Bibliotecas no cinema

Sim, normalmente elas são só parte do cenário, não tem grande relevância para a história em si, mas mesmo assim estão lá: as bibliotecas. Sejam as grandes bibliotecas públicas ou as confortáveis bibliotecas pessoais, o fato é que algumas ganharam um lugarzinho especial na minha memória, seja por serem belíssimas, seja porque a cena em que elas estavam presentes eram marcantes. E foi por causa disso que resolvi fazer aqui um top5 unindo duas coisas que adoro: livros e filmes. Vamos então para o meu…

TOP 5 CENAS EM BIBLIOTECAS!

5. Três formas de amar (Threesome, 1994)

Eu acho que o filme nem é assim tão imperdível (lembro de ter gostado, mas assisti apenas uma vez), mas é engraçado como anos e anos depois ainda lembro da garota dando uma de Sally na biblioteca da faculdade, é uma cena bem marcante, no final das contas. Sobre o filme, vale se você de alguma forma estiver sentido saudades dos anos 90, porque ele é a cara dessa década (a começar pela trilha sonora).

4. Byzantium (idem, 2012)

Este aqui ganhou um lugar na lista não pela cena em si, mas porque a biblioteca que aparece na história é simplesmente a biblioteca mais linda que já tive a oportunidade de conhecer: a biblioteca do Trinity College em Dublin. Ela é tão, mas tão linda que fica gravada na sua memória para sempre, ao ponto de nos primeiros segundos da primeira vez em que ela aparece no filme, já dá para reconhecê-la. Infelizmente como Byzantium ainda é meio recente não fica fácil arrumar video das cenas em questão, mas vou deixar o trailer, até porque tem um momentinho com a biblioteca nele.

 

3. Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961)

No momento em que Paul diz eu te amo para Holly, onde eles estão? Em uma biblioteca! Óbvio que não ajuda muito no clima romântico da cena o fato de que Holly está lá para pesquisar mais sobre a América do Sul, para onde iria para se casar com Jose (reparem no jeito como a Audrey fala Jose da Silva Pereira, lovely!). Mas ok, eu sei que essa aqui também ganhou espaço pela biblioteca em questão e não pela cena em si. Mas ao contrário da anterior, essa é uma que ainda não conheço mas queria muito conhecer: New York Public Library. Se ler o artigo da wiki sobre o lugar, vai ver que ele já apareceu em muitos outros filmes.

2. Desejo e Reparação (Atonement, 2007)

Agora podemos voltar a falar de cenas lindas em bibliotecas? Ok, uma biblioteca bem caseira para começar. James McAvoy e livros. ‘Nuff said. Ah, tá, ok, não é tudo. É uma cena lindíssima de um filme lindíssimo e se você pensa no desfecho da história (que tem a ver com livros, no final das contas), ela ganha ainda mais força. Pena a Briony aparecer e estragar tudo. Menção honrosa ao vestido da Keira Knightley, que volta e meia é mencionado em listas de vestidos inesquecíveis do cinema.

1. Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin, 1987)

A biblioteca como o lugar favorito dos anjos, a confusão das “vozes” (na realidade os pensamentos) de todos que estão lá presentes. A beleza desta cena não é só visual: repare no vídeo abaixo que ele não tem legenda, e apesar de ser em alemão (idioma do qual eu não entendo lhufas) ainda assim você não perde o sentido do que está sendo transmitido. É maravilhoso, um daqueles momentos que fazem com que você saiba que está vendo algo especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.