Senhores do crime (Eastern Promises)

eastern_promises.jpgEntão que na última terça saiu a lista dos indicados para o Oscar e eu senti falta do Russel Crowe pelo Ben Wade de Os Indomáveis lá. Acho que por isso fiquei ainda mais curiosa sobre cada um dos filmes cujos atores principais foram indicados. E está aí a razão pela qual ontem quis assistir Senhores do crime, sem ter lido nada do filme (o que é bem atípico no meu caso, devo dizer).

E tornando uma longa história curta, o fato é que tive mais uma ótima surpresa. Senhores do crime é um daqueles filmes que te fisgam desde o começo, apresentando personagens de uma maneira que parece óbvia para então nos lembrar da complexidade da personalidade de cada um. É aí que o filme ganha pontos extras: porque ao te fazer acreditar que você já sabe como determinada personagem se comportaria, vem um fato que derruba sua certeza e o obriga a refazer a imagem da personagem. E isso do começo até o fim.

Isso, é claro, contando o lado dos “senhores do crime” em questão, a máfia russa na Inglaterra. Somos apresentados a três personagens-chave: Semyon (Armin Mueller-Stahl), o chefão; Kirill (Vincent Cassel), filho do chefão e Nikolai (Viggo Mortensen), motorista de Kirill. Os negócios vão bem até que uma parteira, Anna (Naomi Watts), decide investigar as origens de uma menina que morreu ao dar a luz. O diário deixado pela menina acaba levando Anna direto à Semyon, uma espécie de “padrinho” da comunidade e portanto alguém apto a traduzir o diário e ajudá-la a localizar algum membro da família da menina para entregar o bebê.

A trama toda girará em torno dessa criança, a questão, como sempre, é como isso é feito. E aí eu tenho que dizer, a indicação do Viggo não foi à toa. O cuidado com o qual ele conduz a personagem do começo ao fim é crucial para aquele efeito que comentei inicialmente, de a todo instante você ter que reformular o que pensa sobre determinada personagem. Se tem alguém ali que não dá para saber quem é, é justamente ele.

O sotaque, o tom de voz baixo nunca denunciando o sentimento, as ações contraditórias… tudo leva para aquele tremendo ponto de interrogação, que faz Anna em dado momento questionar: Quem é você? Ele está realmente muito bem, é uma pena que ele esteja concorrendo em um ano que tem nomes como o do Daniel Day-Lewis entre os indicados.

No mais, o filme é realmente muito bom. Deixa de tracejar a linha entre bom e mau para pessoas comuns e senhores do crime – o que é algo interessante, diga-se de passagem. Só deixo um aviso para quem estiver pensando em ir ao cinema com a namoradinha: tem uma cena de luta de pelo menos um minuto (ou mais), na qual o Viggo está completamente pelado. Se não quiser ouvir “hihihi” ou ir para casa pensando que sua menina está comparando o seu bilau com o do Aragorn (hehehehe), melhor assistir outra coisa heim?  Ou pelo menos certifique-se de que ela já passou da idade para esse tipo de reação.

4 comentários em “Senhores do crime (Eastern Promises)”

  1. Não achei tão bom assim o Eastern Promises… ok, não é dos piores do Cronenberg, mas também não dá pra colocar do lado de pérolas como Videodrome e History of Violence.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.