Enquete:

Pense rápido. De todos os filmes feitos em Hollywood que na realidade são uma regravação de filme estrangeiro QUANTOS são melhores do que os originais, QUANTOS preservaram o sentido dos originais e QUANTOS não mastigaram certos momentos para ficar mais ao gosto do consumidor? Aguardo respostas (sério).

Estou fazendo essa pergunta porque ontem eu assisti Asas do Desejo, também conhecido como “O filme que originou Cidade dos Anjos“, entre outras coisas. Desde já vamos deixar claro que ambos têm anjos, anjo que quer ser humano e uma história de amor, mas é .

Enquanto a versão tiosânica do filme insiste no romance entre o anjo e a doutora, o original vai muito mais além: é uma filme sobre a vida, sobre a paixão por pequenas coisas que nos tornam humanos como tomar um café ou mexer os dedos dos pés ao tirar o sapato. Há sim, o momento do romance do anjo com uma trapezista, mas a idéia dos dois juntos parece ganhar mais força só na última meia hora do filme, antes disso ela é só mais uma das pessoas sendo observadas por Damiel e Cassiel.

trapezioAliás, nessas observações, quanta coisa linda e extremamente poética. Na biblioteca, por exemplo, somos apresentados para um velhinho chamado Homero, que ao contrário do poeta grego, queria escrever épicos de paz. Eu utilizei o verbo ‘apresentar’ ali, porque é o que de fato acontece, a visão que temos das pessoas é a visão que os anjos têm.

Nisso, para marcar essa visão angelical, o diretor optou por tons sépia, fugindo de quando em quando para o colorido (que aí é exageradamente colorido, o que cabe bem na situação de marcar que a pessoa só enxergava em uma tonalidade e então passou a ver cores).

Enfim, é um filme lindo. Ainda estou mastigando (hehehe) e acho que era o tipo de filme que eu não me importaria de ver novamente. Cidade dos Anjos? Bleh. Segura o guidão, porra!

16 comentários em “Enquete:”

  1. Nunca vi nenhum dos dois. Quanto à suya pergunta, tembém não sei responder. De fato, o último filme que eu vi pela primeira vez foi o Metrópolis, do Friz Lang. E pra esse, eu espero, não há versão “pra vender”.

  2. Huhauahuahuahauhauha
    “Segura o guidão” foi phoda!
    Eu sou muito suspeita pra falar de Der Himmel Über Berlin (não tem cristão que me faça entender porque mudaram tanto o título na tradução!!! :x) já que sou fã de carteirinha do Bruno Ganz. Então acho que em relação a esse filme a minha opinião não conta. Mas se você pegar outros como Abre Los Ojos e sua versão estadunidense (infinitamente inferior) já pode ter uma boa margem de comparação, né?
    :***

  3. Newspaper Editor on 29 Maio, 2006 at 1:02 pm said:

    Nunca vi nenhum dos dois. Quanto à suya pergunta, tembém não sei responder. De fato, o último filme que eu vi pela primeira vez foi o Metrópolis, do Friz Lang. E pra esse, eu espero, não há versão “pra vender”.

    Eu não me surpreenderia se fizessem. =/

    Anna on 29 Maio, 2006 at 1:11 pm said:

    Huhauahuahuahauhauha
    “Segura o guidão” foi phoda!
    Eu sou muito suspeita pra falar de Der Himmel Über Berlin (não tem cristão que me faça entender porque mudaram tanto o título na tradução!!! :x) já que sou fã de carteirinha do Bruno Ganz. Então acho que em relação a esse filme a minha opinião não conta. Mas se você pegar outros como Abre Los Ojos e sua versão estadunidense (infinitamente inferior) já pode ter uma boa margem de comparação, né?
    :***

    Poisé, eu fico lembrando de filmes que foram originados por outros estrangeiros e caraca, não vejo uma bola dentro de hollywood. Ei, diz uma coisa, qual é a tradução literal de “Der Himmel Über Berlin”???

  4. Sabe que me interessei bagarai?

    Mas pra mim, não existe melhor romance que Brilho Eterno. :love:

  5. Ah, vi essas duas versões, mas eu pensei que o meu problema era Nicholas cara de chorão Cage.

    Quanto à metrópolis de F. Lang… bem tem um metrópolis _inspirado_ nele feito por Tezuka Osamu, que virou desenho animado recentemente pela mão de Katsuhiro Otomo. Eu gosto dos dois. :dente:

  6. Asas do desejo é maravilhoso, tudo. A única coisa melhor em Cidade dos Anjos é o nome do anjo, Seth, que é muito fodístico.

    Falei com o Higor no msn e acredite, ele é normal… 😮

  7. Lukaz Drakon on 30 Maio, 2006 at 12:22 am said:

    Sabe que me interessei bagarai?

    Mas pra mim, não existe melhor romance que Brilho Eterno. :love:

    O negócio é que Asas não é um romance. Pelo menos não típico =]

    Kiki/Primula on 30 Maio, 2006 at 9:51 am said:

    Ah, vi essas duas versões, mas eu pensei que o meu problema era Nicholas cara de chorão Cage.

    Quanto à metrópolis de F. Lang… bem tem um metrópolis _inspirado_ nele feito por Tezuka Osamu, que virou desenho animado recentemente pela mão de Katsuhiro Otomo. Eu gosto dos dois. :dente:

    Ahh, mas os orientais conseguem mandar bem em adaptações e afins. O problema são os americanos mesmo, com a mania de ‘condensar’ e deixar tudo mastigadinho

    Ronzi on 30 Maio, 2006 at 2:44 pm said:

    Asas do desejo é maravilhoso, tudo. A única coisa melhor em Cidade dos Anjos é o nome do anjo, Seth, que é muito fodístico.

    Falei com o Higor no msn e acredite, ele é normal… 😮

    Não diz o nome dele que ele não gosta :dente:

  8. Vamos, então, esticar a conversa… É, o cenário de Madri é mais bonito, as nuvenzinhas amarelas foram muito mal feitas,a Cameron Diaz estraga todo o efeito e aquela máscara e de “borracha” é a coisamais porca que eu já vi; mas, ainda ssim, Vanilla Sky é muito melhor do que Abre Los Ojos.
    Não é só pq tem o Tom cruise no meio;éuma aproximação diferente. As cenas são mais bem feitas. Os diálogos, embora tenham exatamente as mesmas falas, são melhor interpretados. O amor é diferente… É (isso vai soar bem clichê) mais romântico.

  9. Eu ainda não vi abre los ojos para poder comparar. mesmo assim, gosto um montão de vanilla sky (só não gosto muito da penelope cruz – fraca bagarai, mas o tom cruise consegue segurar as pontas pelos dois), independente das críticas desfavoráveis hehe

  10. Pessoalmente, gostei mais do “The Italian Job” de 2003 (http://www.imdb.com/title/tt0317740/) do que do “original” de 1969 (http://www.imdb.com/title/tt0064505/).
    Não porque o padrão cinemão americano do novo fosse melhor que o do antigo ou que acrescentasse algo de relevante. É que, na minha opinião, o primeiro era muito ruim mesmo. Chato, arrastado, Michael Caine canastríssimo, uma das perseguições aos carrinhos (mini-coopers) dos bandidos não acabava nunca, os caras subiram numa cobertura de concreto, a polícia atrás, de repente a polícia pára sem encurralar os bandidos, os bandidos voltam pelo mesmo caminho de onde vieram, os policiais olhando, não enetendi nada até agora… Então, já que nas interpretações dos atores trocamos seis por meia dúzia, me diverti muito mais com os efeitos e recursos visuais visuais do novo. Não sei se a comparação entrou no espírito da enquete, porque talvez não pudéssemos chamar o filme novo de regravação, mas fica aí a lembrança…

  11. Eu hein?????????!!!P u r a inveja do cinema americano e do ator nicolas cage! Cara de chorao…O cara e sexy, um show man de homem um puta homem com H e vcs ai, ha vai dar na cara la na conchinchina meo!Cinea alemao, vamos falar de cinema sueco e de cinema theco e do frances enfim do cinema europeu mas jamais meus fios, poderao abrir a boquita pra dizer carque coisa de cinema americano q da um banhooooooooooooo nos filmezinho mixuruca da aldeia ne!!!!!!!daum tempinho e enxuga oq o veneno ta escorrendoooooooo!!!!!!!!!!

    1. Esclarecendo quero dzer que o cinema europeu e rico em dramaturgia e cada pais tem suas peculariedades, haiiiiii,csegui, eta palavrinhainha, pq bergman e milos forman e tal e tal e tal do cinema europeu e arte mesmo e a setima arte em questao e tambem estou elogiando nicolas cage porque ha tempos que nao se encontra uma leva de atores tao aiiiii, to sem folego, tao, tao ai ai qta belezaaaaaaaaaaaaaa!!!!E quanto talento ai bebe chorao, vem chorar be3m pertinho meu anjinho!desculpa assi sabe a empolgacao, mas e ou n e pra se empolgar genteeeeeeee,ai ai!!!!!! E esse filme cidade dos anjoss, ai, qui poder, qui coisa magnifica, faz a gente levitar e da vontade de voar de asa delta!!!Coloquem-o favor novamente no circuito favor ea musica iris qui perfeicao, a letra e a musica me transcendem pra um mundo imaginario e cheio de coisas lindas e de gente boa e linda e paz e tudo lindo e limpoo!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.