Bloomsday 2007

jamesjoyce.jpgDias atrás comentei sobre um álbum que acabou se tornando uma ‘entidade’ e hoje venho aqui falar de um livro que, à sua maneira, também atingiu esse nível (e trago também um convite aos curitibanos :mrpurple: ).

O livro em questão é Ulisses, do James Joyce. Não vou entrar nos méritos de ser um tremendo catatau, nem falarei do fluxo de consciência, muito menos das últimas traduções que saíram. O que eu quero chamar a atenção de vocês é para o fato de que o Ulisses é o único livro que tem um feriado dedicado exclusivamente para ele.

Os irlandeses celebram o Bloomsday no dia 16 de junho, e entre vários eventos relacionados à obra, eles costumam trilhar os caminhos de Leopold Bloom pelas ruas de Dublin (Bloom,Bloomsday, sacou sacou?). Vocês conseguem imaginar isso? Uma obra tão importante para um povo que seja comemorada? E, mais importante: nem tem cunho religioso como a Bíblia?

É realmente algo valioso. Dentro disso, questionar se o livro é maravilhoso ou intragável fica até pequeno, tamanha a relevância que ele tem para os irlandeses. É quase como se criássemos o feriado Dia de Quincas Borba, ou algo assim.

Mas acho que aqui só ouviríamos os resmungos de que é um absurdo criar um feriado para uma obra que tenha marcado nossa sociedade como a conhecemos. É mesmo uma pena. Sempre falam de como os irlandeses se assemelham aos brasileiros em diversos aspectos, mas ainda acho que na relação com a cultura nós ficamos um pouco para trás.

Ah, é! O convite! Para ter idéia de onde chegam as influências do Joyce, aqui no Brasil também celebramos o Bloomsday. Lógico, não como um feriado, mas com uma série de eventos relacionados à obra.

Para os curitibanos, deixo a sugestão: na Livraria Curitiba do Shopping Estação, às 19 horas, estão agendados dois eventos. No dia 13/06 tem show com a banda The Avalons (que toca música irlandesa e Celta). No dia 14/06 tem palestra com a Luci Collin, comentando sobre literatura irlandesa.

Vocês sabem, Luci foi minha orientadora e eu encho a boca para dizer isso porque sou fã de carteirinha dessa mulher. Então, para quem é interessado no assunto, e para aqueles que querem se interessar, não deixem de aparecer lá. Até porque se Literatura não for um bom motivo, saibam que eles sorterão vale-Guinness para quem participar. :dente:

4 comentários em “Bloomsday 2007”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.