O Perfume

perfume1.jpgNo começo do ano fui ao cinema por indicação da minha irmã assistir O Perfume: A História de um Assassino, e lembro que saí de lá pensando que ela deveria estar um parafuso a menos ou algo do tipo. Não que eu tivesse odiado totalmente o filme, mas ele me pareceu bastante irregular e, somado àquele final bisonho, ficou ali na nota 6 para mim.

Porém, já na época, muitos defensores da história diziam que o livro é melhor do que o filme e segunda-feira, enquanto passeava pela Biblioteca Pública e circulava por prateleiras longes dos meus queridos anglo-saxões, vi lá O Perfume, do Patrick Süskind, acenando para mim. Decidi dar uma segunda chance para Grenouille.

E dizer o quê? Estou na metade do livro e sim, já acho que a história é de longe mais atraente do que como é contada no filme. São pequenos detalhes, algumas passagens nas quais o narrador vai ao limite da ironia que acabam sendo impossíveis de transmitir para a tela, acredito eu. Até porque se fosse possível, A Insustentável Leveza do Ser entraria na lista dos filmes mais fodas de todos os tempos, e O Guia do Mochileiro das Galáxias seria a melhor comédia de todos os tempos.

E não são. Assim como a versão cinematográfica do livro de Süskind, fica ali, no maizomeno, enquanto a obra vai além. É ler qualquer descrição do momento em que Grenouille sente algum aroma em especial para entender a força da prosa do Süskind – o que acabou ficando extremamente forçado no filme, como naquele momento em que Baldini é transportado para um jardim maravilhoso.

Enfim, fica a dica: leia o livro, depois veja o filme. Querendo economizar tempo, fique só com o livro. Querendo economizar mais tempo, passe longe do filme. Ok, não sejamos injustos: os cartazes de divulgação da adaptação ficaram muito, muito bonitos.

***

Ouvindo repetidamente: Nouvelle Vague fazendo cover de The Killing Moon do Echo, Gogol Bordello com Start Wearing Purple (ambas cortesias do meu irmão) e a música do começo de Planet Terror, que você pode conferir aqui com a dancinha da Cherry Darling :dente:

6 comentários em “O Perfume”

  1. Lucas – Campo Grande – Camiseta M. Calça 42. Come carne. 2 braços. 2 pernas. 2 olhos. O que mais você precisa saber?
    Lukaz disse:

    Ainda bem que vi a “dancinha” por aqui, já que minha namorada tapa meus olhos nesse tipo de cena. :dente:

  2. Fabiano on 16 May, 2007 at 10:39 pm said:

    Eu li o livro e vi o filme… gostei mais do livro, mas achei o filme muito bom, uma adaptação bastante fiel da história, IMHO.

    A questão não é fidelidade, Sky. Insustentável tb é bastante fiel, mas muito se perde na transposição de uma mídia para outra. Sobre O Perfume eu estava contando para o Fábio agora sobre a morte da dona do orfanato, por exemplo. No filme toda a história dela, de pq ela roubava a grana fica de fora, tirando a ironia da morte.

    Eu gosto desses detalhes, tipo o espaço reservado ao filho do Stálin em A Insustentável que não tem no filme.

    Lukaz on 16 May, 2007 at 11:02 pm said:

    Ainda bem que vi a “dancinha” por aqui, já que minha namorada tapa meus olhos nesse tipo de cena. :dente:

    Viu só? Estou sempre pensando nos meus leitores queridos. Amanhã coloco a Salma Hayek em Um Drink No Inferno :joy:

  3. Anderson "Mené" Vieira – Brazil – Ainda não sei o que falar sobre mim. Na verdade eu sei mas eu não quero assustá-lo logo de cara. Quero fazer isso aos poucos.
    Menegroth disse:

    Hum… alguém me ofereceu esse livro pra ler… cacete quem foi??/ Preciso descobrir… pelo que você disse descabelada, parece ser bacana…

    Droga de mente que não lembra de nada….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.