muito!! É exatamente como vc disse, primeiro achei que fosse uma cópia de Crepúsculo e quando comecei a ler vi que são completamente diferentes. Tbm concordo que no começo ele é bem ruim, lembro que cheguei até a me arrepender por ter comprado, não sei se foi bem a entrada de Dimitri que mudou tudo… mas conforme a história foi se desenrolando foi ficando cada vez mais interessante… do tipo de livro que vc só consegue parar de ler quando acaba. Pode não ser uma obra-prima… mas vale a pena ser lido e tbm já estou louca pelas continuações… mas tenho certeza de que vão demorar pra chegar por aqui. A propósito, adorei seu blog, não conhecia (achei pesquisando no google sobre o livro) mas agora já está nos meus favoritos 🙂

  5. Nossa amei seu blog viu?? parabéns… Eu li O livro O Beijo das sombras é excelente e divertido… Comos os da Mayer, claro q apesar de serem sobre vampiros os livros são bem destintos… mas a competencia para escrever das 2 são otimas… E a sua competencia para falar deles tb é para ser apreciada… Passa curiosidade para qm ainda nao leu, querer ler =)

    Parabéns !!

    =**

  6. oie… acabei de ler seu post sobre o livro beijo das sombras .. realmente concordo com tudo que disse…:D
    ai resolvi dar uma pesquisada sobre a autora que nao conhecia muito bem para ver se ela tinha mais alguns livros lançados mais nao fui muito feliz a minha pesquisa. Mais ai encontrei sua pagina e nao resisti.. e li que parece que tem continuação do livro isso é serio mesmo? poxa sera que ira demorar para chegar no brasil? se realmente existir continuação poxa to loca para ler… por favor me de mais informaçoes sobre este assunto agradeceria muito…adorei esse assunto mitologico que as autoras estao incluindo em seus livros parece que ta virando moda…:D

    no mais seu site perfect… bjaum

  7. É uma das minhas séries favoritas, e das meninas da comu q faço parte tb, espero loucamente o quarto livro, porque é bom d+, quem gosta do estilo é imperdivel!!

  8. Eu amei o livro estou louca para ler os outros, mas parece que irá demorar muito, eu amo os vampiros e também escrevo sobre eles, posso dizer uma coisa, o vampiro é um ser imortal essa é a graça e é isso que nos faz gostar tanto deles, tirando o simbolo lindo e sexy que eles representam, os vampiros nos tira da realidade e é simplismente… incrivel, quem não quer viver a eternidade ao lado do seu ou da sua vampiro(a)?

  9. ah fala sério hein , quem vem aq pra falar mal dos livros é que ta mal , alias é livro pra entreter as pessoas , tamus em ferias e ninguem precisa ficar lendo Charles Box, ou Marx o tempo todo , qual a graça da vida se vive- se sempre enclausurado na pose de intelectual, alguem ai vai ao cinema so pra ver filmes de arte ???????? fala serio hein a vida é par ser vivida em de tds as maneiras , se não agente não mantem a incolumidade intelectual ……rsrsrsrs tristes são aqueles que vivem sem um pouco de fantasia , terminei o primeiro livro hj e achei mara****
    bjus 😛

  10. Descobri sobre esse livro numa comu do twilight.Fiquei muito interessada e comecei a pesquisar.Vou comprar!!!
    Sou louca pela twilight saga e vampiros em geral,tomara q esse livro seja tudo isso…
    BjoOs vampirescos a todos :kiss:

    1. Oi se vc gosta de livros de vampiros vai gostar da serie da escritora J.R.Ward Chamada :Irmandade da Adaga Negra !
      São 7 livros q contan sobre essa iramandade de vampiros !”
      he bem legal!

  11. oi eu comecei a ler agora a se House of Night 1 – Markedrie e gostaria de saber se antes deste livro tem outro!pois parece q sim n~sei!
    e estou sempre pronta pra conversar com quem queira sobre livros !
    ja li a serie do Crepúsculo e tb a serie da Irmandade da Adaga Negra de J.R.Ward pra quem n~conhece vale a pena!
    pode entrar em contato comigo no site de email ou pelo msm que eh!cristina_ziur@hotmail.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *