Quem mexeu no meu queijo?

Eu não era muito de acreditar nessas coisas de inconsciente coletivo (ou algo que o valha) mas o fato é há alguns meses que leio pessoas falando de mussarela. Toda vida escrevi assim, com dois ‘s’. Vou ao Angeloni e compro lá 200g de mussarela. Como pizza com mussarela. Etc. Aí esses sujeitos da mídia (provavelmente os que compraram briga com a expressão “risco de vida”) começam a escrever muçarela.

Gente, muçarela é muito feio. É tão grotesco quanto corassão. Ou ainda, páçaro. E aí os que usam essa grafia horrenda dizem que nenhum dicionário carrega esse sentido. Para o inferno o dicionário! Pelo menos nesse caso, visto que nenhum dos “dicionaristas” aparentemente vai ao mercado para ver como é que o negócio tem sido grafado.

Não me levem a mal. Acredito sim que deva existir um dicionário, pelo menos no sentido de “documento que padroniza a grafia dos termos”, até porque bem, eu acho que se cada um escrevesse do jeito que quisesse não daria nem 50 anos e ninguém se entenderia (pega o exemplo do miguxês aí. Eu me esforço, mas juro que tem coisa que eu não consigo compreender).

Mas acredito que falta também um pouco de semancol, pelo menos para a mídia e os militantes do “português correto”. Se a grafia adotada pelas pessoas foi essa, por que seguir uma minoria (btw, Aurélio e Houaiss já bateram as botas, né? Tem algum “dicionarista” vivo aí? Ou pelo menos tão vivo quanto a língua portuguesa?)? Eu acredito em “padrões” mas acredito também que é a maioria que dita o padrão. Nesse blablabla de mussarela ou muçarela, eu deixo a dica: pesquise pelos termos no Google e veja qual é o que dá mais respostas.

6 comentários em “Quem mexeu no meu queijo?”

  1. Alexandre Esposito – Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Mas trago na cabeça uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia "tudo é divino, tudo é maravilhoso".
    Alexandre Esposito disse:

    Mas essa parada do correto ser muçarela não é nova. Um professor meu há alguns anos já havia falado disso e mostrado no VOLP.

    Eu até concordo que é feião e que mussarela soa MUITO melhor. Talvez seja a hora de rever isso. Mas não acho que é culpa da mídia… eles estão fazendo a obrigação em escrever da forma que é considerada correta.

  2. Não acho que escrever certo seja uma obrigação da mídia. Obrigação da mídia é informar e registrar os fatos. Aliás, se cumprissem essa obrigação, provavelmente “alguém já teria revisto isso”.

    Em tempo: anúncio do google: “mussarela: pizzaria laticinios” kkkkk

    (omg, preciso arrumar os smiles dos comentários)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.