Os filmes do Oscar 2008

Como vocês sabem, eu costumo acompanhar o Oscar, inclusive participando de bolões e afins. Como vocês também sabem, a noite do Oscar é aquele dia no qual você xinga a Rede Globo pela péssima transmissão (e por TER que passar o Big Brother quando a cerimônia já começou), incluindo aquela tradução simultânea do capeta que não te deixa entender o que estão falando em Inglês e é simplesmente impossível de entender o que estão falando em Português, uma vez que o tradutor quase nunca completa as sentenças “Esse filme foi…. e eu devo muito ao…. E que bom que participei do…” (etc.).

Mas independente do stress, é bom assistir pelo menos os mais comentados, até para você não fazer feio no bolão. Como a divulgação dos nomeados só sai daqui 15 dias e você pode correr o risco de perder a oportunidade de assistir alguns favoritos no cinema, elaborei uma lista com os filmes mais comentados lá fora. Mas que fique claro, estou seguindo apenas os comentários dos sites relacionados com Oscar, ainda não vi a maior parte dos filmes e minha opinião pessoal sobre eles coloco a medida que eu for assistindo, certo? (Para sinopse do filme, clique nos títulos):

sweeney.jpgSweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet: se for indicado a tudo que estão dizendo que merece, provavelmente será o campeão de indicações, especialmente porque além das categorias principais (filme, diretor, ator e atriz), também está muito bem cotado para as mais técnicas (maquiagem, direção de arte, som, etc.). Estréia no Brasil dia 8 de fevereiro.

Desejo e Reparação: Está colado com Sweeney Todd na corrida pelas indicações. Reparem na estratégia de lançamento aqui no Brasil: o filme é baseado em um romance de Ian McEwan cujo título em inglês é Atonement – traduzido aqui como “Reparação”. Porééém, o filme foi dirigido por Joe Wright e tem Kiera Knightley dobradinha nomeada a 4 Oscars por… “Orgulho e Preconceito“. Bota um ‘Desejo e’ ali na frente e voilà! Um título ao estilo Jane Austen! Estréia dia 11 de janeiro no Brasil.

Os Indomáveis: Western, o que sempre vale um ponto a mais lá fora. Russel Crowe, Christian Bale e muito falatório sobre o filme, mas não está com banca de favorito. Já estreou aqui no Brasil, no dia 28 de dezembro.

Na Natureza Selvagem: A idéia é bacana, o rapaz larga tudo depois de se formar e se manda para o Alaska. Dirigido pelo Sean Penn, está sendo cotado para as categorias principais, inclusive é um dos favoritos para indicados a melhor filme. Já chegou aqui no Brasil, no dia 31 de dezembro.

Sangue Negro: Paul Thomas Anderson na direção e Daniel Day-Lewis no papel principal e aí está mais um filme muito cotado para as categorias principais. O engraçado é que eu ouvi falar tanto deste filme que eu achava que ele era um dos favoritões, mas parece que nas últimas semanas perdeu espaço para outros, incluindo o Na Natureza Selvagem. Estréia no Brasil dia 15 de fevereiro.

Onde os Fracos Não Têm Vez: esse se manteve firme entre os favoritos, embora a maior parte dos comentários sobre o filme sejam apenas sobre as categorias principais. Pode ganhar prêmios importantes, mas é pouco provável que seja um daqueles arrasa-quarteirão tipo O Retorno do Rei. Estréia 1º de fevereiro aqui no Brasil.

Fiquem de olho também:

Juno: Nos últimos dias caiu nas graças do pessoal lá fora e agora está sendo cotado até para melhor filme. Estréia no Brasil no dia 15 de fevereiro.

O Escafandro e a Borboleta: Bastante comentado também, tem todo aquele clima de superação de dificuldade que eles adoram. Estréia no Brasil depois do Oscar, dia 28 de março.

Antes que o diabo saiba que você está morto: Não parece ter muitas chances mas ao mesmo tempo tem a pinta de filme ‘cult’ da vez. Estréia aqui no dia 15 de fevereiro.

Hairspray: ao contrário de filmes como Sangue Negro, está mais cotado para categorias técnicas do que as principais. Já estreou no Brasil, no dia 21 de setembro (provavelmente já dá para encontrar nas locadoras).

Conduta de Risco: estão elogiando bastante e George Clooney está entre os favoritos para melhor ator desse ano. Chegou no Brasil dia 7 de dezembro.

Destaques nas categorias técnicas:

Tem sempre aqueles filmes que não apresentam nenhum graaaaaande roteiro, nenhuma ótiiiiima atuação, nem direção brilhaaaante, mas ao mesmo tempo ganha lá seus pontinhos nas categorias técnicas. Alguns que estão bem cotados são: Stardust, 300 e Elizabeth: A Era de Ouro. Os dois primeiros já estão nas locadoras, Elizabeth chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro.

4 comentários em “Os filmes do Oscar 2008”

  1. Segundo a Dani, Atonement é fidelíssimo ao livro e, portanto, um excelente filme (eu achei ele excelente mesmo sem ter lido o livro). Onde os fracos não têm vez é do caralho.

    Mas…. BEFORE THE DEVIL KNOWS YOU’RE DEAD é simplesmente fjskdhjfsnfjsdfdhtdhfsdcfscsldnryciueyricucriw (isso é bom, BTW). Foda foda foda foda.

    Vou falar dele no meu blog. Stay tuned 😛

  2. Quero muito ver esse aí, fiquei bem curiosa. Ontem vi o No Country for old men, muito muito muito bom (mas depois escrevo sobre ele :eba: )

    E antes que eu me esqueça, para quem se interessou pelo tema do post, tem aí uma dica do que pode pintar no Oscar: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL250644-7084,00-ONDE+OS+FRACOS+NAO+TEM+VEZ+E+O+FILME+DO+ANO+PARA+CRITICOS.html

  3. Com certeza será um dos Oscar mais competitivos da História. Maaasss, não vi nada aqui a respeito de O Caçador de Pipas!..hehe…é um puta filme, muito bom mesmo, o que pode lhe render prêmios inesperados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.