True Blood S04E12: Season Finale

Uou. Uouuu. Terminei o último episódio desta temporada (And when I die) de olhos arregalados, louca para comentá-lo com alguém que também esteja acompanhando a série. Simplesmente não acreditei na quantidade de informação e de coisa que prometeram para a próxima temporada e uouuuuuu, as coisas que tiveram coragem de fazer nos minutos finais. A essa altura do campeonato eu preciso avisar que este post tem spoilers? Espero que não. Mas sério, se você ainda não viu o último episódio, primeiro veja e depois volte aqui – tem muita surpresa para um dia só.

O episódio começa bem (com Marnie enfiando um garfo na mão de Jesus hehe). Aí tem toda a conversa de ser Halloween e as portas do mundo dos mortos estarem abertas, e em uma temporada cheia de fantasmas dá para saber que é a hora do oba-oba ectoplásmico, com direito a Rene aparecendo para alertar Arlene sobre Terry, e vovó da Sookie para tocar o horror no espírito da Marnie. Tudo acabou bem, e aí você olha para o contador de tempo e vê que nem chegou na metade do episódio ainda, e aí fica aquela dúvida de quais coelhos tirarão da cartola.

Aí dá uma caída no ritmo, com cenas que eu sinceramente deixaria para o episódio anterior. Sookie terminando com Eric e Bill e sendo cantada por Alcide, Sam se resolvendo com a Luna e fazendo as pazes com Sookie, Jessica dando uma de slut com o Jason e blablabla. Nada que realmente importasse. E  então você começa a pensar que as coisas vão ficar nessa lenga-lenga final de novela da Globo quando Alcide recebe uma ligação do trabalho e vai conferir o que aconteceu…

… Russell Fucking Edgington está de volta!!!!! Caraca, nem acredito nisso, notícia muito boa para a próxima temporada. Ainda mais porque se antes de ser aprisionado ele já estava meio louco, imagine agora – vai querer esfolar Bill e Eric. Que aliás, também surpreenderam na cena com a Nan (impagável o Eric mandando um “What a bitch” depois que o Bill enfia uma estaca nela). Só aí já são duas coisas que estou morrendo de curiosidade para saber como ficarão: o que Russell fará e o que Bill e Eric farão agora que a Autoridade quer a cabeça deles.

Mas não é sóóóó. Depois das cenas de sexo com a Jessica (aposto que alguém lá da HBO pensou que eles são gatos, tem mais sex appeal que qualquer outro casal da série e seria legal uni-los para essas cenas, né), Jason peladão abre a porta e dá de cara com… Reverendo Newlin transformado em vampiro!! Ele não pode atacar o Jason que está em casa, basta só não convidá-lo e pronto. Mas o que acontecerá desse encontro?

E então chegam os minutos finais. Eu já esperava pelo confronto Debbie e Sookie (ele acontece nos livros), mas não que ele fosse DAQUELE jeito. Não com Tara se jogando para salvar Sookie e levando um tiro na cabeça. Fiquei >> O____________o Foi um tiro na cabeça, gente, se fizeram a Tara sobreviver a isso eu desisto de True Blood. Se bem que né, sempre dá para chegar uma fada madrinha ou algum vampiro que ajude Sookie como ela gritou desesperada. Mas seria bem legal se a decisão fosse permanente, até porque se a quarta temporada deixou algo claro é que Tara que já era chata agora tá sobrando.

Único porém no episódio todo (e da temporada) fica por conta da Pam. A Charlaine Harris arruma uma saída até fácil para a relação dela com Eric – ela é como uma filha mesmo. Ela não tem crises de ciúmes sobre outras mulheres como teve neste episódio com a Sookie. Ela vê como um capricho de Eric, e depois quando vê que a coisa é séria inclusive tenta aproximar os dois, para fazer Eric feliz. Ali ela claramente se comportou como a namorada que tomou um pé e foi trocada por outra. E na temporada toda ela foi assim, fraca, sem graça, agindo impulsivamente – indo completamente contra a natureza dela tal como foi construída nas temporadas anteriores. Gosto que ela tenha bem mais tempo de tela do que se comparado com a primeira temporada, mas ainda acho que no caso da Pam a dos livros é melhor.

Mas enfim, muito foda. Mesmo. Eu esperava uma temporada fraca para o ano que vem, mas com as pontas que deixaram soltas nesse season finale, pelo menos o começo será muito, muito bom. Lembrando que o plot do quinto livro são alguns crimes envolvendo pessoas próximas a Sookie (Sam leva um tiro na perna, a casa dela é incendiada), é o tipo de coisa que dá margem para muuuuita inovação quando passada para a TV (só ver o que fizeram com o plot da guerra das bruxas). E agora acabou meu ritual de segunda, dar banho no Tuco, pegar minha taça de vinho e assistir True Blood. Sei que logo começa House e Supernatural, mas não é a mesma coisa. Blé!

9 comentários em “True Blood S04E12: Season Finale”

  1. Fábio Kabral – Fábio Kabral é escritor, autor dos romances “Ritos de Passagem” e “O Caçador Cibernético da Rua 13“. Escreve também em seus blogs e redes sociais. Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras, estudou Letras na UFRJ e na USP. Um dos fundadores do site “O Lado Negro da Força“. Já trabalhou como ator, dublador, livreiro e analista de mídias sociais. Palestrante de temas relacionados a afrofuturismo, afrocentricidade, candomblé, literatura fantástica, cultura pop e criação literária. Iniciado no candomblé e filho de santo do terreiro “Ilê Oba Às̩e̩ Ogodo“.
    Cabral disse:

    É… sei lá. Achei o episódio meio… hm.

    Deve ter sido a quebra de ritmo no meio.

    No fim, parece que a Marnie se prolongou só para matarem o Jesus – uma pena, queria ver mais os efeitos potencialmente nocivos naquele face sombria dele e o motivo daquelas trevas num personagem supostamente acima de qualquer suspeita. Será que os poderes dele permaneceram no corpo do Lafayette?

    Enrolação no meio, novelinha, três machos apaixonados pela mocinha, blá, blá, blá…

    Jason e Jéssica. Sei lá, e a Crystal? Nada? Queria que ele virasse pantera logo. Se é que vai…

    HAHA, Reverendo Newlin, o novo vampirinho da praça. O pior é que achei apropriado.

    RUSSELL. Bwhuahuaahuahuahu….

    Tchau, Nan. Acho que podiam mantê-la, o Eric e o Bill poderiam se unir com ela contra a tal Autoridade… mas ela escolheu ameaçá-los, em vez de falar com jeitinho. Tchauzinho.

    Quem é a fera rosnando pro Sam?

    TCHAU, TARA. Morreu, é certeza. Foi na cabeça pra termos certeza!

    “Por que você achou chato então, se tanta coisa legal aconteceu?!” Ah, mas… mas… sei lá, o ritmo foi meio… a construção, o corte não foi bem…

    Mas terminou bem. Acho. É.

    Até o ano que vem. HAHA. Brinks, acompanho sempre isto aqui, apenas não falo muito.

    1. Eu queria que o Jason virasse werepanther, tornaria as coisas mais legais. Mas acho que eles devem ter percebido que tem MUITO ser sobrenatural para pouco humano, aí devem ter resolvido mudar isso. Mas o quinto livro dá bastante ênfase para a transformação do Jason, de repente ainda acontece.

      Da Nan eu preferia que ela não tivesse morrido, gostava dela. E ela não tem volta mesmo. Mas a Tara… bom, acabei de ler q ela assinou contrato para a quinta temporada. Ela volta, só não sabe como. Pode ser tipo fantasma, já que Lafayette agora é medium e blablabla

      Falando no Lafayette, acho que ele ficou com os poderes do Jesus sim, e vamos ver isso na próxima temporada. Como a Maria Pretinha comentou na Valinor, torço para que isso seja um jeito de recuperar a personagem para o que era, e não o medroso que ele virou depois daquele negócio com o Eric =S

      1. Fábio Kabral – Fábio Kabral é escritor, autor dos romances “Ritos de Passagem” e “O Caçador Cibernético da Rua 13“. Escreve também em seus blogs e redes sociais. Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras, estudou Letras na UFRJ e na USP. Um dos fundadores do site “O Lado Negro da Força“. Já trabalhou como ator, dublador, livreiro e analista de mídias sociais. Palestrante de temas relacionados a afrofuturismo, afrocentricidade, candomblé, literatura fantástica, cultura pop e criação literária. Iniciado no candomblé e filho de santo do terreiro “Ilê Oba Às̩e̩ Ogodo“.
        Cabral disse:

        A Tara podia voltar tipo um zumbi decrépito, ia ser mó legal. -n

        Tá, contrato assinando tá assinado. Vamos ver. É capaz de voltar vivinha da silva.

        É, a Nan não precisava morrer. Poderia ter sido melhor explorada, tinha muito potencial – ainda lembro do blá, blá sobre beber tru blood e tal, e no instante seguinte se alimentar da coxa de uma pro oriental. Mas estaca no coração não tem volta, né?

        Russell. Sabe… unir-se com Eric e Bill contra a tal Autoridade? Quem é essa Autoridade? O que diz nos livros? Possíveis spoilers, manda aí. rs

        Jason Pantera, ainda acredito, hahaha…

        Maria Pretinha, que porra de nick é esse? Deuehuehuehue, acho que preciso dar uma passada na Valinor, hein? hahaha…

        1. Olha, não lembro de nada sobre a autoridade nos livros, não. Tem toda a questão da hierarquia, reis, rainhas, xerifes e whatevers, mas se eu não me engano é só isso. A ideia de Russell se unir ao Bill e Eric é legal, mas surtado do jeito que é será que ele vai conseguir pensar nessa aliança?

          Sobre a Maria Pretinha, pior que ela é das antigas mas nunca lembro qual era o nick dela antes de mudar para esse ahahaha. Mas sim, vc deveria passar lá de quando em quando =P

  2. É… minha cabeça também foi explodida no final da temporada. Mas… se Tara renovou contato p/ 5a temporada só vejo duas possibilidades: voltar como fantasma, ou vão inventar que a Sookie também tem healing power….

    1. Healing power nãããããão =((((

      Como ela terminou gritando somebody help me pensei na volta da fada madrinha, mas aí não pode ser a claudine já que o eric a matou.

  3. Nã vejo muitos óbices pro Newlin. Para entrar basta que hipnotize o Jason, né?

    Acho que ele está lá só para raptá-lo. O sujeito esteve MIA a temporada inteira; provavelmente é só um peão para m jogador maior… quiçá o próprio Russel, embora não imagine como ele poderia ter arquitetado qualquer coisa estando enterrado até agora. Asseclas, talvez?

    1. poutz, já vi tudo. não vai ter o barman querendo se vingar da morte do longshadow, será o russell querendo se vingar. e aí é bem como vc disse, colocam o newlin para raptar o jason, além de tocar outros horrorzinhos na sookie durante a temporada.

      o que significa q e se quiserem manter segredo de quem a está atacando, o russell só aparece mais para o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.