113081274100370906

“Quando Mister Hiram B. Otis, o embaixador americano, adquiriu o Parque Canterville, não faltou quem o advertisse de que cometia uma loucura, porque na habitação apareciam, indubitavelmente, almas do outro mundo. Na verdade, o próprio Lord Canterville, cujo caráter era dos mais exigentes em escrúpulos, supusera seu dever assinalar o fato, chegado o momento de discutirem as condições do negócio.

– Até nós mesmos tínhamos já muito pouca vontade de residir aqui – disse Lord Canterville – desde que a minha tia avó, a duquesa donatária de Bolton, desmaiou de terror (ela nunca pôde restabelecer-se desse abalo moral) quando as mãos de um esqueleto lhe assentaram nas espáduas, numa ocasião em que se vestia para o jantar. Devo igualmente dizer-lhe, Mr. Otis, que o fantasma tem sido visto por muitos membros ainda vivos da minha família, assim como pelo cura da paróquia, o Reverendo Augustus Dampier, agregado do Kingís College, em Cambridge. Depois do desgraçado acidente sucedido à duquesa, nenhum dos nossos criados novos quis manter-se a serviço, e Lady
Canterville raramente conseguia conciliar o sono durante a noite por causa dos misteriosos ruídos vindos do corredor e da biblioteca.

– Lord Canterville, – respondeu o embaixador – eu sou o comprador da propriedade e do fantasma pelo valor que lhes seja atribuído. Venho de um país moderno em que o povo tem tudo quanto o dinheiro pode obter. Não é certo que a nossa atrevida mocidade revoluciona o Velho Mundo? Não lhes arrebatam as melhores atrizes e prima-donas? Se existisse um fantasma na Europa, dentro em pouco o teríamos lá, estou convicto disso; ele seria exposto num dos nossos museus ou exibido nas ruas.”

Esse trecho de O Fantasma de Canterville ilustra muito bem a sensação que tive ao assistir o documentário “Fantasmas em Flagrante” na GNT. Eu tinha criado a maior expectativa, achando que seria algo no mínimo intrigante, mas não deu para deixar de pensar em como aquele povo é patético.

Ainda soassem arrogantes como Otis, seria cômico. Mas ali era só um bando de caipira louco para aparecer na TV, nada mais. Tudo tão óbvio, tão repetitivo… Eu quase desliguei quando um médium foi visitar um garotinho que supostamente via fantasmas e então disse que viu os fantasmas também.

Olha, e não é só em histórias de fantasmas que eles mandam mal, não. Logo depois revi Todo Mundo Quase Morto e devo dizer: os britânicos detonam os eua no senso de humor também.

É… mas eles têm Mcfritas…

Ahh, mundo perfeito esse, do qual posso pegar só o melhor de cada cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.