Por que não sou cristão (Bertrand Russell)

O britânico Bertrand Russell foi já em vida reconhecido não só por seu raciocínio lógico, mas também pela defesa da liberdade de pensamento, tanto que em 1950 ganhou o prêmio Nobel “em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento”. É talvez que justamente por conta desses aspectos de seu trabalho que Por que não sou cristão mereça uma leitura mesmo daqueles que o são, sem preconceitos religiosos ou não, apenas vendo como pensa “o outro lado”.

Em uma coletânea de 14 ensaios envolvendo principalmente religião, Russell mostra de forma clara sua visão a respeito do que é crer e dos motivos pelos quais ele não crê. Em alguns momentos, talvez até mesmo pelo senso de humor e simplicidade com o qual discursa sobre tema tão complexo, ele lembre bastante os artigos de Richard Dawkins, biólogo famoso por suas duras críticas às religiões. Mas não achem que por Russell ter sido um filósofo Por que não sou cristão trata-se de um livro apenas para iniciados, qualquer um com um mínimo de curiosidade sobre o assunto pode acompanhar muito bem os ensaios de Russell.

Algo que salta aos olhos ao ler ensaios como o que dá título à coletânea é a atualidade do texto de Russell. Pensar que o primeiro ensaio é de 1927, e ver que alguns aspectos são válidos até para os dias de hoje não deixam de levantar a dúvida se o autor é que era um visionário ou nós que não mudamos muito de lá para cá (e considerando algumas passagens do livro, infelizmente parece que trata-se da segunda opção).

Por que não sou cristão não é um livro apenas sobre religião, há alguns ensaios que são mais voltados ao comportamento em sociedade (Gente simpática e Nossa ética sexual, por exemplo), há ainda A liberdade e as faculdades, que de certa forma parece casar bem com o apêndice Como Bertrand Russell foi impedido de lecionar na Faculdade Municipal de Nova York, de Paul Edwards. Mas o foco principal é mesmo a visão do filósofo sobre a religião, mesmo que em alguns se revele de modo mais sutil.

Como dito antes, pela simplicidade (e mais do que isso, clareza) com a qual faz suas observações, recheadas de um ótimo senso de humor, a leitura de Por que não sou cristão é válida mesmo para os teístas, pelo menos os que tem curiosidade para saber como pensam aqueles que não creem.  É sem sobra de dúvidas um livro polêmico, e talvez até pelo tema que aborde, ainda atual nos dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.