Exam (2009)

Se você passar os olhos na sinopse, até pensa que é tipo O Aprendiz ou algum reality show do gênero. Oito pessoas (quatro homens e quatro mulheres) chegam na última fase de um processo de seleção do que seria um emprego imperdível. Eles estão todos acomodados em uma sala sem janelas, onde resolverão uma “prova”. A “prova” é responder uma pergunta em oitenta minutos, sem rasurar o papel, sem sair da sala, sem falar com o guarda ou com o fiscal de prova. Quem não respeitasse uma dessas regras estaria automaticamente eliminado.

E então você pensa “ok, o que pode sair de interessante disso?”. Bom, o negócio é que no momento que eles abrem a prova, reparam em um pequeno detalhe: não há pergunta. O verso do papel está em branco, constando apenas o número de cada um deles para identificá-los. Uma das mulheres sob stress resolve escrever na folha “Eu acho que mereço ser contratada…” e mal escreve, o guarda a retira da sala por rasurar o papel de prova.

A partir daí os outros sete candidatos começam aos poucos a descobrir o que podem ou não podem fazer na sala, meio que decifrando o que estava por trás do discurso do fiscal de prova. Logo percebem que podem conversar, e que podem se levantar e movimentar na sala. E é então que começa a dinâmica entre eles, que dá toda graça à história. Lembra do ótimo O Cubo? Segue meio que a mesma linha, só que sem todo o sangue, focando mais nas relações mesmo.

Aos poucos você vai descobrindo junto com a personagem mais sobre elas mesmas e sobre a empresa na qual desejam tanto trabalhar. É óbvio que o não saber qual é a pergunta leva a tensão ao máximo e digamos que o modo como eles passam a se relacionar não ajuda muito a manter o clima de paz e harmonia.

Assim, não espere grandes surpresas, você saca as coisas antes que a história chegue ao fim. Mas ver as reações das personagens, o modo como elas vão crescendo enquanto o tempo vai passando, até que ponto cada uma delas chegaria pelo emprego, é realmente muito legal. Não vou dizer que é original, mas pelo menos está acima da média dos thrillers que têm saído ultimamente. Para quem ficou curioso, tá aí o trailer (sem legendas, infelizmente).

Um comentário em “Exam (2009)”

  1. Muito boas suas dicas, Anica. Estou anotando tudo! Essa semana peguei “Valhalla Rising”, que ainda não tive tempo de assistir, mas comento assim que conseguir. Tambem vou atrás desse “Exam”, por ter achado “Cubo” muito bacana.

    Só não concordei com um post anterior no qual você rapidamente desconsidera o “The Descent 2”. Verdade, não é tão interessante quanto o primeiro por não ter mais o fator novidade, mas ainda assim é legal! Eu achei, né 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.