Copa do Mundo

O ano é 2006. Copa do Mundo de futebol. Lapônia e Mônaco disputam a final do torneio, com a Lapônia sagrando-se campeã por inacreditáveis 21×0, com gols de Erik Lamøy (4), Tom Høgli (3), Jonas Johansen (3), Espen Bruer (2), Torkel Nilson (2), Olav Råstad (2), Trond Olsen, Steffen Nystrøm, Espen Minde, Matti Eira e Leif-Arne Brekke. Se você está achando isso tudo meio esquisito e pensando que é descrição de alguma realidade paralela, calma, amiguinho. Estou falando sim de futebol e de uma Copa do Mundo. Mas essa não é a Copa da FIFA, mas NF-Board. O torneio citado contou com a participação de quatro equipes: Lapônia, Mônaco, Camarões do Sul e Occitânia.

O que esses times tem em comum? Fora o fato de que se em alguns casos você falar deles a pessoa pensará que você está inventando história (Lapônia?! Camarões… do Sul?!), a verdade é que o que une essas equipes é o fato de não fazerem parte da lista dos times inscritos na FIFA. Trocando em miúdos, por não serem reconhecidos como estados soberanos, eles não fazem parte do clubinho.

A NF-Board existe desde 2003, e a primeira Copa do Mundo (chamada VIVA, diferenciando da FIFA) foi essa de 2006. Existem outras organizações fora a NF-Board, mas eu acho que essa é a mais curiosa, até pelos times que fazem parte. Lembro que a primeira vez que ouvi falar foi através do meu irmão, comentando justamente da Lapônia. O intrigante é pensar na relevância do futebol, ao ponto desses lugares se associarem de modo a terem também uma competição, com todo aquele negócio de defender a camisa e representar um povo.

Eu sei, eu sei. Tem tudo para dar caca né? Misturar política e futebol, só faltava botar religião aí no meio.  Porém, o bacana nisso é como grupos de pessoas usando um esporte para se afirmarem como grupo. Não sei se fica claro o que penso disso, mas é mais ou menos como a literatura na Idade Média, reforçando o conceito de nação a partir do registro escrito da língua falada por determinados povos. E bem, não deixa de ser peculiar, se pensar que a NF-Board tem como membros o Tibete e como membro provisório a Ilha de Páscoa (?!!). E acho que o mais inusitado: lembram de Sealand? Aparece como membro associado.

Esse ano tem Copa do Mundo VIVA em Gozo, aliás, pelo que eu vi vai de 30 de maio até 6 de junho. Dá até para fazer um aquecimento para a nossa Copa, heim? O site da NF-Board é meio feio (só falta um gif piscando “NEW!” para lembrar dos sites da inet do fim dos anos 90), mas pelo menos vale para dar uma olhada caso tenha batido a curiosidade: http://www.nf-board.com/.

Um comentário em “Copa do Mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.