Haikai

Ah, nossa! Eu finalmente consegui! Escrevi o haikai de primavera!
O negócio é o seguinte: desde que pipocaram as flores de ipês eu tenho vontade de escrever algo relacionado a isso. Porque é uma coisa marcante para mim, eu sei que o inverno chegou ao fim. E é algo lindo de se ver, por mais que eu tenha verdadeira paixão pelos tons de cinza da estação.

Enfim, nada melhor para falar de estações do que haikai. Mas o problema é que haikais (se for considerar como uma forma fixa) apresentam 5/7/5 sílabas. E para conseguir as malditas e ao mesmo tempo expressar o que queria? Nessas horas que eu decididamente tiro meu chapéu até para o mais parnasiano dos poetas. Fazer poesia não é fácil mesmo.

Bom, ficou assim:

Árvore florida
colorindo de amarelo
o adeus ao frio Inverno.

Escandindo o poema, a coisa fica assim:

Ár/vo/re/ flo/ri/da
co/lo/rin/do/ de a/ma/re/lo
o a/deus ao/ fri/o In/ver/no.

Um dia eu aprendo a rimar.

***

Ontem foi aniversário do Marlo e o clima estava muito bom. Eu realmente adoro ficar entre pessoas inteligentes e com senso de humor. Lógico, quem não gosta? Mas o nível de sacadas hilárias e comentários pertinentes por segundo estão acima da média.

Mas o mais bacana foi uma discussão que o Marlo levantou, a respeito de o que pode acontecer no futuro. Eu comentei com ele sobre uma matéria da Times que eu li, na qual especialistas discutiam o que poderia e o que não poderia acontecer no futuro. Aí ele disse que tudo o que foi levantado ali vai vai acontecer, porque é assim que funciona na humanidade: criamos uma meta e procuramos um modo de atingi-las.

Ele citou como exemplo o Júlio Verne e tudo o que ele criou na ficção e que depois passou a existir. Nisso entramos na conversa sobre signo e significado: no caso, uma coisa não existe enquanto não tem um nome.

Céus, e isso que estávamos bêbados

0 comentário em “Haikai”

  1. hihihi,sabe de uma coisa eu amo gato,sou louca por esse bichinho,meu Deus como pode uma criatura taum misteriosa e surpriendente?e mais:como pode existir um amor taum grande assim como o meu?é eu sei naum precisa responder, acho que vou me indo mais antes tenho que confessar que eu só entrei neste site por causa da fotinho de gato que tem,hehehe!!! : 🙂 :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.