A Liga Extraordinária

liga 05.jpgNããããão!! Esqueça o filme!! Mesmo porque o Moore tem um azar do cão quando o assunto é adaptação para o cinema, especialmente no que diz respeito a adaptação de A Liga Extraordinária, uma HQ BRILHANTE que virou um… bem, um filme tipo Sessão da Tarde, para não esculachar demais.

Quem me apresentou essa HQ foi o Kim, na primeira visita dele aqui em Curitiba. Lembro que simplesmente devorei o primeiro volume, que tinha na contracapa o seguinte resumo:

“Inglaterra, 1898. Cumprindo ordens do enigmático M, o agente secreto Campion Bond convoca a Srta. Mina Murray para reunir um grupo de homens extraordinários e, com eles, formar uma equipe de agentes secretos a serviço da coroa britânica. Esses homens, espalhados pelos quatro cantos do mundo são: Capitão Nemo, Allan Quartermain, Hawley Griffin e Dr. Henry Jekyll. Mas reunir tão incomum equipe é apenas o início das aventuras da Srta. Murray. Quando um poderoso criminoso chinês conhecido apenas como o “Doutor” rouba um elemento químico que pode dar o controle dos céus a quem o possuir, esse estranho grupo de anti-heróis deverá enfrentar um dos maiores perigos que o mundo já conheceu para salvar o império britânico da destruição certa. No entanto, nada irá se comparar à descoberta chocante da verdadeira identidade do Sr. M… Os maiores heróis da literatura fantástica, reunidos num grandioso clássico dos Quadrinhos Modernos! As Aventuras da Liga Extraordinária!

A questão não é apenas a idéia genial do Moore de juntar essas personagens tão interessantes (e apaixonantes, em alguns casos) em uma aventura só, mas COMO ele desenvolve essa idéia. Tem rios de citações literárias, um humor ácido típico e a aventura em si flui muito bem, sem que você pense “ok, agora é o momento que ele nos tira para otários“.

O legal é que Moore não perdeu o pique no segundo volume, e fez uma história tão boa quanto a primeira (aliás, nem sei se melhor). Porque uma das coisas mais bacanas no Moore, é que ele não tem medo de ultrapassar limites, e cria situações que não vemos todos os dias em HQs (spoiler: o momento do sangue do Homem Invisível aparecendo aos poucos na roupa do Hyde, por exemplo).

E aí, coisa de um mês atrás saiu no Omelete a ótima notícia de que em outubro sai nova história da Liga. Eu confesso que de primeira fiquei com uma pulga atrás da orelha, mas acredito que saltar para outro período histórico/literário fará muito bem para a série. O negócio agora é aguardar para conferir.

Em tempo: se você não tem uma boa bagagem literária, essa HQ pode funcionar de duas formas contrárias. A primeira, é que você simplesmente não entenda lhufas e odeie a história, mesmo porque o Moore não responde (pelo menos não inicialmente) perguntas como “Por que a Mina não mostra o pescoço?”. A segunda é que você fique tão curioso com determinados personagens que saia correndo atrás dos livros aos quais o Moore faz referência, como Dracula, O Homem Invisível, 20.000 Léguas Submarinas, A Guerra dos Mundos, Os Crimes da Rua Morgue, entre outros tantos.

9 comentários em “A Liga Extraordinária”

  1. Sky, você tem idéia de por que em alguns sites falam que é “terceira história, mas não terceiro volume”? Fiquei meio confusa quando li isso 😮

  2. Por que é uma história por volume :dente: :dente:

    Quando da Adaptação de V já tinha comentado do azar que Moore tem para adaptações, pobre bastardo.

    Vc ficou sabendo do boato que talvez Pornô do Irvine Welsh seja adaptado ano que vem???

  3. Moore, apesar de eu usá-lo como nome pejorativo, é um carinha bacana, com idéias bacanas e que sabe muito bem como usar coisinhas bacanas em estorinhas bacanas. Em fim, não tenho nada a acrescentar.
    A não ser, é claro, que recomendo altamente Moonshadow que segue a mesma linha de HQs que usam diversas fontes literárias como base. A diferença é que Moon é muito menos badalado e muito mais… poético.

  4. Anica on 25 Julho, 2006 at 6:08 pm said:

    Sky, você tem idéia de por que em alguns sites falam que é “terceira história, mas não terceiro volume”? Fiquei meio confusa quando li isso 😮

    Olha, vou chutar alto aqui. Talvez seja porque a história do Liga 2 comece no final do Liga 1, com os “cometas” vindo de Marte e caindo na Terra… talvez por isso ele considere o 1 e o 2 como fascículos de um mesmo volume. Sei lá.

  5. Eu tenho as duas. :joy:

    Comprei quando estava em Fortaleza e devorei durante o vôo. É intrigante, prende muito a atenção e uma leitura (por que não?) leve. A história se desenvolve com facilidade e flui muito bem.

    Vou comprar o 3 com certeza.

  6. Não consigo levar a sério gibi =/ Comtinuam me parecendo coisas que se faz quando quer dar um tempo nas coisas sérias. É, acho que é isso. É como me parece: gibis são as férias dos livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.