Quem é Capitu?

Eu sei que ao mesmo tempo que diversas pessoas babam por essa personagem, às vezes até querer atribuir mais mistérios do que aqueles que Machado já deixou, existe lá também uma infinidade de pessoas que tremem só de lembrar que Capitu é personagem de Dom Casmurro (também conhecido como “aquele livro chato que fui obrigado a ler”). Eu, apesar de “obrigada” a ler Dom Casmurro, confesso que estou no primeiro time.

Não que eu tenha uma adoração tremenda pela personagem. Admiro sim, é a capacidade do Machado de ter incluído em nosso imaginário essa figura que é, por si só, uma interrogação. E acredito que justamente por isso que Quem é Capitu?, recém-lançado pela editora Nova Fronteira, é tão especial: ao invés de focar no mistério básico da traição ou não, ele vai além e mostra faces e faces não só de Capitolina, mas da obra Dom Casmurro em si.

A coleção de contos, crônicas e ensaios organizada por Alberto Schprejer conta com uma constelação de nomes, incluindo aí até Fernanda Montenegro, e outros “velhos conhecidos” do público como Lya Luft e Luis Fernando Veríssimo. São diversos autores, que vão desenhando a obra de Machado e levantando questões interessantíssimas que muitas vezes o leitor de primeira viagem podem deixar passar batidas.

O ponto alto do livro é o conto “O caso da senhora Santiago”, de Gustavo Bernardo. A idéia é simplesmente genial: a história toda é só a fala de uma personagem, e o leitor aos poucos passa a entender que a inerlocutora é a Capitu. O desfecho é tão nonsense e divertido que me fez lembrar até o humor dos Python. Verdade seja dita, o livro já valeria só por esse conto.

Mas tem muito mais. E, como disse anteriormente, a obra vai além de especular se Capitu traiu Bentinho, e justamente por isso levanta possibilidades infinitas de leitura. Sim, traiu. Não, não traiu. Sim, mas quem traiu mesmo foi o Escobar. Não, porque na verdade o Bento era gay (etc.). São diversas vozes, e no final das contas todas elas mostrando as mais variadas cores que a obra de Machado de Assis possui.

E justamente por isso, é um livro para agradar os dois lados: sejam os babões da Capitu, sejam os traumatizados do vestiba. Mesmo porque se o professor em sala de aula não foi capaz de responder a razão pela qual Dom Casmurro deve ser lido, Quem é Capitu? não só dá conta da tarefa de explicar, como também de deixar claro os motivos que fazem da leitura da obra de Machado um prazer. E eu fico aqui, tentando lembrar onde larguei meu Casmurro porque definitivamente preciso ler novamente.

Para quem quiser mais sobre o lançamento da Nova Fronteira, já está no ar um site especial sobre o livro. Tem leitura complementar, trecho do livro e outras coisitas mais. E antes que eu me esqueça: genial a idéia da capa de Marcelo Martinez.

3 comentários em “Quem é Capitu?”

  1. Como Fernanda Montenegro diss: Capitu é todas as mulheres brasileiras, por detras de todas existe um mistério que a propria necessidade de sobrevivencia num país tão injusto e machista as obrigaram a desenvolver.

    Adorei o seu blog, estou lendo “Quem é Capitu?” e farei um comentário no meu blog também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.