Qual é o signo do Batman, heim?! (João Acuio)

Batman é Escorpião. Não espalhe para ninguém, tá? Mas descubra o porquê e guarde segredo…

O NASCIMENTO NUM BECO SEM SAÍDA

Bob Kane, quando lançou Batman em 1939, estabeleceu para o personagem um nascimento mais próximo do trauma e do apocalipse do que a da vida. Quem viu o primeiro filme da série Batman, com Michael Keaton no papel principal, sabe que Bruce Wayne, aos oito anos, assistiu de camarote o assassinato dos pais, logo após terem visto Zorro no cinema. o lugar onde eles foram mortos, conhecido como Beco do Crime, é desde então habitado por um fantasma de oito anos, criminosos e muita raiva descontrolada.

Ao longo do tempo, a lembrança do crime povoa as noites mal-dormidas de Bruce. Aos 30 anos, com profundo conhecimento de artes marciais e literatura policial, além de deter tecnologia de ponta, decide transformar-se num implacável vingador negro vestido de morcego que atormentará a alma dos criminosos de Gotham City.

Nas melhores histórias, Bruce/Batman sempre tem pesadelos com a morte dos pais. E não há nada mais Escorpião do que a obsessão pela morte. Ou pelo sexo.

Assim como Batman, Escorpião é um signo da noite, que trata de esconder o que é segredo. Com um faro infalível como o de um detetive de romance policial noir, Batman enxerga no escuro e o que acontece nas entrelinhas. É conhecida a capacidade de percepção do escorpiano para o que é tramado por baixo do pano. Por isso o associam à manipulação e à paranóia.

Portanto, nem precisa dizer que a desconfiança é uma marca deste signo. E diga aí: Batman confia em alguém? Somente no Batmóvel e no virginiano Alfred, o mordomo que prepara sua comida e cobra sua retaguarda na Batcaverna quando o Cavaleiro das Trevas sai à caça.

MORTE E RENASCIMENTO ATÉ MORRER

O renascimento também é uma marca de Escorpião, o que ocorre em vários enredos das histórias de Batman, que o leva até o fundo do poço para que logo em seguida fazê-lo renascer das cinzas. Nada mais Escorpião. Aliás, o escorpiano tem vocação para escavar histórias perdidas, carregadas de veneno letal.

Escorpião lida sempre com sentimentos e situações-limete. Ou, se você preferir, com aquilo que se chama de crise. O lado destrutivo da vida. Signo que passa a vida toda lutando, tentando fazer do veneno que empedra seu coração algo construtivo. Batman é assim: vive com o que há de mais negro e louco em Gotham City.

Volta e meia leva o Ariano Coringa, ou o Gêmeos-Libra Duas Caras, ou o gelado Aquariano Homem-Gelo para o Asilo Arkham, o hospital psiquiátrico de Gotham. Apesar da genuína compaixão, o Cavaleiro das Trevas não acredita muito na recuperação dos seus inimigos. Como ele se conhece e é um Escorpião convicto, sabe que a destrutividade pulsa dentro de cada ser. Freud, um taurino com ascendente em Escorpião, desenvolveu o conceito de pulsão de morte da psiquiatra russa Sabina Spielrein para essa realidade.

BATMAN É PAI

Há ainda outro signo muito forte na personalidade deste homem que assombra os becos de Gotham City (ou será São Paulo, Nova Iorque, Tokyo?): Capricórnio.

A gente associa a este signo a cara séria, sem sorriso, da máscara que Batman usa. Capricórnio é o signo da sisudez, da velhice, da estrutura e da responsabilidade com o peso de mil solidões. E a solidão de Bruce Wayne é conhecida mundialmente. Batman não pode sorrir, porque se sorrir vai acabar chorando e tendo que lidar com a dor da perda dos seus pais.

Acaba perdendoa chance de reconhecer a força de sua fragilidade. Por isso Capricórnio, com seu gosto por desertos, protege Wayne/Batman de se envolver em seus sentimentos, o que, para muitos Escorpião-Capricórnio, e apavorante. Que pena, porque se não fosse assim, talvez Batman pudesse amar a Mulher Gato com todos os seus miaus.

Capricórnio também é o signo do pai-disciplinador. O ariano Robin não tem cara de filho rebelde?

BOB KANE RIMA COM BRUCE WAYNE

E por fim: você sabe qual é o signo de Bob Kane, criador do Homem-Morcego? Escorpião, é claro! Que coincidência, não?!

____________________

Quem me conhece sabe que não acredito muito nesse negócio de signos, mas a verdade é que esse texto do Acuio é *tão* bacana que não deu para não colocar aqui. Ainda mais porque fala que Batman tem um lado capricórnio, hehehe…

Eu tirei esse texto de um zine que ele costumava distribuir aqui por Curitiba, o Signo Zine. Eu não faço a menor idéia se ele continua distribuindo o zine, mas sei que todo ano ele contribui com alguns textos na Agenda Arte, um projeto muito bacana aqui da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.