A vida imita a arte

poeEsse é mais um daqueles chavões manjados, junto com o “Tudo que é bom dura pouco“, (fonte para chavões e algumas risadas: Homem Chavão ). De qualquer forma, não é à toa que podemos considerar essa sentença um chavão, acontece com relativa freqüência. Temos o casal apaixonado que não pode consumar o amor por causa de briga de família ou ainda o pobre órfão que consegue vencer na vida.

Mas confesso que nada me surpreende mais quando a vida imita uma obra como a de Allan Poe. No sentido de ainda me assustar quando vemos que as personagens de seus livros não são só “parte de uma história de horror”. Enfim, que o horror está aí, no cotidiano. Em uma matéria de jornal.

Essa notícia lembrou muito o conto “O Coração Denunciador” do Poe. Desde a frivolidade do motivo do assassinato (não que o ato seja justificável, é óbvio) até a conclusão do crime: a culpa, o dito “coração denunciador”, fazendo com que o assassino se entregasse para a polícia.

Confesso que é justamente por isso que o horror do Poe tanto me atrai. Não é aquela coisa de “uhh, monstrinho vai te fatiar em dez pedacinhos“. É o espelho negro da humanidade, o horror do qual o homem é capaz. E tudo escrito de forma tão brilhante, que não consigo entender como é que chega um moleque dizendo que gosta mais de Stephen King porque (há, há essa é a parte boa) a narrativa do Poe “se prolonga demais”. Fala sério.
Mudando de assunto, como foram de Carnaval? :dente:

8 comentários em “A vida imita a arte”

  1. Poe é, foi e sempre será o melhor escritor de terror de todos os tempos. Isso porque a questão de Poe, como você mesma disse muito felizmente, é não o terror como objeto, e sim como concequência: consequência da natureza humana. Além, é claro, de ser psicológica, paranóica, abrupta ( o que eu não caracterizo como defeito, embora aconteça por aí), a obra do Allan é, no mais simples possível, genial. Tudo o que eu escrevo extra-blog é inspirado nele( todos os textos que a humanidade jamais verá). Poe não vendeu a alma pro capeta. Ele era o capeta. E King FEDE.

    O carnava em Sampa foi sussa. Pena que mulher bonita tava tudo em Salvador 😆

  2. newspaper editor on 1 Março, 2006 at 11:46 pm said:

    Poe é, foi e sempre será o melhor escritor de terror de todos os tempos. Isso porque a questão de Poe, como você mesma disse muito felizmente, é não o terror como objeto, e sim como concequência: consequência da natureza humana. Além, é claro, de ser psicológica, paranóica, abrupta ( o que eu não caracterizo como defeito, embora aconteça por aí), a obra do Allan é, no mais simples possível, genial. Tudo o que eu escrevo extra-blog é inspirado nele( todos os textos que a humanidade jamais verá). Poe não vendeu a alma pro capeta. Ele era o capeta. E King FEDE.

    O carnava em Sampa foi sussa. Pena que mulher bonita tava tudo em Salvador 😆

    O King é aquele fulano para ler quando você quer só uma história bacana, e não um livro foda. Por isso dói quando comparam um com outro e ainda favorecem o King na comparação. :doh:

    Lukaz on 2 Março, 2006 at 1:17 am said:

    Foi bom bagarai, mas só enquanto eu não pulava o carnaval. o/

    E tenha dó, você acredita nas pessoas que leem Stephen King como prioridade?

    Você foi pra Bonito, né? Queria conhecer lá =P
    E não é uma questão de acreditar e tal, é mais de… hum… ficar chocada com esse tipo de opinião. :mrpurple:

  3. Puta notícia bizarra.

    Poe é um cara foda. Seu Dupin é muito genial em suas deduções (Adorei ele retratado por Alan Moore em “A Liga dos cavalheiros Extraordinários”). Seus contos são realmente de deixar o cabelo em pé, entre os meus preferidos está “O Barril de Amontillado”.

    Não faço comparações entre ele e King por quê nem é uma coisa plausível. Tirando “O Iluminado”, o restante da obra de Stephen King é literatura de metrô, não é ruim, mas é apenas diversão.

    Queria a HQ “A queda da casa de Usher” da Classics Illustred. tenho só em Scan, mas queria mesmo em papel. :dente:

  4. Tem sim, e não só essa como várias outras. O problema é que eu não lembro onde eu baixei essa. no entanto vou te passar os links das hds vituais do rapadura Açucarada onde você encontrará as outras, ok?

    http://hdvirtual.inteligweb.com.br/compartilhamento.php?id=MzUyNA==

    Na pasta “Classics” terá:

    O Conde de Monte Cristo
    Cyrano de Bergerac
    Ilha do Tesouro
    O Morro dos Ventos Uivantes
    Presente de Natal
    Tom Sawyer

    ****

    http://hdvirtual.inteligweb.com.br/compartilhamento.php?id=NTIwMQ==

    Na pasta “Graphic Novel” terá:

    A Letra Escarlate

    ****

    http://hdvirtual.inteligweb.com.br/compartilhamento.php?id=NTczMw==

    Na pasta “Várias” terá:

    A Ilha do Doutor Moreau
    Codex Arcana de H. P. Lovecraft

    ****

    A senha para todas as HDS VIRTUAIS é rapadura”.

    Vou correr atrás d’A Queda da Casa de Usher, se encontrar te aviso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.