The Man From Earth

manfromearth.jpgE se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?“, pergunta John Oldman para um grupo de amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que trata-se de um exercício de imaginação, ou o início do que seria um apanhado de idéias para escrever um romance de ficção científica.

A questão é que quando John Oldman faz esta pergunta para os amigos durante uma festa de despedida, ele na realidade queria começar a explicar as razões pelas quais tinha que deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. O motivo principal? John Oldman é este homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo, após 14.000 anos.

Esta é a premissa básica de “The Man From Earth“, um filme independente dirigido por Richard Schenkman (que tem no currículo obras primas como “Playboy: Playmates in Paradise“, então deixa o background dele para lá) e Jerome Bixby (que escreveu alguns episódios da série clássica de Star Trek, incluindo “Mirror, Mirror“, aquela que tem o Spock Malvado de Cavanhaque).

Durante todo o filme, John Oldman responde as perguntas feitas pelos amigos – obviamente incrédulos. Sim, o filme é só um punhado de gente sentada em uma sala de estar conversando sobre as possibilidades de um cara vivendo 14.000 anos. Parece entediante? Pois não é. “The Man from Earth” é o típico caso de filme que você fica atento, especialmente porque a dúvida dos amigos de John é a sua dúvida também: é possível que ele tenha vivido tanto tempo?

E, é claro, é a partir das respostas dele aos amigos que vamos pensando se ele está dizendo a verdade ou não. E apesar do final ser um pouco abrupto, ainda assim não é do tipo “Me engana que eu gosto” (nah, nah, não vou dizer o fim), mas o todo vale cada minuto na frente da tv assistindo ao filme.

É aquela história: vem um filme como esse e mostra que o que você precisa de fato é uma boa idéia e principalmente, como desenvolver esta boa idéia. Orçamentos bilionários e super efeitos especiais nem sempre fazem de um filme a melhor coisa do mundo. Então, caso tenham a sorte de encontrar  “The Man From Earth“, não deixem de conferir.

8 comentários em “The Man From Earth”

  1. Eu posso estar vendo os filmes errados ultimamente – de qualquer forma, perdoe a incredulidade- mas eles só ficam conversando *mesmo*? Ou é Forrest-Gump-Like, com direito a ceninhas flashback e tal?

  2. Fabio Bettega on 3 Janeiro, 2008 at 1:47 pm said:

    A premissa já é muito boa e quando ele confessa que estudou com Buda a coisa toda começa a ficar vertiginosa. No bom sentido.

    Pelo menos dessa vez você não revelou nenhum spoiler :mrpurple:

    Ray on 3 Janeiro, 2008 at 3:35 pm said:

    Eu posso estar vendo os filmes errados ultimamente – de qualquer forma, perdoe a incredulidade- mas eles só ficam conversando *mesmo*? Ou é Forrest-Gump-Like, com direito a ceninhas flashback e tal?

    Não, nada de flashback, só eles na sala conversando mesmo. E o legal é que é realmente bem desenvolvido.

    Ronzi on 3 Janeiro, 2008 at 3:56 pm said:

    Quem eu tenho que matar para conseguir esse filme? Já ouvi falar dele em outros cantos e ainda não o consegui :ahhh:

    Ô, meu fio, não precisa matar ninguém, não: banda larga, emule e dvd player que leia divx. :hanhan:

  3. Gostei desse filme, principalmente por ser um filme diferente, pouco cenário, sem necessariamente uma história, só conversa e debate filosófico. É bem parecido com o 12 Angry Men. :think:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.