Série Vaga-lume

Eu não conheço pessoa que goste de ler e não lembre com certa nostalgia da Série Vaga-lume, da Editora Ática. Os títulos da coleção funcionavam como “porta de entrada” para o hábito da leitura, e talvez eram umas das exceções agradáveis nas listas de livros que éramos obrigados a ler na escola.

O Mistério do Cinco Estrelas, Xisto no Espaço, Éramos Seis, Escaravelho do Diabo… tantos livros que tivemos o prazer de ler, ao ponto de deixarmos guardados no baú das boas lembranças junto com brinquedos e desenhos animados favoritos. Poisé, a coleção está fazendo 35 anos agora.

Vendo o caso desta série, fico cá pensando até que ponto aquele velho argumento do “Mas pelo menos Harry Potter fez os jovens se interessarem por Literatura”. Com todos esses títulos disponíveis, não dá para afirmar que os jovens estavam perdidos em um mar de clássicos “chatos” até chegar o bruxinho.

Nada contra o livro da Rowling, nada mesmo. Só alertando para o fato de que há livros bacanas por aí, e chamar a atenção da piazada para eles depende também um pouco de nós apresentarmos essas coisas que sabemos que são legais para eles. Até porque agora Harry Potter acabou, né? E aí, eles lerão o quê?

28 comentários em “Série Vaga-lume”

  1. Hey Anica! Como vai? Que coincidência, uma amiga minha linkou para eu ler bem um artigo do seu blog!
    Faz tanto tempo, não?
    Mas parabéns, o novo design está lindão. Eu acabei lendo uma dezena de posts. Sua verve é ótima, mas disso até eu lembrava. 😛
    E não custa nada deixar um “oi, quanto tempo”, mesmo se tratando de nerds, não é?=)

  2. Li muito pouco quando era criança. Foi um hábito muito pouco incentivado pela minha mãe. Os livros da Vagalume eu nunca nem conheci.

  3. Ray on 26 Agosto, 2007 at 8:20 pm said:

    Hey Anica! Como vai? Que coincidência, uma amiga minha linkou para eu ler bem um artigo do seu blog!
    Faz tanto tempo, não?
    Mas parabéns, o novo design está lindão. Eu acabei lendo uma dezena de posts. Sua verve é ótima, mas disso até eu lembrava. 😛
    E não custa nada deixar um “oi, quanto tempo”, mesmo se tratando de nerds, não é?=)

    Uia, que batuta, já sou até linkada. Obrigada, Ray :mrpurple:

    Lukaz on 26 Agosto, 2007 at 9:59 pm said:

    Li muito pouco quando era criança. Foi um hábito muito pouco incentivado pela minha mãe. Os livros da Vagalume eu nunca nem conheci.

    Eu duvido que vc nunca tenha lido nada! O_O
    Até porque esses livros eram SEMPRE pedidos nas escolas 😮

  4. Me deu vontade de comprar pro Mateus, mas será q ele já está na idade??? Ele gosta é de ler gibi, mas eu tbm gostava hehe… na verdade ainda fico na dúvida quando compro um gibi pra ele se não estou comprando pra mim.
    Confissões demais pra um comentário.

    BjoS!

  5. Anica, dei mais uma lida na lista de títulos e acho que sei qual o problema. Não é da minha época. Lembro de ter visto alguns títulos, mas eles tinham sido lidos pelos meus irmãos.

  6. A verdade é que eu não lia quase nada. As professoras passavam tanto tempo explicando estilos literários que a gente nem precisava ler os livros. Só li três livros inteiros até o 3º ano.

    Minhas professoras de literatura sempre foram fraquinhas. Nunca desenvolveram o gosto pela leitura na gente.

  7. Nossa eu amor ler e vim parar aqui por causa do comentário do A menina que roubava livros (acabei de comprar), e encontrei esse post sobre a Série Vagalume, eu li muitos e deu muita saudade. O Escaravelho do diabo é o meu preferido 🙂

  8. O primeiro livro da série vaga-lume que eu li,foi “A serra dos dois menino”, livro emocionante que despertou em mim o hábito de ler. E queria que em minha casa tivesse livros como esse, sabe para eu ler, mas mesmo assim eu li outros como:”Sozinha no mundo”, a “Ilha perdida” e agora estou lendo “Xistos no espaço” e pretendo ler “Menino de assa” e “Éramos seis”.

  9. adoro os livros da série vagalume
    eu já li:
    eramos 6
    escaravelho do diabo
    sozinha no mundo
    o outro lado da ilha
    o misterio de 5 estrelas
    quem manda já morreu
    o caso da borboleta atiria
    um guinomo na minha orta
    bem vindos ao rio
    um inimigo a cada esquina
    na mira do vampiro
    a arvor q dava dinheiro
    dinheiro dos ceus
    a jangada

    um cadaver ouve radio
    aventuras na trilha do taro
    e muitos outros
    todos são otimos
    :love:

  10. Realmente, essa coleção é incrível… Independente se tem 35 anos qualquer pré-adolescente ou adolescente que ler vai amar e se identificar muitas vezes… Sonhar, fantasiar coisas que faltam no mundo de hoje… Amei e jamais esqueci da importância que tiveram em minha vida. Li vários … Primeiro na escola e depois não consegui mais parar … Indique para seus filhos, sobrinhos …

  11. Ola
    Sempre gostei de ler os livros da seir vaga lume, e ficou muito triste quando recomendo para os meus alunos e eles não se interessam. O que mais gostei(e chorei muitooooooo) foi “A serra dos dois meninos”. Maravilhoso!
    Gostaria de saber onde compra-los, ja procurei e não encontrei.
    abraços…..

  12. amanda tabem gosto muito !!!!!!!!!! sempre kis ter a coleção inteira.gosto mais da ilha perdida,zezinho,montanha encantada,de todos!!!!!!!!!!!! :confused: :ideia: :mrpurple: :grinlove: : 🙂 🙄 😛 :g: 😉 :gira: :blah: 😐 :think: 😀 :nana: :surprised: :ueba: :kiss: 🙁 :angry: 😎 :iei: :hug: 😆 😥 :oh: :joy: :sigh: :disgusting: 😳

  13. sou apaixonada por todos os livros da coleção vaga-lume tenho muitos como “oescaravelho do diabo”, “o mistério da cidade-fantasma”, “spharion” , etc………
    adorei o blog
    bjos

  14. Oiee!!!!

    Adoro os livros da Série Vaga Lume, meus três livros preferidos são:
    A Ilha Perdida, O Mistério da Cidade Fantasma e o Escaravelho do Diabo… :mrpurple: :iei: :ueba: :grinlove: 😛 😉 :gira: 👿

  15. E eu procurando o autor de Montanha Encantada, acabei encontrando o blog. Estou neste momento numa sala cheia de informática e a cada título que eu lia aqui, era uma algazarra e uma enxurrada de comentários aqui. Puxa que saudade! Não que Harry também não tenha divertido.

  16. Concordo plenamente! Leio a sério vagalumes até hoje(quando posso me livrar dos textos teóricos da faculdade) Digo que deveriam valorizar as literaturas infanto-juvenis brasileiras pois são realmente boas!

  17. Nossa! Achei esse post seu procurando pela série… Era completamente alucinada pela serie vaga-lume. Na ultima capa sempre vinha imagens das capas dos outros volumes e na ultima vez em que li um livro da serie faltava poucos para completar a coleção. Era exatamente isso, eu colecionava leituras, heheheheh. Só depois de muito tempo fui descobrir que havia muitos outros títulos… Que saudade. Vou ver se acho para os meus sobrinhos.
    bjks. 😀 😀 😀 😀

  18. Acho que li quase todos os livros da Série VagaLume.
    Pegava emprestado da biblioteca da escola e lia 5 por semana!
    Tive até que pagar 2 deles, que peguei emprestados e acabei perdendo, não sei como… Marcos Rey já diria: O mistério do livro perdido…
    Mas é sério, adoro essa série!
    O blog é muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.