Deuses Americanos de graça!

Neil Gaiman é mesmo um cara genial. Não, não cheguei a brilhante conclusão por ter lido mais algum livro dele, mas é por causa da última que ele aprontou. O blog dele fez aniversário no mês passado, e como parte das comemorações ele colocou lá uma enquete perguntando “Se você fosse oferecer um livro meu para uma pessoa conhecer minha obra, qual livro seria?”

Ganhou Deuses Americanos (embora eu ainda ache que Lugar Nenhum seria uma obra mais apropriada para “apresentações”, mas enfim, democracia é uma droga). E aí vem a surpresa: ele disponibilizou o Deuses Americanos na web, de graça! Ficará no site da HaperCollins durante todo o mês de março, e ele já pediu para que todos anunciem alegando que se o negócio funcionar:

a) Eles poderão disponibilizar outro livro de graça e

b) Mais cedo ou mais tarde eles (aka HaperCollins) permitirão disponibilizar o livro em formato eletrônico.

(Palavras do Gaiman!)

Então, sejam batutinhas e espalhem a notícia por aí. Sim, infelizmente é a versão em inglês. Mas se você não consegue ler em inglês, não seja egoísta, divulgue! Caso tenha aquele amigo que morre de curiosidade sobre alguma obra do Gaiman que não seja Sandman, ofereça o link para ele (clique com o botão direito sobre o link e depois selecione a opção ‘copiar endereço’). Você estará ajudando e se ajudando (já que o próximo livro pode ser algo ainda não lançado aqui, certo?).

Resumindo, é por isso que acho o Gaiman genial. Já teve aquela história de deixar o áudio de A Paixão do Arlequim disponível no dia dos namorados, agora vem essa. Se tem um escritor que está sabendo utilizar a web para se promover, eu não tenho dúvidas de que seja ele. Eu não sei nem se devo dizer “para se promover”, porque isso tem até um tom meio negativo. Mas alguém que está aberto para as possibilidades que a internet oferece.

Sorte nossa.  😉

4 comentários em “Deuses Americanos de graça!”

  1. UPDATE: Parece que algumas pessoas não gostaram da proposta do Gaiman, e aí ele escreveu um post em resposta. Post *muito* bacana que coloca a visão do autor sobre literatura (conclusão básica: propaganda boca-a-boca ainda é o que faz a diferença.) Você pode ler a resposta do Gaiman aqui: http://journal.neilgaiman.com/2008/02/nature-of-free.html

    Outra coisinha: para quem ainda não leu Sandman, a primeira parte do primeiro arco de sandman (Prelúdios e Noturnos) está disponível (de grátis, na faixa, no vascão!) no site da DC, em pdf. Palavras do Gaiman “Embora apenas a DC conheça o motivo pelo qual as duas últimas páginas estão na ordem errada”. Mesmo assim, vale conferir. Em inglês. -> http://www.dccomics.com/media/excerpts/1696_1.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.