Admirável mundo novo

Antes de mais nada deixa eu dizer: continuo achando que não há coisa mais legal no mundo – no que diz respeito ao hábito da leitura – do que garimpar sebos. Passar um tempããããão procurando por pérolas e ficar toda serelepe porque achou uma edição bacanérrima por uma brecinha camarada e afins.

Isso para não falar do prazer de encontrar livros que estão fora de catálogo – aquelas obras legais que sabe-se lá porque eles não publicam mais (talvez porque só você ache legal, mas aí já é outra história).

Enfim, no final do ano passado fui apresentada a um mundo novo (sacou o trocadilho, hehe). Há eraaaaas eu quero um Os Filhos da Candinha, reunião de crônicas do Mario de Andrade que fizeram com que eu me apaixonasse perdidamente por ele. Mas bem, estava fora de catálogo (ênfase no estava, foi relançado ano passado), o que tornava minha busca bem ingrata.

Independente do fato de agora poder comprar o livro no submarino por 25 reais,o fato é que comprei uma edição djóia deste livro através do site Estante Virtual. E eis que chegamos ao assunto do post, hehe.

A página reúne mais de 300 sebos em todo o Brasil. Ali você pode pesquisar o acervo de qualquer um dos sebos cadastrados, e o site atuará como intermediador na hora da compra. Você diz “Quero esse livro”, o site avisa o sebo que você quer e o livro fica reservado. Se você concluir a compra, o sebo envia o livro bonitinho para você, sem problema algum. O meu Os Filhos da Candinha chegou razoavelmente rápido (levou uns 4 dias), visto que veio lá do Recife.

O único porém é que você só fica sabendo que eles têm o livro que você procura, mas não sabe qual é o estado do livro. No meu caso eu dei sorte, o meu está ok – até porque tive o cuidado de pegar uma edição relativamente mais recente na hora de comprar (fica a dica para quando forem usar o Estante Virtual). Mas não dá para saber se está riscado, rasgado e afins, como você pode fazer quando está nos sebos “normais”.

De qualquer modo, fica aí a sugestão. Especialmente para quem ainda não conseguiu achar muita utilidade na internet, hehe. Na verdade, AS SUGESTÕES. Se tiver oportunidade, leia Os Filhos da Candinha. Crônicas sempre correm o risco de ficarem “datadas”, mas é só ler Brasil x Argentina ou Esquina (meus favoritos) para ficar de queixo caído com a atualidade do que Mario escreveu há tantas décadas atrás.

15 comentários em “Admirável mundo novo”

  1. Pinheiros, aqui na Cidade do Pecado, é o point dos sebos. E assim, eu compro no mesmo lugar 9que é em pinheiros) há 7 anos. O fato é, acho que já comercializei mais livros nesse lugar que dono de açougue, e nunca me canço de, quando estou completamente duro e não tenho nada para vender ir para lá, pegar um danquinho e passar horas babando nas edições russas dos clássicos cossacos e ficar ouvindo jazz; aliás, tá aí uma mistura muito boa, jazz e sebo 😮
    Bog knows why

  2. Higor, ás vezes vc soa meio “cult” demais 😛

    Sebos são muito legais mesmo, mas aqui em Sampa, alguns comercializam os livros mais caros que os novos.

  3. Ronzi, cult? Ahh véi, você sabe muito bem da minha opinião sobre eles. Cult é assisstir Almodovar pra falar que viu filme alternativo, lanchar na Paulista com roupa xadrez e ler ”Hell Paris” por ser ‘sensação pop’. Isso sim é um chute nos ovos.

    Aliás, se num me engano são os da Zona Oeste que vendem livros NOVOs pelo DOBRO DO PREÇO de livriaria. Qualquer dia eu pergunto pra em dono de um desses lugares QUAL É A JOGADA. :disgust:

  4. Higor, por saber exatamente sua opinião que disse isso 😆

    Quis ofender mesmo aquele cara que há meses tá me prometendo uma beer e não paga. :dente:

    Lanchar na Paulista não apenas com a roupa xadrez, mas com terno xadrez e all star riscado, sem contar os óculos pretos com armação larga e o cabelinho oleso a la beatles, com uma bolsa de carteiro e um James Joyce (que não leu) aparente, hehe. São Paulo tá ficando nojenta.

  5. Sabia que era ressentimento 😀
    Até o fim de fevereiro eu juro que pago o que devo. Aliás, eu tenho seu número, mas não sei quando ligar. Odeio quando ligo para os outros e atendem dizendo que não estão o estão ocupados. Desencoraja, saca?

  6. Newspaper Editor on 5 Janeiro, 2007 at 10:56 am said:

    Sabia que era ressentimento 😀
    Até o fim de fevereiro eu juro que pago o que devo. Aliás, eu tenho seu número, mas não sei quando ligar. Odeio quando ligo para os outros e atendem dizendo que não estão o estão ocupados. Desencoraja, saca?

    Papo furado. O Cel continua o mesmo, o telefone de casa estou de mudando e te dou o novo semana que vem… acho que a Anica vai falar que isso não é chat…
    🙄

  7. Amanhã, sábado, deverei estar fazendo um depósito de uma quantia inimaginável de dinheiro (incrível merreca de R$21,40) na conta de um sebo da Paraíba que deverá estar me enviando um exemplar de um livro que li quando fazia filosofia na USP e estará assim encerrando uma procura, busca, garimpo e sei lá mais o que, de mais de doze anos pelos sebos da vida (Sampa e alhures). Na época tirei cópia xerox (já era crime, mas acho que não tão crime como hoje, dada a facilidade com que copiávamos livros inteiros), mas sabe como é, um exemplar do livro é sempre mais legal do que aquelas encadernações “xerocopiais”….

    De joelhos, cabeça baixa e levantando os braços para o céu, reverenciando-vos humildemente agradeço-vos, prezada autora desse agora mais ainda inestimável blog, por tão útil e apreciada dica. [Pena que não tem emo fazendo reverência no seu blog].

  8. Tenho asco destes caras que decoram meia dúzia de nomes de filósofos, e saem por aí achando que encontraram o real sentido da vida, mas não conseguem nem definir o que é real para si mesmos ou fruto de suas percepções sensitivas. ARG!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.