Desisto

argumentSabe, há alguns m anos participo de discussões em fóruns e mais recentemente no orkut. No último caso, tenho tentado participar seria o termo mais correto. Depois de muito bater a cabeça na parede, deixo oficialmente registrado que eu desisto. É simplesmente impossível discutir naquele lugar (e notando bem como andam as coisas, acho que em qualquer lugar).

O estopim foi a velha discussão sobre aquele texto do “Um dia você aprende…” que rapaz chegou postando na comunidade Shakespeare como se fosse do poeta inglês. Algum anônimo postou dizendo que ‘não era Shakespeare’ e esse post foi seguido de um:

aff cala a bok anonimo idiota claro q isso eh shakespear¬¬
aff alem d vim fla merda ainad num mostra a kr¬¬
troxa

(assim, desse jeitinho mesmo)

Eu acabei comprando a briga do anônimo e postei, contando que a autora original desse texto é uma tal de Veronica Shoffstall e todo aquele blablabla que já contei para vocês aqui no Hellfire. Nenhuma resposta lá, mas hoje cedo na minha caixa de e-mails vem isso aqui:

desculpa mais a sua opiniao em relaçao ao texto esta incorreta. faça um visita ao site www.kixiki.com.br e tira a sua duvida, mas repeito a sua opiniao.obrigado!!!!!!!!!!

Ok, fora a óbvia dificuldade com a utilização do ponto de exclamação, o que mais fica claro aqui? Nosso amiguinho não sabe pesquisar, colocando como certo o duvidoso sem fazer qualquer pesquisa mais aprofundada (porque desculpem se estou soando arrogante, mas ‘kixiki’ não é referência para assuntos shakespearianos nem a pau) -ainda mais porque não cita FONTE do texto.

Há ainda de se reparar na educação e gentileza do rapaz que finaliza com um “respeito sua opinião”. Opinião?! Isso não é uma questão de opinião! Assim como diversas outras discussões nas quais as pessoas chegam com aquele papo de ‘é uma questão de opinião’ ao invés de argumentarem sobre a razão daquela opinião. Quando aprenderão que em alguns casos simplesmente não é?

No mais, se o problema fosse apenas o fato de pessoas assumirem coisas como verdades sem qualquer verificação além do papo de respeito à “opinião”, até dava para aturar. A questão é que essa falta de ‘pesquisa’ é mais um fruto do ego ferido do fulano que está discutindo – ele não está interessado em aprender qualquer coisa, só quer provar que está certo.

Isso fica ainda pior em discussões nas quais as pessoas tomam conceitos subjetivos como verdades universais, ou tentam “falar bonito” para provar o ponto de vista mas só falam bobagem. Exemplo? Tempos atrás li de um fulano:

Eu já li vários contos de Poe pq sei q ele foi uma inspiração pro meu escritor favorito Stephen King. Ñ acho q ele seja um escritor tão bom assim. Tem contos bons como Gato Preto e O Barril de Amontilado. Mas a maioria das histórias achei muito fracas narrativa demorada e histórias meio sem pé nem cabeça.

Não é que ele não possa gostar mais de Stephen King do que de Poe. Mas querer usar como argumento de que Poe é pior do que Stephen Prolixo King por ter uma narrativa demorada é ridículo, especialmente se levarmos em conta que, wtf, foi Poe quem criou a teoria do single effect.

Mas aí você de bom grado conta para o sujeito que hey, o enredo do King pode ser melhor do que o do Poe (pelo menos na opinião dele), mas que narrativa demorada ele não tem, explicando sobre single effect e afins, e o que o sujeito faz?

a) Ignora o que foi dito

b) Insiste nesse blablabla de ‘narrativa demorada’

É por isso que eu digo que as pessoas não sabem mais discutir. Pelo menos não no sentido de tentar aprender coisas, já que para elas mudar de idéia é um pecado fatal. Eu não tenho vergonha de mudar de idéia se alguém apresenta para mim bons argumentos que façam com que eu reavalie o que eu já tinha como certo, nem de reconhecer que ó, eu não sei tudo nessa vida e uma informação nova ou outra são sempre valiosas.

De certa forma sabe o que essas discussões me fazem lembrar? The Argument Sketch, do Monty Python. :gotinha:

7 comentários em “Desisto”

  1. “Eu não tenho vergonha de mudar de idéia se alguém apresenta para mim bons argumentos que façam com que eu reavalie o que eu já tinha como certo, nem de reconhecer que ó, eu não sei tudo nessa vida e uma informação nova ou outra são sempre valiosas.”

    Concordo. :uhu:

  2. Orkut só serve para 2 coisas.

    – Descobrir quem visita seu profile ;

    – Nada ;

  3. Essas coisas de discutir em orkut ja desisti a tempos, ainda mais em comunidades que permitem comentarios anonimos.
    Existem sim boas comunidades que o uso do anonimato eh justificado, e ateh mantem as pessoas na comunidade (quer rir mais do que briga de anonimos? )

    a sim, o uso da foto do The Argument Sketch do Monty Phyton foi fodao anica.

    e como o Lukaz disse, o orkut perdeu sentido faz tempos… 😀

  4. excesso de adolescentes… inclusive aqueles que não sabem que ainda são adolescentes.

    Mas vamos devagar, porque eu conheci vocês, né? A humanidade ainda tem coisas interessantes a oferecer.

  5. Eu publiquei esse texto da Veronica Shoffstall há um tempo atrás, no meu blog, dando o crédito a ela. Várias pessoas comentaram na época que esse texto era do Shake Shake.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.