112783389790495781

O que mais irrita a respeito de algumas pessoas que definem-se como atéias é a idéia que elas têm que, por não acreditar em Deus, são intelectualmente superiores. Coloco isso no mesmo nível de estupidez do que a pessoa que acredita em um deus e mata outra por não acreditar em um deus igual.

É igualmente patético porque não deixa de ser um preconceito. E não é embarcar em papo politicamente correto nem nada, mas se tem algo que eu acredito é no respeito às crenças (ou a falta das mesmas) dos outros. Resumindo: você não é mais inteligente porque não acredita, nem a pessoa que acredita o é.

Só que o que acontece é que cria-se uma espécie de “Clubinho dos Intelectuais”, do qual você só pode fazer parte se concordar com a premissa de que não há um deus. E o que realmente chama a atenção que isso não é comportamento típico de nossos tempos. Para ter idéia: quando TS Eliot assumiu ser Anglicano, boa parte do grupos de escritores com quem ele tinha contato ficaram chocados, para não dizer que reprovaram a atitude de Eliot.

Crer nem sempre é um atraso intelectual, essa é a questão (e o Eliot está aí para comprovar isso…). E isso que eu nem estou falando dos patetas que se dizem ateus mas lá no íntimo sabem que só falam isso porque soa cool, estou apenas criticando essa relação que algumas pessoas fazem entre o ateísmo e o intelecto.

E chega o ponto que você me pergunta: no que você acredita? Eu queria saber. De verdade, queria ter no coração a certeza da ausência ou a fé, mas confesso que não cheguei em nenhum dos dois. Não quero tomar caminhos curtos, então por enquanto sou apenas uma pessoa em busca de uma definição. E não, não me sentirei uma ameba se por acaso perceber que eu acredito.

***

Já que comentei sobre o Eliot:

Trecho em Português de “Terra Desolada”

“The Waste Land” completo em Inglês, com notas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.