Terror das antigas

Lets_scare_jessica_to_death.jpgComo tudo mundo está careca de saber, eu gosto muito de filmes de terror. Na verdade, gosto tanto que já vi uma penca – bons e ruins. E é claro que, por ver muitos, eles em dado momento ficam extremamente repetitivos, é só ver o caso da quantidade de filmes no estilo Os Outros que saiu da época do lançamento deste até atualmente, por exemplo.

Aí, para fugir da repetição, a melhor forma é recorrer ao horror das antigas, de 1985 para baixo, até porque além de serem um tanto mais originais, os filmes dessa época ainda não estavam presos nas correntes do politicamente correto (hã,hã, falei bonito).

Desse modo, um dos filmes desse tipo que conferi recentemente é o Let’s Scare Jessica to Death. Eu não sei o título em português, procurei e não achei, o que é um mau sinal: provavelmente nem foi lançado por aqui. Malditos Gremlins!

Lançado em terras tupiniquins ou não, o fato é que trata-se de um ótimo horror psicológico. Não é do tipo “o filme mais apavorante de todos os tempos”, embora a cena final tenha me deixado com a pulga atrás da orelha. Aliás, é muito interessante o recurso da narrativa circular – a história começa e termina com Jessica, a protagonista, dizendo:

Fico sentada aqui e não consigo acreditar que isso aconteceu.E mesmo assim eu preciso acreditar. Sonhos ou pesadelos, loucura ou sanidade. Eu não sei o que é o quê.

É de longe uma boa apresentação da personagem, que por ter sofrido um colapso meses antes resolve mudar-se de Nova York com o marido e um amigo (ok, essa parte eu não entendi), para uma casa perdida em uma cidadezinha do interior. Por causa dessa frase inicial, toda e qualquer “aparição” que Jessica possa ver durante o filme é discutível: a pessoa que está assistindo nunca sabe (assim como Jessica), se o que surge na tela é real ou não – e que fique claro, essa condição é sustentada até o fim.

O único problema, na minha opinião, é que eles um tanto ingenuamente (cinema pré-Shyamalan, hehe) acabam entregando o “ouro” um pouco antes da hora, para ser mais exata: logo de cara. Mas, por incrível que pareça, isso não diminui a tensão do filme. Tem uma determinada cena na qual Jessica está escondida no quarto que é simplesmente agoniante.

Isso para não falar, é claro, daquele final. Como eu disse anteriormente, é de ficar com uma pulga atrás da orelha (e ter pesadelos logo depois). Assim, dá para dizer que Let’s Scare Jessica to Death pode não ser exatamente aquele filme no qual barulhos de porta batendo fazem com que você pule de susto, mas vale a pena conferir. Reparem que tive o cuidado de não falar exatamente o que é assustador no filme, porque estragaria boa parte da surpresa. Mas sim, é bacana.

Por falar em bacana e em filmes de terror, enquanto procurava imagens para ilustrar esse post encontrei um site muito supimpa para os amantes do gênero: The Terror Trap. Cheio de resenhas sobre os mais variados filmes assustadores de todos os tempos, muito completo.

8 comentários em “Terror das antigas”

  1. Cronenberg é oscilante. Ele consegue fazer a obra prima do Videodrome e as cacas do Scanners e do eXistenZ.

    Enfim, verei os 2. Recomendo: Fun House, do Tobe Hopper e, como falei antes, Videodrome do Cronenberg: a melhor coisa em terror que eu vi nos últimos anos (ok, tardio, mas vi :P).

  2. TAMBÉM GOSTEI MAIS DO VIDEODROME. AOGRA SEU ULTIMO FILME, MARCAS DA VIOLÊNCIA É BOM, FOGE UM POUCO DO SEU PADRÃO TRILHER E TAL.

  3. Pontos a considerar:

    1) 1985 não é um divisor de águas. O divisor de águas é meados de 1970 (“Last House on the Left”, “Chainsaw Massacre” e outros), com o surgimento dos slasher movies e assemelhados. Filme de terror “velho” é antes disso.

    2) Terror psicológico não se aplica a filmes antes de 1975, mesmo pq todo terror antes de 1975 entra nesse contexto. Depois de 1975 que durgiu de fato o “terror físico”. Portanto chamar o Jessica de terror psicológico é uma sacanagem, é so Terror mesmo.

  4. Fábio Bettega on 8 Fevereiro, 2007 at 9:52 am said:

    Pontos a considerar:

    1) 1985 não é um divisor de águas. O divisor de águas é meados de 1970 (“Last House on the Left”, “Chainsaw Massacre” e outros), com o surgimento dos slasher movies e assemelhados. Filme de terror “velho” é antes disso.

    Bom, você pode situar o surgimento dos slasher movies como divisor de águas, eu acho que a interferência do politicamente correto é que é. A Hora do Pesadelo, o primeiro filme, é FODA, especialmente pq não é limitado. Aí você observa o que foi feito do título anos para frente (como o que foi feito com Sexta Feira 13, que até o terceiro era muito bom, por exemplo). Tem qualquer coisa ali em 85 para frente que os filmes de terror simplesmente desceram ladeira abaixo, para mim. Por isso, voltando ao contexto do post, que gosto de assistir filmes de antes dessa época quando quero ver horror.

    Fábio Bettega on 8 Fevereiro, 2007 at 9:52 am said:2) Terror psicológico não se aplica a filmes antes de 1975, mesmo pq todo terror antes de 1975 entra nesse contexto. Depois de 1975 que durgiu de fato o “terror físico”. Portanto chamar o Jessica de terror psicológico é uma sacanagem, é so Terror mesmo.

    Se aplica a partir do momento que trata-se de um post sobre filmes de terror em geral (que inclusive cita filmes modernos) e estando todos no mesmo balaio, precisam ser diferenciados. E acho que a palavra que vc procurava era pleonasmo, não sacanagem.

  5. Bom, você pode situar o surgimento dos slasher movies como divisor de águas, eu acho que a interferência do politicamente correto é que é.

    Politicamente correto é uma cria de meados dos anos 90. A grande mudança dos filmes de terror foi justamente o terro físico: o gore e a violência explícitas que não existiam antes.

    E acho que a palavra que vc procurava era pleonasmo, não sacanagem.

    Sacanagem

  6. Ok, vou grifar para você entender. Na minha opinião, a mudança para terror físico não faz diferença, por isso eu limito os filmes bons de 1985 para baixo, embora não seja regra, já que gosto de Os Outros, que é recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.