21 Gramas

They say that at the exact time of death we lose 21 grams of bodily weight. But how many lives do we live? how many times do we die? How much can fit into 21 grams?

Ok, bons nomes nunca são garantia de bons filmes. Mas eu não consigo imaginar um filme fraco que tenha Sean Penn e Benicio Del Toro. 21 Gramas é um caso que não me deixa mentir: simplesmente perfeito.

Antes de mais nada: assistir 21 Gramas não é nem de longe a mesma coisa que assistir a algum drama qualquer. É um filme tenso, para início de conversa. Mérito dos atores, principalmente: as cenas com Sean Penn e Naomi Watts são difíceis, mas toda a confusão, todo os sentimentos são passados de uma forma tão convincente que não dá para entender porque o Sean Penn foi indicado para Mystic River, e não para 21 Gramas.

Outra coisa: a forma como a história foi montada. Se o pessoal se bateu com Amnésia, 21 Gramas parece um quebra cabeças bem mais complicado. As peças são atiradas aos poucos, convergindo para o ato final. O interessante é que por mais difícil que pareça, a história faz sentido desde o início: você sabe que a vida daquelas três pessoas tão diferentes estarão ligadas em um futuro, na verdade está vendo o que levou a essa ligação.

Aliás, v�rios temas vão se abrindo ao longo do filme, todos obviamente ligados à vida. O mais óbvio é a questão da diferença que uma pessoa faz na vida de outra, mas de uma forma mais sutil, é possível pensar até no acaso que une as pessoas, por exemplo. E o importante de se notar, é que tudo isso é levantado de forma forte sem ser forçado, chega a ser até cru em alguns momentos.

É simplesmente lindo, vale a pena assistir, mesmo que provavelmente vá render uma segunda assistida. Também, se todos os filmes fossem fáceis, que graça teria, não é mesmo?

The earth turned to bring us closer,
it turn on itself and in us,
until it finally brought us together in this dream.

***

A assembléia da comissão de formatura foi mais demorada do que eu esperava, mas me animei bastante. O pessoal da comissão é bem responsável, e mais do que isso, está pra lá de comprometido com a coisa.

Mas eu nunca tinha imaginado como poderia ser caro uma coisa dessas. O aluguel do teatro da Reitoria tá saindo por 1.500 royals! Isso sem falar dos outros blablablas…

O lance agora é em agosto me matricular no máximo de optativas de Literatura possíveis para fechar com folga a faculdade na metade de 2006. Caramba, isso tudo dá um frio na barriga!

Lembrei da Sany agora. Uma vez em uma prova final de Matemática (Lourdão ^^) eu nervosa pra caramba falo:

– Putz, daqui a pouco o professor chega. Que frisson!

E ela com aquele sorriso sacana que só quem conhece ela sabe como é fala:

– Ah, qual� Anica! Que frisson o quê! Você tá é com caganeira!

Saudades da Sany. Eu sei que pessoas vem e vão, mas eu tenho um dom especial para deixar para três pessoas queridas.

Tinha um carinha que dizia que esse era meu poder mutante: o dom para desencontros.

***

Eu sei que quem olha para mim não diz isso, mas bem, eu sou apaixonada por Psychobilly. E hoje eu estava lá na Reitoria, sentadinha esperando a Jô, e vi esse cartaz aqui:

E já combinei de passar durante a semana na Barulho para comprar ingresso com a Jô. Eu só não sei que dia vou. Adoro Ovos Presley, mas eles vão tocar no sábado. E sábado é dia internacional da janta especial em Santa Felicidade e só.

Então acho que vou na sexta, mesmo porque Os Catalépticos é muito foda também ^^

Mais info

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.