Menos de 2 por ano.

wall_o_books.jpgAcabei de ver no jornal, enquanto tomava café. Brasileiro tem uma média de leitura de menos de dois livros por ano. A pesquisa citada também falava que os franceses liam 3 vezes mais livros do que os brasileiros, mas que o número de compradores de livros era maior no Brasil (acredito que por motivos óbvios).

Mas fico cá pensando: do que adiantam esses números (e colocar livro por 4,90 no supermercado), se eles não fazem uma pesquisa dos motivos que levam o brasileiro a ler tão pouco? É burrice se conformar com a idéia de que a única razão para isso é o preço do produto, não é – até porque quando você tem bibliotecas públicas perto de você, dinheiro é só desculpa.
A base dessa situação toda é a educação. Enquanto em sala de aula ler for sinônimo de tortura, essa média continuará assim, bizonhamente baixa. E quem se habilita a “mudar o esquema”, agora que o jeito de ensinar Língua Portuguesa e Literatura já está tão cristalizado?

Éééé… futuro negro para quem pensa em viver de livros. Pelo menos o buraco na camada de ozônio diminuiu, né? :uhu:

13 comentários em “Menos de 2 por ano.”

  1. Hum, os brasileiros tem uma média maior do que a eu esperava. Mas obviamente ainda demasiado baixa.
    É porque ler é difícil, dá trabalho sabe… Imagina, tem que por o cérebro pra funcionar… TV é muito mais fácil, só ligar e ficar na frente babando.
    É triste…

  2. Eu pratico esgrima 😛

    Sinceramente, não dá pra culpar quem acha ler um pé no saco. Você é obrigado a ler livros engafadonhos e quando chega no terceiro ano ainda tem de agüentar interpretar textos de autores modernistas que não queriam dizer absolutamente nada com tudo o que escreviam. Ler na escola é sofrível porque a literatura brasileira se esmerou muito para o ser.

    Poe é a solução, hehe.

  3. Fora aquela garotada que além de ir pra escola TEM que fazer balé, inglês, espanhol, judô, kumon, aula de piano, academia, aula de teatro, natação e terapia. Daí sobram quinze minutos livres no dia, que elas usam pra papear no msn. Livro? Não sobrou tempo.

  4. Atendo-me apenas aos números da notícia que você leu: Se os franceses lêem 3 vêzes mais livros que os brasileiros, então são 3 x 2 = 6 livros por ano. Para um país “culto”, acho bem pouco. Fico aqui com a sensação que ao invés de o Brasil vir um dia a virar uma França, a França é que está virando um Brasil.
    Pessimista, realista ou simplesmente viajei na maionese?

  5. Isaac Asmivo tinha uma opinião interessante, de quem todos os seres humanos conseguiam obter prazer na leitura, ou mesmo ler sem um esforço bastante elevado. Seria o equivalente a nós, nerds, tentando dançar balé. Até acontece, mas o esforço não “compensa” o resultado.

    Quanto à França estar decadente, não acho que seja o caso. Simplesmente lá todos lêem um pouco enquanto no Brasil poucoslêem muito e muitos não lêem nada, o que explica os números. Médias enganam muito, pensar que no Brasil são 2 livros por pessoa por ano implica que o carinha da favela e seus 18 filhos todos lêem 2 livros ao ano, as dondocas de novela também e tudo mais.

    Na prática oque acontece é que existe um grupo de pessoas que lê e um que não lê. No Brasil o grupo que lê é pequeno com relação ao que não lê (o que explica os 2 livros ao ano) enquanto na França o grupos dos que lêem é maior em relação aos que não lêem, explicando a “média” maior (deveriam ensinar estatística desde o primário… afinal não é algo intuitivo nem muitofácil de absorver o significado intrínseco).

  6. Fabio on 24 Agosto, 2006 at 9:07 pm said:

    Isaac Asmivo tinha uma opinião interessante, de quem todos os seres humanos conseguiam obter prazer na leitura, ou mesmo ler sem um esforço bastante elevado. Seria o equivalente a nós, nerds, tentando dançar balé. Até acontece, mas o esforço não “compensa” o resultado.

    Quanto à França …. tudo mais.

    Na prática o…. intrínseco).

    Confesso que não sei se entendi muito bem o seu raciocínio, talvez seja elaborado de mais para a minha cacholeta (por que fui enrolar quando fiz Estatística, na faculdade?).
    Mas continuo achando que seis livros por ano para uma pessoa, o que, em média, dá um livro a cada dois mêses, é muito pouco para um país como a França.

  7. Eu já estou feliz por estar acima da média na correria que eu ando…
    Viu, vc devia se orgulhar! :joy:

    BjoS!

  8. Vale lembrar que todo levantamento é feito por meio de amostragem, que dificilmente chega a 2% do universo que se quer analisar, o que torna bem possível que os números estejam consideravelmente errados, ainda mais sem saber de quando e por quem foi feito o levantamento.

    Concordo com o que o Deriel disse, porém. Por observação empírica já é possível notar que alguns lêem muito e a grande maioria lê pouco ou nada. E mais uma vez preciso concordar com a Anica, seria ótimo tentar entender porque o brasileiro lê pouco, mas acredito que existe levantamentos semelhantes, já que é de grande interesse de Editoras, por exemplo. Pode não ser de acesso público (pesquisa AD HOC, por encomenda e registrada como particular) ou simplesmente passou batido.

    Sem mais, abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.