Autismo

curiousEntão, o primeiro livro que tive que ler para a disciplina de Ficção em Língua Inglesa foi um livro infanto-juvenil muito premiado chamado “The Curious Incident of the Dog in the Night-time”, do Mark Haddon. Aqui no Brasil ganha o título de “O Estranho Caso do Cachorro Morto” e costuma ser confundido com livro policial (tanto que no submarino vendem junto com o Código da Vinci hehehe).

E pode até ser Literatura Infanto Juvenil, mas é um livro FODA. Foda como nenhum Harry Potter ou Crônicas de Nárnia consegue ser, I must say. Eu sei que estarei estragando a experiência literária de quem for ler esse livro ao contar sobre o que é, mas enfim: trata-se inicialmente da tentativa de um garoto autista de descobrir quem matou o cachorro da vizinha, e então a trama se complica.

O mais bacana é que ele diz coisas como “I do not tell lies. Mother used to say that this was because I was a good person. But it is not because I am a good person. It is because I can’t tell lies.” como quem fala do tempo. O charme do livro é que não é uma história sobre um autista, mas uma história contada por um autista. Ou seja: uma coisa é você ver um gurizinho rolando na grama e grunhindo, outra é entender a razão pela qual ele faz isso.

Divertido e diferente, e dá margem para muita discussão (tanto que é tema de monografia de uma garota lá da UFPR). Mas nem é sobre isso que quero falar. O fato é que lendo o livro me identifiquei tanto com algumas características da personagem principal, que estou começando a achar que sofro de certo grau de autismo.

Tanto que fui pesquisar com o sr. Google e achei uma lista de sintomas. Segundo a Autism Society of America, se a pessoa apresenta pelo menos metades dos sintomas da lista a seguir, ela pode ser autista:

1 Dificuldade De Relacionamento Com Outras Crianças
2 Riso Inapropriado
3 Pouco Ou Nenhum Contacto Visual
4 Aparente Insensibilidade À Dor
5 Preferência Pela Solidão; Modos Arredios
6 Rotação De Objetos
7 Inapropriada Fixação Em Objetos – ( apalpá-los insistentemente, mordê-los …)
8 Perceptível Hiperatividade Ou Extrema Inatividade
9 Ausência De Resposta Aos Métodos Normais De Ensino
10 Insistência Em Repetição , Resistência À Mudança De Rotina
11 Não Tem Real Medo Do Perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
12 Procedimento Com Poses Bizarras:(fixar objeto ficando de cócoras ; colocar-se de pé numa perna só ; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares …)
13 Ecolalia – ( repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14 Recusa Colo Ou Afagos
15 Age Como Se Estivesse Surdo
16 Dificuldade Em Expressar Necessidades – usa gesticular e apontar no lugar de palavras 17 Acessos De Raiva – demonstra extrema aflição sem razão aparente
18 Irregular habilidade motora – pode não querer chutar uma bola mas pode arrumar blocos.

Tirando 6 e 12 bateu tudo 😯

9 comentários em “Autismo”

  1. Hehehe… acho que o Fingol escreveu algo sobre isso uns tempos atrás… é só você escolher a doença e em minutos o Google diz se você está apto a tê-la… hahahaha…

    Eu até ia listar uns sintomas de outras doenças aqui, mas melhor não, porque daqui a pouco até eu começo a achar que também tenho algo.. hehehe

  2. Li esse livro enquanto estava em Londres, gostei tanto que trouxe um de presente pro Digus, hehe… em relação às mentiras que ele não pode dizer, o autor usa muito bem essa característica pra mexer com o leitor, pois as verdades que ele diz na maior ingenuidade e as constatações aparentemente óbvias muitas vezes escondem um fundo dramático… é bastante sensível e engraçado, vale mesmo a pena.

  3. Interessei-me pelo livro. Vou comprar um, com meus bonus da Saraiva, hehehe.

    E ah sim. Quanto ao autismo, nem se preocupe, você no máximo sofre de pautas. Pode crer que se você fosse realmente autista tudo isso que você tem dessa lista, ia ser dez vezes pior. Sem contar que quando você tem algum problema assim, você pode até ler uma listinha de sintomas que te descreve, mas a última coisa que você faz é dizer “Nossa sou eu!”. Mas as vezes essas coisas nos assustam, eu sei! heheh

    smack

  4. O livro parece bom mesmo, mas ainda estou juntando grana para comprar Nexus :love:

    Sem contar meu amor platônico com a obra completa de T. S. Elliot em dois volumes. Mas, R$ 150,00 está demais para o meu bolso ultimamente, por isso estou aceitando doações.

    Eu poderia estar roubando… eu poderia estar matando…

  5. Bom, eu parei de ler o post pq vc disse q ia estragar o livro. O Ristow trouxe esse livro lá da Inglaterra pro Digus e eu acabei não lendo pq não tenho muito saco pra ler em ingles. De repente vale a pena pra mim pegar a versão em portugues.

  6. “Ops, eu sou autista!” foi a conclusão a que eu (e depois o maridox) chegamos depois de assistir um programa da BBC sobre a doença. Huhauahuahuahuahuaha
    Vou ver se acho o livro em Inglês, já estou farta das capengas traduções alemãs!
    :***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.