Compras estranhas

booksbuyEntão que eu tenho cá essa minha mania de comprar livros. Não chega a ser compulsão, porque sou uma pobre consciente e não gasto o que não tenho, mas que vira e mexe fico namorandinho novos livros para comprar antes mesmo de terminar de ler os da última compra, eu fico. É mais forte do que eu, sabe. Vejo lá um site de livraria e fico fuçando os lançamentos, as promoções, as edições especiais… ai ai. Mas como já dito antes, não tenho tanta bufunfa sobrando então a escolha tem que ser mais criteriosa.

O problema é: mesmo com critérios (às vezes um tanto estranhos, do tipo “Caraca, olha o tamanho desse livro só por 20 reais!!!!”) algumas vezes eu acabo me metendo em roubadas. Por roubadas não quero dizer necessariamente que o livro seja ruim. Mas é um daqueles casos em que você olha para a estante e pensa “Onde eu estava na cabeça quando comprei isso?”. Resolvi então comentar de alguns deles com vocês, no…

…TOP 5:  QUE DIABOS ESSES LIVROS ESTÃO FAZENDO NA MINHA ESTANTE?

5. Lanark, Alasdair Gray

É um livro muito estranho. Não é ruim, longe disso. Mas a história toda parece a descrição de um pesadelo, e por pesadelo digo “situações absurdas tais e quais quando estamos tendo um sonho ruim”. O que acontece é que o livro é tão longo e tão doido que fica difícil evitar confusões. Mas sim, é um bom desafio, e no final das contas é legal.  O problema é que eu não conheço uma alma que tenha lido também, e aí ter vencido o desafio é meio idiota, sem sentido. É como se você finalmente terminasse de ler Ulisses do James Joyce e aí se desse conta que ninguém conhece “esse tal de Joyce” nem nunca ouviu falar da obra em questão. Poisé.

Categoria: Estranho.

4. A Sombra de Allan Poe, Matthew Pearl

Estava morrendo de curiosidade de ler essa história, já que era um romance que tentava solucionar os mistérios envolvendo a morte de um dos meus escritores favoritos. E bem, se tem Allan Poe no título eu mando meu critério às favas e compro logo o livro, e foi o que eu fiz. Resumo da ópera: fazia tempo, MUITO TEMPO que não lia algo TÃO RUIM. Eu se fosse Poe voltava dos mortos só para puxar o pé desse Matthew Pearl que se atreveu a escrever algo tão ruim.

Categoria: Ruim de dar dó.

3. Fantasmas do Século XX, Joe Hill

Eu tinha acabado de ler A Estrada da Noite e estava bem empolgada com o Joe Hill, filho do Stephen King. Gostei da narrativa, era divertida e de quando em quando rendia uns bons sustos – e vi o maior potencial no rapaz. Aí comprei Fantasmas do Século XX (e gente, sei que falo muito de vampiros e zumbis, mas o que eu curto mesmo são histórias de fantasmas, sério!), pensando que teria em mãos algo no mínimo similar ao Estrada da Noite. Hmmm… NOT! O livro é ruinzinho, bastante medíocre e nem ao menos diverte. Dá para contar nos dedos as histórias realmente legais e assustadoras. Uma pena. Mas ó, uma dica: sigam o sujeito no twitter (@joe_hill), adoro os twitts dele.

Categoria: Decepção.

2. Uma História do Diabo: Séculos XII – XX, Robert Muchembled

Para falar bem a verdade eu até hoje não sei bem o que me levou a comprar esse livro. Acho que tinha acabado de assistir ao Advogado do Diabo pela enésima vez e estava lá interessada pelo assunto, mas verdade seja dita eu não sou muito chegada em textos de “estudo”, digamos assim. E eu morro de vergonha de assumir isso, mas é um dos (RAROS!) casos de obras que mal li a primeira página, e que está aqui em casa só criando poeira. E antes que sugiram: não, não vou vender, doar ou trocar. Boto fé que em algum momento minha preguicinha vença e eu termine a leitura.

Categoria: (Vergonhosamente) Não li.

1. Artemis Fowl: o Menino Prodígio do Crime, Eoin Colfer

Foi mais ou menos na época de O Senhor dos Anéis (pelo menos do sucesso que veio na época dos filmes) e eu meio que tinha tomado gosto por fantasia. Somando a isso o fato de que a capa era LINDA (pelo menos na opinião da perua que mora dentro de mim), lá fui eu comprar o tal do Artemis Fowl. Deixemos as coisas assim: a parte mais divertida do livro foi tentar quebrar o código que vinha no rodapé (o que eu não consegui, se bobear era só um monte de símbolo um junto do outro sem sentido algum). Poisé. Nem toda fantasia serve para todas as idades, não importa o que o pessoal que vende o livro costuma dizer nesses casos.

Categoria: Não compre um livro pela capa.

4 comentários em “Compras estranhas”

  1. po… que pena que o Joe Hill não manteve o nível, de fato, A Estrada da Noite é bem legal…

    uma vez eu comprei um livro chamado CRIMES DE GUERRA: CULPA E NEGAÇÃO NO SÉCULO XX (http://www.travessa.com.br/CRIMES_DE_GUERRA_CULPA_E_NEGACAO_NO_SECULO_XX/artigo/baca1489-a5d0-4bde-980a-df63ad4666c0) e deixei na estante. depois de uns 5 anos resolvi ler e foi uma experiência horrível. são vários artigos falando sobre crimes de guerra mas os autores não tomam uma decisão definida a respeito dos culpados, então fica uma enrolação de primeira. além da presença de teorias bizarras a respeito da conotação sexual do ato de fuzilar alguém… :think:

  2. Oi Anica… tenho orgulhinho de dizer que meu vicio também são os livros… embora não ache tanto tempo para lê-los com a frequência que gostaria. Ai parei de comprar durante o ano porque lá pelo mês de novembro tem uma feira de livros na usp que dá descontos de no mínimo 50% com várias editoras participantes. E quando chega a tal da feira eu sempre digo que vou me comportar pq não li todos os livros comprados no ano anterior, mas nunca aguento. è terrível :-)… Mas já cai na besteira de compras coisa ruins e até livro repetido (ok, foi só uma vez)
    Coisas nérdicas rsrs
    Bj

  3. ha ha ha. Eu tenho algumas compras estranhas assim também. Acho que no final das contas todo mundo que gosta de ler acaba com uns micos pretos na mão.
    De cabeça eu consigo lembrar de três.
    1 – Elyakan e a Desordem dos Sete Mundos de Elizário Goulart Rocha – esse tem provavelmente uma das capas mais toscas que já vi. A única explicação que encontro para ter comprado é que ele estava bem barato (claro) e eu estava na Primavera dos Livros, ou seja, na pilha de comprar livro. O Paulo usa isso contra mim até hoje sempre que eu quero comprar algum livro que ele não concorda ele fala “lembra daquele livro bizarro que você comprou na Primavera dos Livros…”
    2 – A Menina da Sexta Lua de Moony Witcher – na onda de livros de fantasia comprei essa porcaria por R$10,00 em uma feirinha. Li mais ou menos até a metade e desisti.
    3 – Sobreviventes do Holandês Voador de Brian Jacques – ainda não sei o que me passou pela cabeça quando comprei esse. O que acontece é que vi a sinopse, pareceu7 interessante na hora que vi (devia estar com sono) e guardei o nome do livro. Um dia ele estava em promoção e no valor exato que eu precisava para poder usar um cupom de desconto. Aí fiz besteira de novo…
    Esse seu post daria um bom tópico lá no Meia Palavra.
    Beijos
    Cynthia
    PS: Achei o primeiro Artemis Fowl bem mais ou menos, mas a série melhora progressivamente nos livros seguintes.

  4. Oi Anica. Legal encontrar alguém que também gosta de livros! Ano passado comprei um Palm TX e agora baixo montes e montes de livros em torrents. Adoro policiais, ficção científica, romances de todo tipo, filosofia, arte, etc, etc. Vale a pena pegar os torrents, a gente sempre acha montes de coisas novas. E algumas boas! ((((:

    Também tenho montes e montes de livros que fui comprando pensando que me interessariam e continuam na estante esperando. São três paredes de estantes do alto a baixo. Sem falar que meu pai acaba de morrer e herdei os livros todos dele e da minha mãe (e do meu avô, que aliás era escritor, um dos introdutores da FC no Brasil, que ficaram com eles). Todos amantes de livros, então além das 3 estantes agora tenho 40 caixas de livros também, empilhadas diante das estantes.

    Na linha do pior que li, uma vez o vizinho do apartamento onde eu morava, um velhinho bem velhinho, ficou sabendo que eu gostava de livros (sou até tradutor!) e ofereceu que eu escolhesse o que quisesse da estante dele, tipo herança. Eu fui lá e escolhi montes de coisas, maioria em inglês, o que adorei. Fiquei conhecendo vários autores novos. Batendo papo, vi uma imensa coleção de Agatha Christie e comentei que odeio, o jeito dela montar as histórias é uma sacanagem, ela omite fatos que depois são fundamentais pra resolver o crime. Falamos e falamos e o velhinho já tava meio lento, e no fim fui colocando num caixote os livros que escolhi e ia indo embora quando ele disse “não esqueça a coleção da Agatha que você tanto gosta” e disparou a contar como a esposa falecida amava aqueles livros. Não tive coragem de repetir que odiava, então peguei os livros também… tentei ler um ou outro, pensando que talvez em inglês fosse melhor, mas não tem jeito.

    Mas os piores, piores mesmo acho que são 2 ou 3 da Danielle Steel que uma ex deixou em casa. Uso eles como suporte de um abajur. Muito melhor que ler!

    {}Overtake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.