Top5 Livros Escritos Por Brasileiras

1aee215a96803333140a69fae3bcc7f3Eeeeeeeeeeeeeeeeee hoje é dia da mulher, viva!! Para comemorar (?!!) decidi depois de muito tempo voltar ao Top5, fazendo uma lista com cinco livros escritos por brasileiras. Eu quase caí em tentação e elaborei uma lista de personagens femininas marcantes, mas aí pensei que isso seria perder o ponto: valorizar o trabalho das minas. Desculpa, homens, adoro muita coisa que vocês escrevem, mas vocês aparecerão em um outro top5 por motivos óbvios, ok?

Porque é isso, né. Igualdade. E eu não digo só em termos de validação de uma crítica que parece ver em nomes femininos estampados na capa um sinônimo de chick-lit 1. Por exemplo: dia desses li um cara argumentando que não há sexismo no mercado editorial porque olha lá a J K Rowling que ganhou milhões com o Harry Potter. Será que a gente conta para ele a razão do “J K” e não um Joanne Rowling estampado na capa? Podemos também mostrar o artigo da guria que depois de adotar um pseudônimo masculino passou a receber mais respostas das editoras. Enfim, não dá para botar a cara num buraco na terra e ficar repetindo que tá tudo bem, tá tudo certo, porque não está.

Então, justamente por isso, a ideia do top5 é lembrá-los do que acontece quando a irmã do Shakespeare ganha oportunidades. Vamos lá, fora de ordem: TOP5 LIVROS ESCRITOS POR BRASILEIRAS.

Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (Luisa Geisler): Mas olha que já é o segundo comentário sobre o livro aqui e eu me arrependendo cada vez mais de não ter feito um post só para esse livro. Correndo o risco de me repetir, recomendo não só a leitura, mas que você faça sem ficar procurando muita coisa sobre o livro. Confia no Ike e vai. Sim, o protagonista é homem. Não, eu não acho que só mulheres podem escrever sobre mulheres e só homens sobre homens. Esse livro mostra bem o motivo. Saiu pela Alfaguara em agosto de 2014.

Operação Impensável (Vanessa Barbara): Eu fiquei na dúvida sobre qual dos que li eu colocaria aqui, decidi ir pelo mais recente até porque foi o que mais mexeu comigo. Eu acho que o que me conquista no estilo da Vanessa Barbara é como ela consegue enxergar humor e doçura nas mais diversas situações. Pois note, Operação é sobre um rompimento, e mesmo assim o livro está recheado de momentos assim. Falei mais do livro aqui. Saiu pela Intrínseca em outubro de 2015.

Todos Nós Adorávamos Caubóis (Carol Bensimon): É um jogo interessante – o livro se passa em uma outra cidade, com personagens que nada têm a ver comigo e mesmo assim eu me flagrava me reconhecendo e reconhecendo lugares onde nunca estive. Deve ser a tal da universalidade que tanta gente fala? Não sei. Só sei que tem uns dois anos que li o livro e ainda hoje fecho os olhos e lembro de passagens como se a viagem de Cora e Julia fosse um momento no meu passado. Falei mais do livro aqui. Saiu pela Companhia das Letras em outubro de 2013.

Nossa Senhora D’Aqui (Luci Collin): A sensação que você tem nas primeiras páginas de Nossa Senhora D’Aqui é que chegou em uma festa onde todos se conhecem mas você não conhece ninguém. São pequenos fragmentos narrados por várias vozes, e aos poucos é possível ir montando a história. Só pela estrutura já valeria a pena, mas é Luci, né. E aí você ri em alguns momentos, sente aquele aperto no coração em outros e risca e rabisca trechos pensando “como é que pode, dizer algo tão simples de um jeito tão bonito?”. Não falei antes do livro por aqui, fico devendo um post para outra hora. Saiu pela Arte e Letra em junho de 2015.

Um útero é do tamanho de um punho (Angélica Freitas):  Eu não poderia terminar o top5 sem Um útero primeiro porque eu queria ter poesia aqui (a lista é minha, me deixa com meus critérios) e segundo porque a leitura do livro é tão, mas tão necessária – não só no dia da mulher. Queria que um dia o que agora é um dedo na ferida seja lido por garotas com estranhamento, com um “mas nem é assim!”. É o que posso desejar para esse 08 de março, no final das contas. Saiu pela Cosac Naify em outubro de 2014.


  1. eu vou me dar ao trabalho de fazer uma nota de rodapé lembrando que eu adoro chick lit, mas que não nego que o termo tenha lá uma conotação negativa, como literatura mais rasa que se concentra unicamente na busca da mulher pelo príncipe encantado e blablabla 

Um comentário em “Top5 Livros Escritos Por Brasileiras”

  1. Gostei muito das indicações. O livro da Luisa está na minha lista de favoritos. Inclusive também indiquei ele hoje. <3
    O que mais me deixou curiosa foi Operação Impensável.
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.