Visões da Vida

No final de outubro o Cisne começou uma coluna no G1, chamada Visões da Vida. Como todas as coisas escritas pelo Reinaldo, vale a pena ler – e não digo isso por laços valinorianos. Por exemplo, mais de uma vez estive lendo uma Superinteressante e de repente, uma reportagem prendia minha atenção e eu pensava “Puxa, que texto bacana”. E quando batia os olhos no nome do autor… Reinaldo José Lopes.

É, ele é bom mesmo. Só dar uma olhada no último artigo – que aliás, rendeu nos comentários um momento… bom, sob o meu ponto de vista… hilário. Vocês sabem que sou defensora da liberdade de credo. Não acreditar ou acreditar que há um Deus, seja lá qual for, beleza. Mas sobre isso?

Não tem como deixar de pensar que alguém tá com a cabeça meio zoada. É preocupante.

10 comentários em “Visões da Vida”

  1. O.o

    Sim, esses cirstãos fervorosos me dão medo. Eu também sou um defensor da liberdade, e justamente por ser um defensor da liberdade acho bizarro esse povo que só acredita que a verdade deles é a correta. Ainda mais se essa “verdade” é a bíblia, livro que ninguém sabe exatamente a origem, quantas modificações no texto original ocorreram, etc.

    Pra mim a Bíblia devia servir como um guia espiritual, não como um “manual do mundo”. Mas deixa. 😛

    Eu perguntei pra quando era a sua monografia porque arrumar essas chatices da ABNT consome um tempo desgraçado. =/
    Você já tava digitando o texto com espaçamento duplo?

  2. Isso não foi sarcasmo, não? Parece…
    Me lembrei de uma cena que presenciei há um tempinho, no dia em que voltei da Europa (ui, que chique). Meu motorista contratado (ui, que chique) para me trazer do aeroporto à minha casa começou a conversar comigo sobre a basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele comentou a grandiosidade do lugar e como ele certamente comprovava a existência de Deus, só pela imponência da construção. “Como é que não há um Deus? Aí vem a ciência e fica tentando empurrar essas teorias pras nossas cabecinhas, um horror”. Nada contra o comentário, respeito o tipo de visão. Mas é curioso como o “outro lado” utiliza exatamente o mesmo instrumento para embasar seus argumentos. Por isso qu eessa é uma discussão infinita…

  3. Eu só acho meio pedante que não aceitem que existam pessoas que levam a Bíblia como verdade. Se quem acredita na Bíblia dissesse que sua verdade NÃO É ABSOLUTA, oras, não acreditaria na Bíblia, ué. Mais absurdo ainda são os cientificistas que não aceitam a imposição dos pontos de vista cristãos ( ou em vários casos, sua mera sitação); afinal, não são eles mesmos que vivem lutando para fazer o mesmo com os pontos deles?

    Que Deus tenha piedade de todos nós.

  4. Newspaper Editor on 8 Novembro, 2006 at 7:37 pm said:

    Eu só acho meio pedante que não aceitem que existam pessoas que levam a Bíblia como verdade. Se quem acredita na Bíblia dissesse que sua verdade NÃO É ABSOLUTA, oras, não acreditaria na Bíblia, ué. Mais absurdo ainda são os cientificistas que não aceitam a imposição dos pontos de vista cristãos ( ou em vários casos, sua mera sitação); afinal, não são eles mesmos que vivem lutando para fazer o mesmo com os pontos deles?

    Que Deus tenha piedade de todos nós.

    O problema é a leitura que se faz da Bíblia, e não acreditar no que está escrito na Bíblia. É tipo eu começar a pirar, a partir dos MEUS CONCEITOS que 2+2 numa soma de números inteiros não é 4, é, sei lá, 5. Aliás, esse ainda NÃO É o problema. O problema é fulano que diz que o 5 é a verdade, e que os outros que acham que é 4 são uns ignorantes que não conseguem enxergá-la. Você quer aceitar como sua verdade, vai nessa. Só não tenta impor essa “verdade” para as outras pessoas, oras.

    Outra coisa:

    Newspaper Editor on 8 Novembro, 2006 at 7:41 pm said:

    E antes que alguém me questione, sim, eu sou criacionista ferrenho. Afinal, além da questão da fé, eu prefiro mil vezes acreditar que vim da TERRA do que acreditar que vim dos MACACOS.

    Isso pode te surpreender tanto quanto me surpreendeu, mas a idéia é de que não “viemos” dos macacos, somos “primos” ou algo que o valha, o que não é, nem de perto, a mesma coisa.

  5. Ops… não vim participar da discussão, só deixar um link pra vc: http://www.pumpkingutter.com/

    Beijo!

    ps: eu acredito que exista um Deus, seja ele católico, umbandista, wicca, testemunha de jeová ou qquer outra religião. O que importa é ter fé. E, se vc tem fé e é fiel ao que vc acredita tá valendo. Mas não venha me impor verdades, pq não acredito em “verdades absolutas”. Já diriam por aí: CADA UM COM SEU CADA QUAL, E VIDE VERSO! =P
    E de-tes-to opiniar sobre estas questões…

  6. Esse tipo de comentário me faz pensar quantos anos essa pessoa tem. É incrivel como tem gente que realmente se fecha e só acredita no que quer, como se todo o resto fosse descartável.

  7. Newspaper Editor on 8 Novembro, 2006 at 7:37 pm said:

    Eu só acho meio pedante que não aceitem que existam pessoas que levam a Bíblia como verdade. Se quem acredita na Bíblia dissesse que sua verdade NÃO É ABSOLUTA, oras, não acreditaria na Bíblia, ué. Mais absurdo ainda são os cientificistas que não aceitam a imposição dos pontos de vista cristãos ( ou em vários casos, sua mera sitação); afinal, não são eles mesmos que vivem lutando para fazer o mesmo com os pontos deles?

    Que Deus tenha piedade de todos nós.

    Os “cientificistas”, caro Newspaper, não aceitam a imposição dos pontos de vistas cristãos por um motivo muito simples: Eles não são científicos. Não são frutos de um processo de conclusão baseado no Método Científico. Lembra? Observação, recolhimento de dados, formulação do problema, proposta de uma hipótese, realização de uma experiência controlada, análise dos resultados e conclusão.
    Depois de “descobrir” algo utilizando esse método o cientista não quer convencer ninguém de nada, quer apenas compartilhar a sua descoberta com as outras pessoas, cientistas ou não.

    Quer acreditar na bíblia, acredite, é um direito seu que devemos respeitar. Mas por favor não venha me dizer que os dinossauros não existiram por que nada sobre eles está escrito nela. Por esse raciocínio, vou concluir que eu não existo por que nela não há nenhuma palavra sobre mim.

  8. Newspaper Editor on 8 Novembro, 2006 at 7:41 pm said:

    E antes que alguém me questione, sim, eu sou criacionista ferrenho. Afinal, além da questão da fé, eu prefiro mil vezes acreditar que vim da TERRA do que acreditar que vim dos MACACOS.

    ps1: E antes que alguém me critique: Se é pedantismo não acreditar em contos da carochinha, em papai noel ou na bíblia, sou pedante sim.

    ps2: Só um lembrete: Os evolucionistas não dizem que nós descendemos dos macacos, mas dos mesmos ancestrais que os macacos, o que, a julgar pelo seu raciocínio, é pior ainda.

  9. Eu sei que vou me arrepender disso. Em fim.

    Para o cara do nick impronunciável: Não são todos os criacionistas que dizem que os dinossauros não existiram. A verdade é que a maior parte de nós (ou pelo menos os mais inteligentes) não ligam para a questão. Para alguém que lê e acredita na Bíblia, o fato de dinossauros terem ou não existido pouco afeta o que realmente importa, ou seja, o relacionamento Homem-Deus (não é o caso da Criação, reconhecido como um dos pilares da Fé). Sobre o método cientifico, oras, os crentes não aceitam o cientificismo exatamente pela mesma razão! 😉

    ao seu ps1: aplico aqui os mesmos princípios para mim que acredito na bíblia.

    ao seu ps2: para ser sincero, continua soando bastante grotesco.

    Anica: você tem um ponto interessante; a leitura que se faz da Bíblia em todos os casos é realmente pertinente. A questão é que, sinceramente, não vale muito apena discutir sobre a validade ou não da Ciência ou da Fé pelo simples motivo que a Fé tem coisas mais importantes sobre as quais tratar. E creio que a própria Ciência tambéma tem. Porém para albos os lados ainda há aqueles que gastam um bom tempo martelando que os que não acreditam no que acreditam são tapados ignorantes.
    :dente:

    Pronto, já me arrependi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.