• Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne)

    centreEu costumo dividir os bons escritores em duas categorias: artesãos e contadores de história. No primeiro grupo entram os autores que vão além de um enredo bacana, moldando a narrativa de forma única, surpreendendo ao apresentar novas maneiras de se contar uma história. Colocaria aí Guimarães Rosa com seu Grande Sertão: Veredas, e Chico Buarque com Budapeste1 , por exemplo. E aí temos os contadores de história, que apesar de sob o ponto de vista literário ficarem no feijão-com-arroz, se destacam entre outros tantos escritores no mundo por simplesmente saberem contar uma história. É o caso do francês Júlio Verne, considerado por alguns o pai da ficção científica.

    Durante os últimos dias simplesmente devorei Viagem ao Centro da Terra. E se você me perguntar o que o livro tem demais, eu não vou conseguir passar do fato de que é uma aventura que prende sua atenção do começo ao fim, com bastante senso de humor e muita criatividade. Diverte e agrada, e o tom da história é quase como se você estivesse ouvindo um amigo contando um “causo” numa roda, talvez até por isso seja tão gostoso de ler.

    O livro conta a história de Axel, um jovem que embarca em uma missão rumo ao centro da terra com seu tio, o geólogo Lidenbrock. A parte da missão em si começa quase na metade da narrativa, sendo que boa parte dessa fica por conta dos preparativos – incluindo aí a chegada do guia Hans, personagem calada que algumas vezes até parece ter sido esquecida pelo autor, aparecendo em sua maioria nos momentos mais tensos da história.

    O caminho rumo ao centro da Terra é um capítulo a parte. Verne descreve tão bem o espaço que agora eu fecho os olhos e lembro de pedaços da história como se tivesse assistido a um filme, como no momento em que eles encontram o Mar Lidenbrock. E talvez justamente essas descrições são parte do charme de Viagem ao Centro da Terra, lembrando que parte dessas imagens são de seres e lugares que simplesmente não existem. Se já é difícil criar a partir do que já nos é familiar, imagina no caso do que nos é desconhecido.

    Talvez o único porém fique por conta  dos títulos dos capítulos. Não sei se é algo da edição que eu li (da Penguin Classics), mas o título conta o que acontecerá – e aí perde um pouco da graça do “gancho” que o autor deixou no capítulo anterior. Mas acho que é só isso. Viagem ao Centro da Terra foi um daqueles livros que me fez reservar um espaço para Júlio Verne entre os bons contadores de história.

    1. Clube de Leitura no Meia Palavra sobre Budapeste começa na semana que vem, não percam!! []
    Blog Widget by LinkWithin

    4 comentários sobre “Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne)”


    • jessica

      Eu li Julio Verne no começo desse ano….e ameiiiii!
      o cara é demais, sabe tudo de (quase) tudo. As descriçoes do cenario que ele faz é….sem palavras.

      fiquei particularmente impresionada com a parte em que Axel se perde de seu tio e ele é obragado a fazer uma conta fisica doida pra achar o caminho de volta. hoje nos temos o santo Google pra isso, mas e naquela epoca?

      simplesmente demais!!!

      [Responder]

    • Eu também gostei muito desse livro. O contraste da personalidade cética do atrapalhado Axel com a do Professor Lidenbrock gerou momentos muito ricos, de humor e também de aventura. E pra completar esse quadro temos o ajudante, com sua frieza impressionante. Aliás pra mim ele também foi motivo de mais risos, já que a versão que tenho é bem antiga, um daqueles livros didáticos distribuídos nas escolas, sei lá de quantas décadas. E nessa versão esse ajudante foi nomeado “João”, hehe
      Até mais.

      [Responder]

    • Por incrível que pareça, não li ainda esse livro. Mas a adaptação que fizeram recentemente, com Brendan Fraser no elenco, é horrível.
      Ótimo site, passarei a visitá-lo com mais frequência.

      [Responder]


    • Wans

      Eu li “Viagem ao mundo em 80 dias” e amei! Tô com “20.000 Léguas Submarinas” na estante de casa e logo vou lê-lo. Depois falo mais.

      [Responder]




     Comentários