Os melhores filmes de 2014

Opa, caaaalma aí que o ano não pode acabar sem este post. Sei que fiquei devendo muito post aqui (Boyhood! Snowpiercer! The Obvious Child!), mas vá lá, com sorte em 2015 eu melhoro o ritmo de postagens. Explicando para quem chegou agora: há 10 anos eu faço um top10 com filmes que estrearam no Brasil (ou seja, filmes de outros anos ficam de fora). Este ano estou incluindo lançamentos de 2014 que não necessariamente chegaram por aqui (alguns só em festivais), vocês saberão quais são porque eles ainda não têm título em português. Ah, sim. Nunca é demais lembrar que é uma lista pessoal e yadda yadda yadda.

As listas dos anos anteriores você pode encontrar aqui: 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2013.

1. Boyhood: Linklater ainda tentando achar um jeito de conquistar o Tempo. Queria ter feito um post só dele, fica para outra hora (outro ano, outro dia).
1

2. O Grande Hotel Budapeste:  É lindo em todos os sentidos. E divertido. E doce. Mais um desses e viro groupie do Wes Anderson.
3. Ela: O melhor dos filmes do Oscar 2014, na minha opinião. Falei mais dele aqui.
4. Amantes Eternos: “Como seriam vampiros após anos sendo vampiros?”. E que Jarmusch seja abençoado por responder essa pergunta, entregando junto uma declaração de amor aos homens e suas artes.
5. O Duplo: Sabe aquela estranheza do pesadelo, quando você não sabe quando algo está acontecendo ou onde? É por transmitir tão bem essa sensação que ele está aqui no top5. E também: Ayoade.
6. 12 anos de escravidão: Nesse caso o pesadelo é outro, ser despido de sua identidade. Não ser você, não ser gente. Assustador. Falei mais sobre ele aqui.
7. Garota Exemplar: Extremamente fiel ao livro e mesmo assim consegue te manter tenso. Você sabe das surpresas, mas está lá, de olhos grudados na tela. E também: Rosamund Pike. Falei mais sobre ele aqui.
8. Obvious Child: Queria ter falado desse filme aqui. Foi minha comédia-romântica-não-tão-romântica favorita desse ano. Sabe de quando você vê uma foto uns tempos depois, abre um sorriso e pensa “putz, que filme gostoso”? Pois é.
9. Expresso do Amanhã: Eu não ia colocar no top5, mas enquanto assistia não parava de pensar “é assim que filme de ação deveria ser”. Tem algo no final que me incomodou um tico, mas no geral, muito bom.
10. Frank: Eu me identifiquei tanto com a história do Frank que não tem como deixar de fora do top10. É bizarro e engraçado, mas também é bem tocante.
Outros que vi este ano e que ficaram de fora da lista de melhores (por serem bons mas nem tanto, maizomenos ou ruins mesmo, hehe):
 
11. O Clube de Compra Dallas
12. Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum
13. Guardiões da Galáxia
14. O Lobo de Wall Street
15. Sete Dias Sem Fim
16. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido
17. The Babadook
18. Frozen: Uma aventura congelante
19. Ninfomaníaca: Volume 1
20. Trapaça
21. A Culpa é das Estrelas
22. Nebraska
23. Uma Longa Queda
24. Vida de Adulto
25. Wish I Was Here
26. Life After Beth
27. A Menina Que Roubava Livros
28. Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras
29. Versos de um crime
30. Filth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.