Música e Cinema nos anos 90

Aí hoje cedo vi no uol uma chamada dizendo “Relembre trilhas dos anos 1990 como Pulp Fiction” e eu fui logo clicar e conferir. Blé, para começar, não era trilha só dos anos 90, era tudo misturado. E o pior é que quem fez a seleção conseguiu pegar simplesmente a pior música da trilha de Alta Fidelidade, sendo que essa conta com a excelente Dry the Rain da Beta Band. Aí pensei: a graça da lista é que você nunca concorda e aí pensa logo na sua, então vou lá fazer a minha.

E foi uma viagem no tempo. O engraçado é que a década de 90 diz muito mais para mim do que essa última década que passou (lembro sei lá, das Torres Gêmeas e da faculdade? Que sem graça). Ouvindo novamente algumas músicas daquele tempo, e lembrando de alguns filmes que mesmo bobos foram tão marcantes naquela época, bateu uma nostalgia gostosa. É engraçado como a arte tem esse poder, de nos transportar para alguma época, com seus cheiros e cores.

Enfim, minha tracklist não tem nenhum critério além de ser músicas de trilhas sonoras de filmes dos anos 90. E sim, eu sei que algumas músicas da lista não são dos anos 90, mas bem, foram resgatadas nos anos 90 por causa desses filmes, há. Tem alguns filmes são meus favoritos até hoje em dia, o mesmo para canções. Outros eu achava o máximo quando era mais nova, e hoje em dia acho meio bocó. Acontece, a gente cresce e fica chato – estou falando de Trainspotting especificamente. O Clube da Luta eu ainda não envelheci tanto assim para deixar de gostar.

E como eu obviamente vou deixar alguma coisa de fora, sinta-se à vontade para complementar a lista com músicas das trilhas sonoras dos filmes dos anos 90. Dependendo da situação até faço uma dos anos 2000 (já que tem filme com trilhas ótimas que ficaram de fora por causa disso, como Donnie Darko, Quase Famosos e bem, Alta Fidelidade). Vamos à lista:

1. Pulp Fiction (1994) >> Urge Overkill, Girl You’ll be a Woman Soon
2. Fight Club (1999) >> Pixies, Where’s my mind?
3. Matrix (1999) >> Rage Against the Machine, Wake Up
4. Forrest Gump (1994) >> The Byrds, Turn! Turn! Turn! (To Everything There Is A Season)
5. Seven (1995) >> Nine inch nails, Closer
6. O exterminador do futuro 2 (1991) >> Guns n’ Roses, You could be mine
7. Cães de Aluguel (1992) >> Stealers Wheel, Stuck in the middle with you
8. Trainspotting (1996) >> Lou Reed, Perfect Day
9. Magnólia (1999) >> Aimee Mann, Wise Up
10. Três formas de amar (1994) >> General Public, I’ll take you there
11. Vida de Solteiro (1992) >> Screaming Trees, Nearly Lost You
12. Cidade dos Anjos (1998) >> Goo goo dolls, Iris
13. Débi e Lóide (1994)>> Dead Eye Dick, New Age Girl
14. Segundas Intenções (1999) >> The Verve, Bittersweet Symphony
15. Romeu + Julieta (1996) >> The Cardigans, Lovefool

(Ok, tive que fechar com 15. Já sei que deixei Ugly Kid Joe de fora (Wayne’s World) e Streets Of Philadelphia do Bruce Springsteen (Philadelphia), blé.)

5 comentários em “Música e Cinema nos anos 90”

  1. Depois volto para comentar a lista completa, mas, agora, um destaque para Where is my mind?, Wake Up e Wise Up que estão no topo da minha lista.

  2. ps: eu tenho toc e preciso indicar pelo menos um de 1993 e um de 1997, então para 1993 fica o streets of philadelphia mesmo, e para 1997 de chasing amy, a banda The Mighty Mighty Bosstones com The Impression That I Get =]

  3. Ótima seleção Anica.Destacaria “Wise Up”(com a arrepiante cena em Magnolia) e a sensacional “Stuck in the Middle With You”.

    Adicionaria a sua lista duas pérolas que fizeram parte da cena de abertura de dois ótimos filmes dos 90:

    “Waiting for the Miracle” – Leonard Cohen,do Assassinos Por Natureza(Natural Born Killers),um dos meus prediletos desta década:

    e “I’m Deranged” – David Bowie do insano Estrada Perdida(Lost Highway) do David Lynch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.