Os Mortos Vivos (Peter Straub)

A história é a seguinte: garotinha nos seus 8 anos de idade, já uma apaixonada por histórias de terror, vê na estante de sua tia um livro com o título “Os Mortos Vivos”.- Tia! Deixa eu ler?

– Ainda não, Paulinha! Quando você tiver 15 anos eu empresto para você.

Como a garotinha era bizarramente comportada, esperou sete anos até voltar lá, tirar o livro da estante e falar:

– Tia, hoje eu posso levar, não

É, é, isso realmente aconteceu há 8 anos atrás. Ao lado de O Cemitério (Stephen King), foi um dos livros que marcou minha adolescência. O primeiro marcou principalmente pela passagem (“agoravocêjáémocinhaepodeler”), o segundo porque foi meu primeiro livro grande sem figurinhas (li com 10 anos ).

Vamos parar com o papo do ‘eu’ e vamos ao livro. Dá medo? Dá sim. Na verdade, foi um dos poucos livros que li e fiquei com medo depois. A história é sobre um escritor que vai visitar o tio em uma cidadezinha, logo após conhecer uma mulher estranhíssima chamada Alma Mobley.

Esse tio dele e mais alguns velhinhos da cidade se encontram regularmente para contar histórias de fantasmas e beber conhaque (nota mental: fazer isso quando estiver velha). O detalhe é que uma das histórias que eles contam é sobre uma mulher que… bem… é *muito* semelhante à Alma Mobley.

Não vou me prolongar nisso porque não quero estragar surpresa alguma. Só posso afirmar uma coisa: é bizarro, mas até hoje eu fecho os olhos e consigo ver a Alma como se tivesse lembrando de alguém que realmente conheci.

O fato é que o livro, ao que parece, não saiu mais aqui no Brasil. Se alguém quiser ler terá que dar uma bela de uma garimpada nos sebos ou bibliotecas da vida. Para quem não conseguir achar de jeito nenhum (ou morre de preguiça de ler), tem uma outra alternativa.

Em 1981 lançaram um filme baseado no livro, aqui no Brasil ele se chama Histórias de Fantasmas. Tem Fred Astaire no elenco, vejam só! É molezinha de achar em sessão de horror das locadoras, e nesse mês estará passando no Telecine Action nessa segunda, às 21:45hrs.

Fico devendo a capa do livro que eu li. Na verdade, acho que vou dar umas cantadas na minha tia para ver se ela me dá o livro. Eu sou a única criatura na Terra que devolve livros ¬¬’

11 comentários em “Os Mortos Vivos (Peter Straub)”

  1. Jovair, acho que o livro você só conseguirá encontrar em sebos. No estante virtual tem vários (inclusive a maioria com valores abaixo de 20 reais, vale a pena)

  2. Jovair, acho que o livro você só conseguirá encontrar em sebos. No estante virtual tem vários (inclusive a maioria com valores abaixo de 20 reais, vale a pena)

  3. Nossa,eu tinha esse livro na minha casa,com o tempo e algumas mudanças ele sumiu!!! mas me lembro do meu pai me contar a história,e me lembro vagamente do filme…realmente me é uma boa historia.

  4. Nossa,eu tinha esse livro na minha casa,com o tempo e algumas mudanças ele sumiu!!! mas me lembro do meu pai me contar a história,e me lembro vagamente do filme…realmente me é uma boa historia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.