Absurdo.

Estava dando minha sondada básica no G1 quando encontro mocadinha em um canto a notícia sobre a chegada da vacina contra HPV no Brasil. Já fiquei meio indignada com a ênfase tão pequena dada à notícia tão importante (porque o mundo precisa saber que hoje é o terceiro dia do São Paulo Fashion Week, por isso essa matéria merece mais destaque, saca?). Mas aí, começo a ler a reportagem e vejo…

A primeira e única vacina aprovada contra o HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero, chegou ontem à rede privada de saúde do país. O preço final ao consumidor vai ficar em torno de R$ 500 por dose em clínicas e laboratórios de análise, mas ele pode subir em breve.

500 reais para uma vacina tão importante é simplesmente patético, a prova de que até quando o assunto é saúde, antes vem o lucro e depois o cidadão. Para os mais perdidos que só zapearam o quote acima, o motivo de ser tão importante: O HPV é responsável por mais da metade dos casos de câncer no colo do útero.

É realmente um mundo imbecil. Enquanto ” O fabricante estuda formas de facilitar o acesso da vacina ao consumidor com empresas reguladoras de crédito” (que piada), “o Instituto Nacional de Câncer (Inca) esperava 20 mil novos casos de câncer de colo de útero no Brasil.”

Valha-me.

2 comentários em “Absurdo.”

  1. Hej!
    Isso é foda… Lá na faculdade eu vejo horrores de coisas tão ruins ou piores do que isso. E o pior é saber que muito médico (inclusive alguns professores, mas, felizmente, não todos) não são contra esse tipo de coisa… Muito pelo contrário, apóiam, se isso for ajudar-lhes a lucrar… As vezes desanima.
    Mas well… Mudando o assunto, para coisas mais interessantes… Eu preciso do teu telefone Ana, eu só tenho o do Bettega, e acho que é melhor passar o teu lá na Words… Manda por SMS, e-mail ou sinal de fumaça, por favor! Depois eu te passo o deles, é bom dar uma ligada pra lá também!
    smack

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.