Roma

rome.jpgSempre fui apaixonada por História, tanto que só me decidi entre essa e Letras na última hora. Talvez esta seja uma das razões para eu ter gostado tanto de Roma, desde o primeiro episódio. Soma-se à isso o fato de que sim, a série é MUITO bem feita (não deixa nada a dever para as melhores superproduções hollywoodianas) e, até mais do que isso, é muito bem conduzida.

O plot é conhecido por qualquer um que tenha concluído o ensino fundamental: todas as intrigas envolvendo Roma, no período de decadência da República, tendo como ponto principal o conflito entre Júlio César e Pompeu (isso, é claro, é o primeiro ano da série – o segundo ano já deve contar com as disputas entre Marco Antônio (nhâmi!!) e Otávio.

E por que é legal? Porque a série se sustenta não nas grandes personagens históricas, mas em duas figuras a parte: Titus Pullo e Lucius Vorenus, dois soldados da legião romana. A amizade que cresce entre os dois desde o primeiro capítulo, as aventuras no melhor estilo Forrest Gump… enfim, duas personagens extremamente cativantes.

Aqui vale destacar que, como acontece com os romances históricos, não dá para assistir a série como se fosse uma aula de História, fidelíssima aos fatos. Não, é bem romanceada. Talvez por isso fique até mais interessante (por exemplo, na hora que a Cleópatra estava para aparecer, você fica naquela dúvida: vão colocar uma mulher linda ou uma mulher feia como ela era de fato?).

Aliás, um mérito à parte são as atuações das atrizes, elas estão excelentes. A Polly Walker faz uma Atia perfeita – ela é uma p* egoísta e manipuladora e ao mesmo tempo não tem como você não gostar dela. Lindsay Duncan, que interpreta Servilia, também está muito bem, especialmente agora nos capítulos finais.

É, e faltam só três para eu acabar a primeira temporada. O mais bizarro é que estou morrendo de curiosidade para saber o que acontecerá no último capítulo, e ao mesmo tempo eu sei o que é. Então fica aí a dica, para quem ainda não assistiu, corre para conferir porque é realmente imperdível.

16 comentários em “Roma”

  1. Não tem como não gostar da Atia? Acho que só tive simpatia por ela em partes da segunda temporada, só que foi embora rápido. Tenho que admitir, porem, que, como minha namorada disse, ela é uma coroa bonita.

    O legal sobre o Titus Pullo e o Lucius Vorenus é que eles existiram mesmo.

  2. Minduim on 18 Julho, 2007 at 12:53 pm said:

    Eu também tô assistindo, na segunda temporada já. O último episódio da primeira é muito foda, o melhor até agora.

    Ahhhhhhhh agora estou ainda mais curiosa!! XD

    Ronzi on 18 Julho, 2007 at 3:58 pm said:

    Ai ai, Ana. Isso me lembra os bons tempos da tv a cabo. 😛

    Não se faz isso … :dente:

    Mas acho que já saiu os dvds por essas bandas, né? Aí em locadora sempre tem para alugar, e aí vc pode fazer de conta que tá com tv a cabo em casa ^^

    Raphael.. on 18 Julho, 2007 at 4:42 pm said:

    Não tem como não gostar da Atia? Acho que só tive simpatia por ela em partes da segunda temporada, só que foi embora rápido. Tenho que admitir, porem, que, como minha namorada disse, ela é uma coroa bonita.

    O legal sobre o Titus Pullo e o Lucius Vorenus é que eles existiram mesmo.

    Eu acho ela muito legal, apesar das maldades. Tem um senso de humor cruel, não sei. E sim, isso sobre o titus e o lucius é bem legal, quando o fábio me contou fiquei ainda mais curiosa sobre as personagens =]

  3. Bah! Ficou brava porque a Servilia ajudou a matar o Caesar? Ele mereceu, bateu nela, foi injusto e tudo mais. Tenho uns amigos que simpatizam com ele, eu também, mas mesmo assim. A cara da Atia no último episódio quando a Servilia conta o que vai acontecer está além de preço.

  4. Fala sério, a mulher destrói a vida do Vorenus e a da família do César só porque foi rejeitada e vc acha certo? Fala sério. Aquela mal comida merece um destino bem cruel. Mas pela carinha do Otávio ali no fim, logo virá 😆

  5. Tivesse só sido rejeitada, tudo bem. Mas nope. Ela foi rejeitava (sem ter feito nada) e ainda apanhou do epilético só porque gostava dele. Foi humilhada publicamente pelas pichações da Atia que agia motivada por pura inveja da felicidade dela e depois foi humilhada por ele. Ela, uma Brutus, junto com a casa dela, fizeram o que tinham que fazer: oporem-se ao ditador. No lance do Vorenus, também foram culpados o Octavio que falou demais e a Octavia ( pra não mencionar o exagero do Vorenus). É capaz da Servilia gostar mais da Octavia do que a própria mãe, que fez a filha se prostituir e matou o primeiro marido dela, se me lembro bem. Pode ser até que a Atia goste, só que é um gostar num jeito bem distorcido. Alias, quem começou toda essa história foi a Atia.

    Tenta assistir a segunda temporada assim que puder e veja se sua opinião muda. Ainda existe esperança

  6. Ué, só porque estou discordando de você não significa que eu estou errada. O que aconteceu ali pode ser visto sob diferentes pontos de vista, eu tenho o meu e vc o seu. Não tem essa de “ainda existe esperança”.

  7. Da mesma forma que eu fico com a sua opinião, e nem por isso tiro com a sua cara. Há uma diferença entre argumentar e querer “ser o certo”, especialmente em tirando com a cara dos que discordam de você para inferiorizar o argumento desses. Enfim, já vi dois capítulos da segunda temporada e continuo achando a Servilia uma mal comida. Otávio e Pullo continuam sendo as personagens mais fodas.

  8. Não fiquei chocado com sua opinião, anica. Como eu tentei dizer acima, eu tentei brincar, fazer parece que estava chocado. Também não “tirei com a sua cara”, não era minha intenção que parecesse que sim. O que fiz foi usar um pouco de humor pra fazer uma critica. Discordar e discutir sobre personagens é legal, divertido, não precisa necessariamente estar “tirando com a cara” do outro.

    Sobre o Octavio, acho o Octavio da primeira temporada (o infante) melhor ator que o da primeira. Ah, começou a passar Dexter na fox, por enquanto só vi os dois primeiros episódios também. Bizarro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.