Obax (André Neves)

Vencedor de diversos prêmios literários (entre eles o Jabuti e o Açorianos) André Neves já publicou mais de 30 livros, escrevendo e ilustrando histórias infantis. Com Obax, lançado pela Brinque-Book, fica evidente o cuidado do trabalho de Neves, que neste caso incluiu uma boa pesquisa sobre  o oeste africano, para trazer para as páginas do livro o lirismo e cores da cultura desta região.

O livro conta a história da menininha Obax (que significa “flor” na África ocidental), que jura ter visto uma chuva de flores. Como o lugar em que vive é conhecidamente árido, é evidente que seus amigos e familiares acreditam ser só uma invenção da garota, que viaja o mundo para ver novamente uma chuva de flores e provar que o que vira era de verdade.

O enredo é delicado, poético até – e assim também é a arte de Neves. A técnica que envolve colagem (ou pelo menos aparenta envolver) em alguns momentos lembra o tom onírico do inglês Dave McKean (famoso por suas parcerias com Neil Gaiman em livros como Cabelo Doido). Porém, é menos sombrio, bebendo de fato das cores da cultura africana, presente constantemente, mas que explodem de fato nas páginas da chuva de flores. É realmente lindo.

E justamente por um apelo visual tão forte que este livro pode agradar não só a faixa etária para a qual ele é indicado (entre cinco a doze anos de idade), mas também aos mais pequenos. Fiz um teste com o Arthur (que vai completar um livro esta semana), lendo a história com ele, que ficou animadíssimo com as ilustrações (e também com o capricho do título em letras em papel brilhante), querendo brincar com o livro, virando as páginas e tocando nas personagens da história.

É realmente um livro muito gostoso, talvez até pela leveza e o jeito de sonho que ele tem. É agradável e flui bem, como uma daquelas centenas de histórias da África que acabaram sendo trazidas para o Brasil. Para quem gosta de contadores de história (e lógico, boas histórias) e tem crianças em casa, vale a pena dar uma conferida emObax.

E para quem ficou curioso sobre o trabalho do André Neves, fica a dica do blog Confabulando Imagens, onde o próprio autor fala de suas obras, incluindo aí a notícia de que Obax foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Infância e da Juventude, de Munique, na Alemanha, para o importante catálogo The White Ravens 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.